Vespasiano estava certo!!!!!!

Aos amigos da rede

"Ad vulgus, panem et circenses"

Para jÃbilo dos amantes de textos clÃssicos, segue uma carta do
imperador Vespasiano a seu filho Tito:

"22 de junho de 79 d.C. - (79 depois de Cristo) - hà 1935 anos.

"Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei pà e tu, imperador.
Espero que os deuses te ajudem nesta Ãrdua tarefa, afastando as
tempestades e os inimigos, acalmando os vulcÃes e os jornalistas. De
minha parte, sà o que posso fazer à dar-te um conselho: nÃo pare a
construÃÃo do Colosseum. Em menos de um ano ele ficarà pronto,
dando-te muitas alegrias e infinita memÃria.

"Alguns senadores o criticam, dizendo que deverÃamos investir em
esgotos e escolas. NÃo dà ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo
prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de escola ou num
estÃdio? Num estÃdio, Ã claro.

"Serà uma imensa propaganda para ti. Ele ficarà no coraÃÃo de Roma per
âomnia saecula saeculorumâ, e sempre que o olharem dirÃo:
'EstÃs vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o comeÃou e Tito quem o
inaugurou'.

"Outra vantagem do Colosseum: ao erguÃ-lo, teremos repassado dinheiro pÃblico aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos
momentos de precisÃo.

"Moralistas e loucos dirÃo que mais certo seria reformar as velhas
arenas. Mas todos sabem que à melhor usar roupas novas que remendadas.
âVel caeco appareatâ (Atà um cego và isso).

"Portanto deves construir esse estÃdio em Roma.

`Ad captandum vulgus, panem et circenses (Para seduzir o povo: pÃo e circo).

"Esperarei por ti ao lado de JÃpiter."

PS: Vespasiano morreu no dia seguinte à carta. Tito inaugurou o
Coliseu com 100 dias de festa. Tanto o pai quanto o filho foram
deificados pelo senado romano.

A propÃsito de Copas e OlimpÃadas ... Continua vÃlida a pergunta de
Vespasiano:
â âOnde o povo prefere pousar seu clunis: numa privada, num banco de
escola ou num estÃdio?â

Assim a gente de BrasÃlia construirà monumentais estÃdios em CuiabÃ,
Recife e Manaus, mesmo que nem haja ludopÃdio por esses lugares.
SÃ para se ter uma ideia :
Em CuiabÃ, a Arena Pantanal terà 43.600 lugares. No Ãltimo campeonato
de Mato Grosso a mÃdia foi inferior a 1.000 pessoas por partida.
Em Recife haverà um novo EstÃdio, embora todos os grandes clubes locais jà tenham o seu.
Em Manaus, pior ainda: a Arena terà 47 mil lugares. No Ãltimo
campeonato estadual, juntando os 80 jogos, o pÃblico total foi de
37.971.
As gentes da "Terras Papagalli" nÃo ligaram nem mesmo para o exemplo recente dos sul-africanos, que construÃram 5 novos estÃdios e 4 sÃo
deficitÃrios. Vespasiano estava certo â o grande negÃcio à construir
estÃdios!

NB. Em latim: clunis = nÃdegas

AtenÃÃo ao conselho final:
Depois dessa...; em 2014 nÃo vote com o clunis, vote com a cabeÃa...

--
Carlos Alberto de BraganÃa Pereira
http://www.ime.usp.br/~cpereira