Notícias sobre o IBGE

Caros colegas da lista ABE

escrevo para dar alguns esclarecimentos sobre as notícias que são veículadas sobre o IBGE. A minha única intenção é dar informação sobre os fatos já que o assunto está no momento em discussão na lista da ABE.

Peço desculpas pela longa mensagem mas acredito que esta nota é essencial para informar o debate.

A notícia do adiamento da publicação de resultados da PNAD Contínua foi anunciada pela presidente do IBGE na quinta-feira, dia 10.

Informações sobre a PNAD Contínua estão na página do IBGE , segue link

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pnad_continua/default.shtm

A nota de esclarecimento sobre o adiamento da divulgação de resultados da PNAD Contínua (previstos para julho e agosto de 2014) foi publicada no dia 10 de abril logo após a divulgação dos resultados referentes ao 3o. e 4o. trimestres de 2013. A presidente do IBGE deu uma entrevista ( coletiva de imprensa) sobre o assunto.

Os resultados divulgados no dia 10(quinta-feira) estão no link

http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&idnoticia=2617&busca=1&t=desocupacao-foi-6-2-4%C2%BA-tri-2013

ftp://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Domicilios_continua/Comentarios/pnadc_2013_04_trimestre_comentarios.pdf

Os esclarecimentos sobre o adiamento das próximas divulgações estão na seção de destaques da página do IBGE

http://www.ibge.gov.br/home/disseminacao/destaques/2014_04_10_comunicado_pnadc.shtm

Notem, por favor, que a título de informação e para compreender a motivação do IBGE para o adiamento da publicação é necessário ler a nota de esclarecimento acima.

Entendo que este é um assunto importante para a lista da ABE e por isto coloco informações para evitar ruídos desnecessários.

Um deles é sobre a minha saída e da diretora de pesquisas do Conselho Diretor do IBGE. É importante registrar que não fomos demitidas nem dos cargos de direção e nem da instituição. Nosso pedido de exoneração foi colocado por nós durante as reuniões de discussão para tomada de decisão que levaram o Conselho a decidir pelo adiamento da publicação.

Apesar de reconhecer a enorme quantidade de trabalho que será necessária para a produção e publicação das estimativas de renda domiciliar em dezembro de 2014, em cumprimento à Lei Complementar 143 (ver link abaixo), avaliamos que o adiamento do calendário de divulgação  com datas já anunciadas traria riscos para o IBGE.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp143.htm

o Conselho Diretor do IBGE (do qual a Coordenação-Geral da ENCE faz parte junto com a presidente e outros diretores(as) do IBGE )  debateu intensamente sobre os riscos envolvidos no desenvolvimento do trabalho necessário, dado o curto período de tempo para realizá-lo.

 Como não concordei que, para mitigar os riscos envolvidos seria necessário adiar o calendário de divulgação e acreditava que tal decisão, por si, traria riscos adicionais ao IBGE, decidi que não poderia apoiar esta decisão do Conselho.

Por isto comuniquei meu pedido de exoneração do cargo à presidenta e demais membros do conselho e posteriormente tal decisão foi anunciada  para a ENCE e demais colegas do IBGE no dia 10.

Continuo entretanto trabalhando com a Wasmália - Presidente do IBGE, que tem todo meu apoio e respeito assim como os demais membros do Conselho Diretor do IBGE. Após a fase de transição e nomeação do(a) novo(a) diretor(a) da ENCE, continuarei na Escola como professora e pesquisadora e também realizando projetos com outras áreas do IBGE.

Há notícias no Globo de sábado ( que contem também uma entrevista com a presidente do IBGE), na folha de São Paulo, na coluna da Miriam Leitão de hoje e do dia 11 sobre o assunto. Cito estas pois, no meu ponto de vista, apresentam e fazem uma análise dos fatos sem sensacionalismo.

Entendo e concordo que a lista da ABE é um ambiente essencial para o debate que se inicia. Peço apenas seja feito um debate informado pois é este que pode realmente contribuir para ratificar a importância do IBGE para a sociedade brasileira e fortalecer sua posição.

Não ajuda o debate adicionarmos aos fatos suposição, por exemplo, de adulteração de dados. Isto nunca ocorreu no IBGE e não ocorrerá. Não é disto que se trata o caso no momento. Não há também no IBGE ameaça de demissão de funcionários. Ao contrário, a instuição tem uma direção, um corpo técnico e gerencial fortes, compostos de funcionários de carreira do instituto. Há debate sim e reuniões estão sendo realizadas para tratar do assunto.

Peço também que considerem que, no momento, estou envolvida nos fatos. Envio a mensagem pois como membro da ABE posso ajudar a esclarecer a sucessão de acontecimentos. A  minha avaliação sobre o adiamento da divulgação da pesquisa já é de conhecimento de todos.

O foco agora  é de esclarecimento para que não haja dúvidas que o IBGE cumpre, sempre cumpriu e continuará cumprindo sua missão institucional de forma impecável.

Abraços
Denise