Curiosidades. A tese de doutorado foi desenvolvida na Faculdade de Medicina da USP e teve a participação do Prof. Clóvis e ajuda de Sir Cox. Pena que não computamos essa para a Estatística...

De: Luiz Sergio Vaz
Enviada em: sexta-feira, 12 de abril de 2013 16:01
Para: abe-l@ime.usp.br
Assunto: Cálculo amostral

Caros Redistas,

Tenho uma dúvida recorrente: como calcular o tamanho de amostra para trabalhos que envolvam objetivos diversos? Tenho adotado a seguinte metodologia: (1) Identifico quais testes, estimações, correlações e técnicas de análise multivariada que usarei no trabalho, (2) calculo a amostra para cada uma dessas técnicas e (3) escolho o maior tamanho de amostra para o estudo, dentre os “n” encontrados. Esse método, além dos riscos metodológicos, é muito trabalhoso e difícil, porque não é fácil encontrar a fórmula de “n” para todas as técnicas e casos especiais (baixa prevalência da doença, dificuldade para manter o poder do teste elevado diante de grupos desiguais , e por aí vai).

Sendo assim, peço recomendações e orientações aos mais sábios sobre como calcular a amostra para trabalhos com múltiplos objetivos e múltiplas técnicas de análise.

Obrigado,

Luiz