Chefias, presidências, conselhos etc

Durante o excelente encontro de estatística Bayesiana em Atibaia foi eleita a nova diretoria do ISBRA.
Com satisfação vejo que os Bayesianos do ISBrA sao mais "coherentes" que os seus "counterparts" da ABE, CNPq ,CAPES etc.
Foi escolhida uma diretoria de jovens com mais fôlego e disposição para trabalhar pela sociedade.
E ate me atrevo a afirmar com muito mais capacidade, menos preconceitos (de opção sexual, cor,  idade, saúde física e principalmente mental etc) que os velhos.
Precisamos de renovação nas sociedades e órgãos de fomento. Em pais civilizado os julgamentos de bolsas e projetos são feitos periodicamente (menos de um ano) por membros diferentes e não pelas mesmas pessoas por 3 ou mais anos. Errar uma vez é perdoavel , mas errar por 3 ou mais anos não da para aguentar.

Na minha idade e com a sorte que tive na minha carreira (p. ex :trabalhar e ser amigo de dois dos maiores estatísticos vivos) saber e conviver com a  simplicidade desses personagens , me faz desprezar os "genios" estatísticos  que sabem tudo ( de um assunto limitado , em geral) e querendo dar opinião no futuro da estatística sem querer ouvir os jovens que vão vive-la.  "Velhos" recusem participar de conselhos de sociedade por muito tempo, representaçoes em orgaos financiadores como CAPES , CNPQ, FAP´s etc

A minha  opinião que sempre expresso nos meus departamentos  (Fac. Medicina e COPPE) é :
Nós velhos devemos agradecer que nos deixem usar as salas e facilidades dos departamentos, principalmente o convívio com os mais jovens e alunos, e só darmos opinião
quando formos solicitados.Eles é que vão viver os próximos 30,  40 anos e devem ser responsáveis por isso.
Ja é chato ser velho imagine ser velho chato.

Boa sorte aos mineiros e nao esqueçam da Alcione no próximo EBEB
Basilio

--

Basilio de Bragança Pereira ,DIC and PhD(Imperial College), DL(COPPE)
*UFRJ-Federal University of Rio de Janeiro

*Tel: 55 21 2562-7045/7047/2618/2558
www.po.ufrj.br/basilio/

*MailAddress:
COPPE/UFRJ