cientistas desprezados no Brasil

Caro(a)s

Segue link para uma materia abordando 'condicoes de trabalho de cientistas brasileiros'.

http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/184/noticias/por-que-ainda-desprezamos-os-cientistas

Sei que ha cientistas que nao acham importante haver uma 'regulamentacao da profissao'. Talez isso seja mesmo um pouco forte. Mas conheci alunos com potencial maior que o meu que nao seguiram carreira academica para seguir outras oportunidades (money). O primeiro lugar da minha turma de graduacao, por exemplo. Nao conseguimos atrair alunos em projetos que podem gerar pesquisadores porque eles preferem estagios de R$1600,00 de bolsa + R$350,00 de vale refeicao/transporte aos R$350,00 de bolsa (que inclusive pode atrasar!).

Tambem ja me disseram que nao e' so' dinheiro. Mas como dizer isso para um aluno diante dessas duas ofertas?

Para complementar, informo que na Noruega um doutorando ou pos-doutorando nao sao tratados formalmente como alunos. Sao tratados como empregados. Recebem salario igual a metade do salario de um full professor, tem desconto de previdencia e pagam imposto de renda. Segundo um colega Engenheiro me informou, o salario de um doutorando e' igual ao inicial de Engenheiro. Para mim isso significa liberdade de escolha.

Abracos,
Elias.