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Fwd: Documento do FÃrum da PÃs-GrduaÃÃo



Caros,

O documento em anexo e que consta a seguir foi encaminhado Ãs trÃs associaÃÃes conforme e-mail abaixo(corrigi depois vicepresidente@smb.org.br e hlopes@ime.unicamp.br e encaminhei, tambÃm, a viana@impa.br).ÂSds, Gauss

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O perÃodo imediatamente posterior à defesa de uma tese de doutorado à uma fase decisiva para a definiÃÃo da carreira de um pesquisador. Por isso os instrumentos de incentivo à pesquisa, administrados pelas agÃncias de fomento -- em especial, pelo CNPq -- sÃo cruciais na definiÃÃo da carreira que se delineia. Especial relevÃncia possuem as bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq (bolsas PQ). Ao longo das Ãltimas dÃcadas, constata-se uma situaÃÃo de evidente desvantagem na distribuiÃÃo dessas bolsas PQ para a grande Ãrea MatemÃtica & EstatÃstica (M&E) relativamente Ãs demais Ãreas da ciÃncia bÃsica.

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A tÃtulo de exemplificaÃÃo, realizamos recentemente um levantamento comparativo envolvendo as grandes Ãreas de FÃsica e M&E. A primeira conta atualmente, segundo o mapa de recursos da pÃgina do CNPq, com 920 bolsas PQ enquanto a segunda conta com apenas 370 bolsas PQ. Resolvemos coletar, como medida da demanda ao incentivo à pesquisa, os seguintes dados em 23 das maiores instituiÃÃes de ensino e pesquisa do paÃs: NÃmero de docentes com doutorado na Ãrea (FÃsica/M&E) trabalhando nos Departamentos/Institutos de FÃsica/M&E, respectivamente. Feita a coleta desses dados nessas 23 instituiÃÃes, que incluem todas as mais importantes, chegamos aos dados que constam na tabela em anexo. Em resumo: 1223 doutores em FÃsica versus 1226 doutores em M&E.

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Acreditamos que esses dados por si, sem a necessidade de qualquer anÃlise mais profunda, demonstram de maneira eloquente uma aguda e indesejÃvel disparidade: 920 bolsas PQ para 1223 doutores em FÃsica em contraste a 370 bolsas PQ para 1226 doutores em M&E. Note-se ainda que 75,2% dos doutores da FÃsica sÃo bolsistas PQ, enquanto somente 30,2% dos doutores em M&E sÃo bolsistas PQ.

Sendo assim, torna-se imperioso efetuar aumento imediato e substantivo do nÃmero de bolsas PQ para a grande Ãrea de MatemÃtica e EstatÃstica. Ã imperioso que os pesquisadores dessas Ãreas contem com fomento a suas atividades de pesquisa compatÃveis com sua dimensÃo e importÃncia.Â

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ApÃndice: Outros Dados Relevantes

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As planilhas da avaliaÃÃo trienal 2010 da CAPES referentes ao perÃodo 2007-2009 mostram os seguintes dados relativos ao inÃcio de 2010: i) o nÃmero total de docentes de pÃs-graduaÃÃo em fÃsica+astronomia (F&A) era de 1392; ii) o nÃmero total de docentes de pÃs-graduaÃÃo em M&E era de 856. Assim, a razÃo (docentes de F&A) / (docentes de M&E) era, portanto, de 1,63 (= 1392 / 856). Como o nÃmero atual de bolsas PQ de fÃsica+astronomia à de 920, enquanto que oÂnÃmero atual de bolsas PQ de matemÃtica+estatÃsticaÂà de 370, isso corresponde a uma razÃo de 2,49 (= 920 / 370). Para cada docente de pÃs-graduaÃÃo em M&E hà 1,63 docentes de pÃs-graduaÃÃo em fÃsica+astronomia, enquanto queÂpara cada bolsista PQ em M&E hà 2,49 bolsistas PQ de F&A.ÂEm suma, existe realmente um nÃmero de doutores atuantes em M&E em proporÃÃo bastante desigual a sua proporÃÃo de bolsasÂPQ.

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Essas mesmas tabelas revelam 311 doutores e 1169 mestres formados em M&E e 735 doutores e 1304 mestres formados em F&A. Assim, nota-se forte paridade na formaÃÃo de mestres nas duas Ãreas. A formaÃÃo de metade dos doutores do primeiro grupo em relaÃÃo ao segundo deve-se aos seguintes motivos, entre outros: (i) A FÃsica tem maisÂpÃs-graduaÃÃes espalhadas pelo Brasil;Â(ii) hà mais mercado fora da academia para quem faz mestrado em MatemÃtica ou em EstatÃstica do que para quem faz mestrado em FÃsica; (iii) a carreira acadÃmica à mais atrativa na Ãrea de FÃsica porque quem por ela opta tem elevada dose de certeza que terà suas pesquisas financiadas pelos ÃrgÃos de fomento nacionais e estaduais.Â

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à bom ressaltar que hà tambÃm consenso em nossa comunidade de que a Ãrea de FÃsica tem mÃrito suficiente para justificar o padrÃo de investimento que tem recebido. Outros dados globais, como a quantidade/qualidade de programas de pÃs-graduaÃÃo avaliados pelas Capes em 2010, mostram que as duas Ãreas estÃo em patamares similares. Enquanto a FÃsica tem 56 programas de pÃs-graduaÃÃo, 22 avaliados como 5, 6 ou 7, a M&E tem 46 programas, 21 avaliados como 5, 6 ou 7. Novamente os dados apontam para uma situaÃÃo de paridade entre as duas Ãreas. NÃo temos acesso no momento a dados globais de formaÃÃo de pÃs-graduaÃÃo para o triÃnio 2010-2012, mas em instituiÃÃes que disponibilizam seus dados, como o IF-USP e o IME-USP observamos um quadro de equivalÃncia com o IF-USP formando 77 doutores e 96 mestres enquanto o IME formando 74 doutores e 90 mestres no triÃnio.

Os dados de demanda por bolsas de PQ revelam mostram um baixo nÃmero de solicitaÃÃes de bolsas PQ por parte de matemÃticos e estatÃsticos. Esse baixo nÃmero à explicado pelo reduzido nÃmero de bolsas de PQ nessas Ãreas que gera uma forte competitividade que realmente desestimula os pedidos.

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Mensagem original
De: Gauss Cordeiro < gausscordeiro@gmail.com >
Para: presidente@sbm.org.br,vicpresidente@sbm.org.br,gsilva@ibilce.unesp.br,ajsneto@iprj.uerj.br,cesargui@ufu.br,hlopes@ime.usp.br,Alexandre Patriota < patriota.alexandre@gmail.com >,vera < vera@ufscar.br >,Francisco Louzada < louzada@icmc.usp.br >,gausscordeiro < gausscordeiro@uol.com.br >
Assunto: Documento do FÃrum da PÃs-GrduaÃÃo
Enviada: 06/05/2013 17:30

CarÃssimos Dirigentes da SBM, ABE e SBMAC,

Por meio do fÃrum de PÃs-GraduaÃÃo, mostramos na Ãltima 4 feira, a partir de dados que constam no site oficial do CNPq, que o nÃmero de bolsistas de PQ da MatemÃtica e EstatÃstica (M&E) està muito inferior Ãqueles de Ãreas correlatas como FÃsica, QuÃmica e ComputaÃÃo e mesmo de outras Ãreas como Agronomia.

InÃmeros colegas concordaram com esse fato e foram encaminhados ao fÃrum dezenas de e-mails.

Acreditamos que o documento em anexo com estatÃsticas comparativas apenas com a Ãrea de FÃsica (vide tambÃm a planilha Excel em anexo) retrata uma grande concordÃncia daqueles inÃmeros colegas que se pronunciaram no fÃrum.

O documento sinaliza que devemos solicitar ao CNPq um aumento real do nÃmero de 370 bolsas de PQ nas nossas Ãreas pelos motivos delineados nele. Certamente, essa quantidade de 370 bolsas de PQ està bem aquÃm do nosso potencial e nossa relevÃncia cientÃfica no cenÃrio nacional.

Nos termos acima, esperamos contar com o apoio dos senhores dirigentes no sentido que possam aproveitar os elementos que julgarem importantes do nosso trabalho e que, se possÃvel, encaminhem um documento em nome dessas trÃs importantes associaÃÃes corroborando com nosso pleito.Â

Por favor confirmem o recebimento e muito grato pela atenÃÃo.

Cordiais SaudaÃÃes,

Gauss Cordeiro

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