[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

[ABE-L]: Um blog sobre racionalidade (entre outras coisas)



Obrigado, JosÃ

Esse exemplo à interessante sim, eu gosto dele obviamente, e tem mais detalhes do que coloquei no texto, talvez seja o caso de extender algo. AlÃm do fato de que jà conhecia o trabalho do Gingerenzer, lembro bem da palestra dele onde esse exemplo foi central. Na verdade, a diferenÃa entre os dois lugares tem explicaÃÃo social: nos EUA, quando um homem chega a certa idade, ele à pressionado pela esposa e outras mulheres a fazer o exame, na Inglaterra, nÃo. Ou seja, a causa da diferenÃa nem à o sistema de saÃde, mais socializado ou nÃo. E sim os hÃbitos de cada populaÃÃo. Criticar o sistema inglÃs à um erro, sugerir mudanÃas de hÃbitos, isso pode sim fazer sentido, como vocà aponta.

Mas mesmo aà jà ouvi alguns bons argumentos de que o screening em alguns casos pode fazer mais mal do que bem (nÃo sou especialista, entÃo nÃo me atrevo a dar um palpite mais forte nesse caso, alÃm de apontar os problemas) . O problema seria, no caso do exame de prostata, que haveria uma versÃo do cancer, mais comum, que nÃo traria grandes riscos a saÃde. Mas, quando detectado precocemente, nÃo seria possÃvel distinguir e muita gente estaria recebendo tratamentos que tem efeitos colaterais sÃrios desnecessariamente. Ou seja, seria necessÃrio julgar caso a caso os ganhos e as perdas. Ou discutir de um ponto de vista epidemiolÃgico o que causa menos dano à populaÃÃo como um todo. Meu palpite à que o ideal seria fazer o screening e ter mÃdicos que entendessem toda a questÃo desse sÃrio problema de tomada de decisÃo, da forma a recomendar nÃo tratar precocemente alguns casos. Ainda assim, tem um custo psicolÃgico envolvido, claro. Em resumo, nÃo sei, sà que o problema à bem mais complexo do que a forma como ele à geralmente tratado. O que, me parece, vale para quase tudo que nÃs humanos fazemos. O livro vai ter um bom tanto desse tom.

Um abraÃo,
AndrÃ

P.S. AlguÃm sabe porque, enviando da plataforma de email do gmail, mas com meu endereÃo usp, a lista nÃo aceita, mesmo o sender sendo o email com o qual assino a lista?