Re: Fw: Re: [ABE-L]: Divulgação ABE - Pesquisa Perfil-Opinião dos Profissionais da Estatística no Brasil

Caro Dani e demais redistas

Podemos ter a intenção  de realizar um Censo, mas obviamente uma parte
significativa da população ficará de fora. Para estimar médias, proporções,
distribuições etc, isto não será um problema desde que a parte que ficou de
fora não seja muito diferente da que foi efetivamente acessada. Contudo, esta
hipótese não pode ser testada, a menos que pudéssemos realizar uma  nova
pesquisa de qualidade para obter uma amostra  dos não entrevistados na
primeira. Mas penso que isto é difícil para esta investigação.

A amostragem probabilística onde toda a unidade do universo tem probabilidade
diferente de zero de estar na amostra é inviável pelos motivos expostos acima(
parte considerável da população deve estar de fora). Portanto, o que podemos
fazer é tentar modelar a estrutura da população para tornar a amostra a mais
"representativa" possível. Diga de passagem, tarefa complicada.

A ideia de se utilizar as redes sociais para agregar unidades de investigação
é interessante e pode ter um efeito multiplicativo positivo para coleta.
Existem esquemas de amostragem especiais para estas situações.

Abraços

Fernando

On Fri, 16 May 2014 22:06:32 -0300, Dani Gamerman wrote

Open WebMail Project (http://openwebmail.org)