[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

MODISPER



Prezados redistas,

 

O ser humano é um ser complexo por natureza, ao mesmo tempo em que é distinto um dos outros, possuindo características próprias definidas essencialmente pela sua personalidade. Ao mesmo tempo que é um ser complexo, é também o recurso mais importante e mais ?problemático? das organizações, visto que a natureza humana não permite que o individuo dispa-se das características básicas da sua personalidade ao ingressar para as organizações.
 Deste modo, entender os indivíduos dentro da organização tornou-se o principal desafio dos gestores. Entender o indivíduo é algo difícil e passa por perceber a sua personalidade, bem como as suas componentes temperamento e caráter.
 A utilidade do estudo da personalidade, não visa apenas identificar os indivíduos mais capacitados para uma determinada função, em vez disso, permite que os gestores possam alocar ou posicionar melhor os talentos da empresa, traduzindo-se num maior engajamento do pessoal e no ajuste ótimo dos tipos humanos à cultura organizacional. Sem a correta alocação de talentos, minimizam-se as chances de se construir uma cultura organizacional diferenciada e de se criar um clima organizacional que promova a sobrevida de uma empresa.
Em um trabalho realizado por mim, proponho uma alternativa simples, preliminar, mas oportuna gerencialmente, para formalização de um modelo de discriminação de personalidade para recursos humanos-MODISPER-2012, uma proposta de ?ferramenta? organizacional para alocação de pessoal, que otimize a valorização de competências.
 A nossa expectativa é que MODISPER-2012 se torne cada vez mais habitual dentro das organizações, sejam elas de serviço ou de produção, em novas versões mais precisas e atualizadas, é claro, que o torne dependente da evolução natural da natureza humana, da evolução natural de tecnologias mundiais e da evolução natural do próprio conceito de organização.
 Sugerimos, então, a referida ferramenta para o objetivo proposto e convido a todos que se motivarem a experimentar a nova estatística.

 

Saudações acadêmicas,

 

Prof.Giovani Glaucio.

 

 


--
Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivírus e
acredita-se estar livre de perigo.