Noticiário

Colegas,

compartilho com vocês teor de carta que enviei hoje ao periódico Brasil Econômico, por conta de matéria publicada hoje que me citou como se tivesse sido entrevistado ou prestado declarações ao periódico, coisa que não fiz.

Para os interessados no motivo da carta, segue o link de onde foi publicada a matéria: http://brasileconomico.epaper.grupodia.com.br/contents_brasileconomico/paper139692056176.pdf

O motivo de postar o tema na lista é evitar que os redistas que eventualmente lerem a citada matéria não sejam enganados achando que fiz parte dela.

Saudações,  Pedro.

=== Cópia da carta enviada à Redação do Jornal ===
Para: redacao@brasileconomico.com.br

Prezados,

Fui citado em matéria intitulada "Quanto confiável é a estatística?" publicada hoje.
As informações a mim atribuídas não foram prestadas para a elaboração da matéria, mas durante um curso de curta duração que ministrei a jornalistas no dia 25 de março passado. Repudio a utilização do material na matéria em questão, que faz parecer que eu me manifestei sobre o episódio da pesquisa do IPEA, o que não fiz.

Chamo também a atenção da redação para os erros crassos que a matéria contém. A afirmação de que "é preciso garantir a mesma chance de sorteio a todos os entrevistados" é um equívoco grosseiro, e sua repetição na matéria presta um desserviço à compreensão do que são os melhores métodos de amostragem usados em pesquisas.

Os cálculos citados na matéria para ilustrar a interpretação de uma margem de erro de 5% também estão grosseiramente errados. Se a margem de erro é 5% e a estimativa pontual é de 55%, então o intervalo de confiança correspondente a essa margem de erro é de 50% a 60%.

Solicito providências para publicar esta carta e esclarecer os leitores.

Atenciosamente, Pedro.

=== Fim da carta enviada à Redação do Jornal ===

--
Pedro Luis do Nascimento Silva
ISI President-Elect 2013-2015