[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

"fisrt draft"



Caros,
Â
Sem acentos, a partir de informacoes coletadas de algumas pessoas desse forum,
segue um "fisrt draft" de um documento que serah encaminhado a SBM, ABE e
SBMAC no proxima domingo a noite. Estou apenas tentando agilizar nossa acao
conforme foi expresso aqui. Â
Â
Se alguem desejar fazer alguma alteracao pode indica-la de forma bem simples tentando manter
o texto enxuto. Â
Â
Esse documento representa apenas uma sugestao de um contigente de pessoas do forum
as tres sociedades. Suas diretorias certamente poderao alterar o texto como
desejarem ou ateh mesmo ignora-lo por completo.Â
Â
Entretanto, acredito que o texto representa um certo consenso do que foi discutido aqui.
Â
A tabela e o texto estao em anexo. O texto segue, tambem, abaixo. Boa noite! ÂGaussÂ
Â

Â

O perÃodo imediatamente posterior à defesa de uma tese de doutorado à uma fase decisiva para a definiÃÃo da carreira de um pesquisador. Por isso os instrumentos de incentivo à pesquisa, administrados pelas agÃncias de fomento -- em especial, pelo CNPq -- sÃo cruciais na definiÃÃo da carreira que se delineia. Especial relevÃncia possuem as bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq (bolsas PQ). Ao longo das Ãltimas dÃcadas, constata-se uma situaÃÃo de evidente desvantagem na distribuiÃÃo dessas bolsas PQ para a grande Ãrea MatemÃtica & EstatÃstica (M & E) relativamente Ãs demais Ãreas da ciÃncia bÃsica.

A tÃtulo de exemplificaÃÃo, realizamos recentemente um levantamento comparativo envolvendo as grandes Ãreas de FÃsica e M & E. A primeira conta atualmente, segundo o mapa de recursos da pÃgina do CNPq, com 920 bolsas PQ enquanto a segunda conta com apenas 370 bolsas PQ. Resolvemos coletar, como medida da demanda ao incentivo à pesquisa, os seguintes dados em 23 das maiores instituiÃÃes de ensino e pesquisa do paÃs: NÃmero de docentes com doutorado na Ãrea (FÃsica / M & E) trabalhando na instituiÃÃo. Feita a coleta desses dados nessas 23 instituiÃÃes, que incluem todas as mais importantes, chegamos aos dados que constam na tabela em anexo. Em resumo: 1223 doutores em FÃsica versus 1226 doutores em MatemÃtica e EstatÃstica.

Acreditamos que esses dados por si, sem a necessidade de qualquer anÃlise mais profunda, demonstram de maneira eloquente uma aguda e indesejÃvel disparidade: 920 bolsas PQ para 1223 doutores em FÃsica em contraste a 370 bolsas PQ para 1226 doutores em MatemÃtica e EstatÃstica.

Sendo assim, torna-se imperioso efetuar aumento imediato e substantivo do nÃmero de bolsas PQ para a grande Ãrea de MatemÃtica e EstatÃstica. Ã imperioso que os pesquisadores dessas Ãreas contem com fomento a suas atividades de pesquisa compatÃveis com sua dimensÃo e importÃncia.Â

ÂÂ
Â
Â
Â

Â


Â

Â

Attachment: documento_forum.docx
Description: application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document

Attachment: fisicos_e_matematicos-1.ods
Description: application/vnd.oasis.opendocument.spreadsheet