From: clarice.demetrio@usp.br
To: Clécio da Silva Ferreira <clecio.ferreira@yahoo.com.br>
Cc: abe-l@ime.usp.br
Sent: Fri, 8 Nov 2013 16:57:50 -0200 (BRST)
Subject: Re: [ABE-L]: SINAPE-INFORME 3: Até 15/11 o prazo para submissão de atividade

De: "Clécio da Silva Ferreira" <clecio.ferreira@yahoo.com.br>
> [...]
> Assunto: Re: [ABE-L]: SINAPE-INFORME 3: Até 15/11 o prazo para submissão de atividade
>
> Prezados membros da lista
>

> Helio Migon, Julio Trecenti e Raydonal Ospina me enviaram sugestão de nomes. Muito obrigado pelas indicações. Eu acrescentei mais uma.
>

> Pensei mais alto: que tal um tutorial? Ainda, empresas envolvidas em Big Data poderiam montar um estande no SINAPE. Segue o que estou pensando. Pledson, como eu enviaria esta sugestões, juntas ou separadas?
>

> Sessão Temática [UTF-8?]â?? SINAPE: Ferramentas Estatísticas e Computacionais para Big Data

Título palestra na UFRJ em 2009: The Bigmemory Project

Resumo

Multi-gigabyte data sets challenge and frustrate R users even on well-equipped hard-ware. Use of C/C++ can provide efficiencies, but is cumbersome for interactive data analysis and lacks the flexibility and power of [UTF-8?]Râ??s rich statistical programming environment. The package bigmemory and its sister packages biganalytics, synchronicity, and bigalgebra bridge this gap, implementing massive matrices and supporting their basic manipulation and exploration. The data structures may also be file-backed, allowing users to more easily manage and analyze data sets larger than available RAM and potentially share them across nodes of a cluster. These features of the Bigmemory Project open the
> [...]

> João Eduardo Ferreira - Depto Computação [UTF-8?]â?? IME-USP
> http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4785366T8
> http://escience.ime.usp.br/index.php
> Grupo e-science (USP)
> http://escience.ime.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=28
>
> Jennifer Neville
> http://www.cs.purdue.edu/homes/neville/
> https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1MT2dKYqWfo
>
> (Modeling Complex Social Networks: Challenges and Opportunities for Statistical Learning and Inference)

Introduction to R and Revolution R for Data Mining (já é oferecido por eles).

> [...]
> http://www8.hp.com/us/en/business-solutions/big-data.html
> SAS
> http://www.sas.com/software/information-management/big-data/hadoop.html
> Microsoft SQL Server
>
> http://www.microsoft.com/en-us/sqlserver/solutions-technologies/business-intelligence/big-data.aspx
>
> Em Quarta-feira, 6 de Novembro de 2013 14:03, Clécio da Silva Ferreira <clecio.ferreira@yahoo.com.br> escreveu:
>

> Olá. Seria interessante ter uma sessão temática sobre ferramentas para Big Data, mas não tenho ideia de convidados. Alguém poderia sugerir nomes?

Atendendo aos pedidos feitos pela comunidade, o prazo para submissão de
propostas para minicurso ou sessão temática para o SINAPE 2014 está prorrogado
até o dia 15 de novembro, exclusivamente através do site:

http://www.ime.usp.br/~abe/sinape2014/

Aproveitamos para esclarecer sobre os procedimentos:

1)     O interessado deve primeiro se cadastrar no site e depois fazer login
para que tenha acesso a sua área restrita e possa fazer a submissão. Esclareço
que fazer o cadastro não implica em ter que fazer a inscrição, ou seja, o
cadastro é gratuito;

2)     O procedimento de submissão é bastante simples e, ao entrar em sua
área restrita, o interessado deve escolher entre PROPOR ORGANIZAÇÃO DE
ATIVIDADES ou SUGERIR ATIVIDADE. Após entrar na opção escolhida deverá optar
entre [UTF-8?]â??minicursoâ?? ou [UTF-8?]â??sessão [UTF-8?]temáticaâ?? e deverá anexar um arquivo pdf que deve
conter apenas: [UTF-8?]â??Título da atividade, possíveis participantes, possíveis
convidados e forma de financiamento da [UTF-8?]atividadeâ??

3)      Após aprovação da atividade é que o interessado terá um prazo para
detalhar melhor a proposta e, no caso de minicurso, começar a preparar o
material;

Esclareço abaixo as duas possibilidades de submissão de atividade:

a)     PROPOR ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES
Aqui se pode propor uma atividade (minicurso ou sessão temática)
Caso a atividade seja aprovada ficará a cargo do proponente a viabilização
financeira da atividade "Sessão Temática", enquanto para a atividade
"Minicurso" ficará a cargo do SINAPE.

b)     SUGERIR ATIVIDADE
Aqui se pode fazer uma sugestão de atividade (minicurso ou sessão temática)
Caso a atividade seja aprovada o proponente deixa a cargo da Comissão
Organizadora do SINAPE a viabilização da atividade

Não deixem de dar suas sugestões pois quanto maior for a participação da
comunidade melhor, mais completo e representativo será o nosso evento.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora
Diretoria da ABE

Prof Pledson Guedes de Medeiros
Professor Associado - Dep Estatística/UFRN

------- End of Original Message -------