[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Fwd: [Forumppg] carta ao Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação.




MEU PONTO FINAL ABAIXO!

 

Mensagem original
De: Hermano Frid < hermano@impa.br >
Para: ministro@mct.gov.br
Cópia: flavio.cunha@mct.gov.br,dehs@cnpq.br,forumppg@impa.br Estatistica < forumppg@impa.br >,gmelo@cnpq.br
Assunto: [Forumppg] carta ao Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Enviada: 30/08/2013 12:29

Excelentíssimo Sr. Prof. Marco Antonio Raupp
Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação


Prezado Prof. Marco Antonio Raupp:


Recentemente, num debate na lista de e-mails do Forum de Pós-Graduação em Matemática e Estatística, um dos membros da lista divulgou em mensagem o número de bolsas PQ correspondentes às diversas áreas de pesquisa científica e tecnológica no Brasil, conforme dados no mapa de investimentos na página do CNPq. Ficou evidente para todos os participantes da lista que a área de Matemática e Estatística estava contemplada com muito menos bolsas PQ do que seria justo, comparando com o tratamento dado às outras áreas.
Para quantificar melhor a medida de tal distorção, resolvemos fazer uma rápida coleta de dados. Tomamos como medida da demanda por bolsas PQ em cada área o número de doutores na área, trabalhando em instituições de ensino superior e pesquisa. Para exemplificar, destacamos a área de Física como nosso paradigma. Feito o apanhado de dados em 22 instituições de ensino superior, pós-graduação e pesquisa do Brasil, incluindo todas as mais importantes, chegamos aos seguintes números:1223 doutores na Física e 1226 doutores na Matemática e Estatística, trabalhando nos respectivos departamentos, das 22 instituições analisadas. Em contraste, temos que a Física recebe 921 bolsas PQ, enquanto a grande área de Matemática e Estatística recebe apenas 367 bolsas PQ. Em vista da referida distorção, entre os dias 21 de julho e 10 de agosto últimos fizemos uma campanha de recolhimento de assinaturas para um abaixo-assinado pelo aumento do número de bolsas PQ para a Matemática e Estatística cuja lista final de signatários segue em anexo, juntamente com a tabela a que o texto do abaixo-assinado se refere. Como pode ser constatado, cerca de 1240 assinaturas foram conseguidas naquele curto espaço de tempo (20 dias).

No dia 28 de agosto passado estivemos em reunião com o Prof. Guilherme Sales Melo, Diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Ciências Sociais do CNPq, durante a qual foi realizada a entrega formal do abaixo-assinado. Saímos da reunião com o Prof. Guilherme Melo com forte impressão de o termos convencido da justeza do nosso pleito e de poder contar com ele como um aliado de nossa causa. Porém, para que ele possa agir para remediar o problema, muito provavelmente, precisará de algum recurso adicional para poder agregar mais bolsas PQ à área de Matemática e Estatística.

De antemão, temos a impressão que o montante necessário é bastante modesto em vista do imenso impacto que esse desestrangulamento da Matemática e Estatística quanto às bolsas PQ pode representar para o desenvolvimento dessa área estrategicamente fundamental para a Ciência e Tecnologia e Inovação no Brasil.

Nesse sentido, estamos fortemente esperançosos de poder contar com o apoio de V. Exa., em vista de tudo que V.Exa. já fez pelo desenvolvimento da Matemática Aplicada no Brasil, bem como pelo progresso da Ciência Nacional.

Sem mais pelo momento, desde já gratos pela atenção, despedimo-nos na certeza de que V.Exa. fará tudo que estiver a seu alcance para reparar esse lamentável déficit de de bolsas PQ para a área de Matemática e Estatística.




                    Atenciosamente,


       Gauss Cordeiro                                          Hermano Frid
Professor Titular-UFPE                           Pesquisador Titular-IMPA
 
                      p/ signatários do abaixo-assinado
 
Documentos anexos:
(1) Abaixo-assinado: https://www.dropbox.com/s/3bz0pal6856im6x/ABAIXO-ASSINADO-BOLSASPQ-FINAL.pdf
(2) Tabela Doutores: https://www.dropbox.com/s/rvf2p4nukeminaz/fisicos_e_matematicos-1-1.xls
 
PS: A presente carta está sendo enviada hoje, 30/08/2013, via SEDEX. Pedimos, por favor, acusar recebimento.