I.A. 'Inteligência' artificial ou imbecilidade
automática?
As máquinas podem pensar e sentir?
Valdemar W. Setzer
Departamento de Ciência da Computação, IME-USP
www.ime.usp.br/~vwsetzer
– esta versão: 6/11/23
AVALIAÇÕES DE PARTICIPANTES
Nesta página encontram-se, em ordem cronológica reversa, transcrições
(somente a partir de 17/10/19) das avaliações de participantes desta palestra,
conforme escreveram no One-minute paper no fim da mesma, respondendo:
[1] Coisas mais importantes aprendidas; [2] Maiores dúvida
que ficaram; [3] Comentários. As partes ilegíveis são
anotadas com [?]. Os originais estão à disposição para exame. Ver na Internet
o resumo
da palestra, artigo,
artigo sobre
problemas da I.A, a apresentação
mais recente e o livro
publicado nos EUA e o publicado
no Brasil (mais detalhes sobre eles na minha home page). Respostas
às dúvidas expressadas pelos participantes e outras observações
estão precedidas por RESP.; infelizmente elas têm
que ser breves. Graus de satisfação: 1 (muito insatisfeita/o)
a 5 (muito satisfeita/o). Total de palestras deste assunto e variações:
47 (avaliações desde 17/10/19 somente).
9. 6/11/23, palestra presencial para alunos da disciplina Cultura
Tecnológica da Escola Politécnica da USP, e interessados,
no prédio da Engenharia Mecânica, Av. Prof. Mello Moraes
2231, Cidade Universitária. Info: Prof. Marcílio Alves martudojuntoalves
no usp dot br. Perguntas adicionais: [5] A palestra: não foi interessante
-- 1 a 5 foi muito interessante; [6] Aprendeu coisas novas (S/N); Se sim,
foram úteis?
- [1] As diferenças entre seres humanos e animais. [2,
3] {Vazias}. [4] 5. [5] S. [6] S, muito! RESP.:
Eu acho muito importante não se confundir seres humanos com animais.
Quando se diz que o ser humano é um animal, está se o
reduzindo a algo muito inferior (em termos de capacidades mentais, habilidades
manuais etc.) a ele. Todos animais são especializados, e não
saem das características básicas da espécie. O
ser humano tem uma única especialização: o pensar.
E tem uma individualidade inexistente nos animais. Se se matar um leão,
a leonidade continua existindo nos outros leões. Mas se se matar
um ser humano, perde-se o equivalente a uma espécie animal.
- [1] Aprendi o funcionamento da máquina de Turing. [2]
Por que você discorda que a matenática não é
pré-existente? {Restante vazio}. RESP.: Eu não
disse que a matemática não era pré-existente. Eu
disse que havia discordâncias a esse respeito. O que eu disse
é que, em minha opinião, o ser humano tem a capacidade
de introduzir novos conceitos no mundo platônico das ideias.
- [1] As discussões sobre sentimentos e sensações.
[2] Por que o caqui? [3] {Vazio}. [4] 4. [5]
S. [6] S. RESP.: Espero que o que apresentei sobre percepão,
sensação, sentimento e pensar tenha feito vocês
se conhecerem melhor. Quanto ao caqui, a historinha é a seguinte.
Uma vez dei uma palestra no IME, e usei o que eu sempre usava, pedi
a uma moça bonita (na minha idade, todas são bonitas,
he he he!), fingir que comia uma banana, certamente a fruta mais popular
do Brasil. Depois dessa palestra, colegas do IME me acusaram de usar
um símbolo fálico. Justo eu, que jamais toco em questões
eróticas (vejam meus artigos em meu site), pois acho que questões
sexuais ou de preferência de gênero de uma pessoa são
assuntos absolutamente individuais daquela pessoa, e ninguém
tem nada a ver com elas. Aí passei a usar uma maçã.
Também deu problema. Aí mudei para o caqui, e nunca mais
tive problemas de interpretações estapafúrdias.
O interessante do caqui é que quando ele está verde, o
tanino é horroroso e, certamente, ninguém gosta dele.
8. 28/4/23 palestra remota para alunos e professores do Instituto
Federal de SP em São José dos Campos, e interessados. Info:
Prof. Leonardo L. Oliva leonardotudo juntoleiteptoliva no gmail pt com.
Satisfação com a palestra (de 1 a 5): 60% de 5, 25% de 2e
25% de 1.
- [1] Aprendi que uma máquina só é capaz
de fazer simulações baseadas em instruções
que foram informadas por um ser humano para ela. [2] {Vazio}.
[3] Ótima palestra, bastante explicativa. [5] Aluno
de Engenharia da Computação do Instituto Federal de Piracicaba.
RESP.: Sim, em lugar de "inteligência" artificial
acho que seria mais correto "simulação digital de
processos cognitivos".
- [1] Ter uma outra visão de raciocínio. [2]
Não tenho dúvidas. [3] {Vazio} [5] IFSP-Guarulhos,
Eng. de Controle e Automação. RESP.: Sim, é
super-importante mudar a maneira de pensar e a visão de mundo,
pois as que estão sendo usadas estão destruindo tanto
a natureza quanto a humanidadade. Curiosamente, apesar de não
ter feito nenhuma crítica, essa pessoa avaliou satisfação
2 no item [4]; será que se enganou e queria avaliar como 4?
- [1] Que as inteligências artificiais podem ser utilizadas
para auxiliar no processamento de dados. [2-3] {Vazios}. [5]
Estudante de Engenharia Eletrônica da UTFPR. RESP.: Tenho
a impressão de que essa pessoa não captou as minhas mensagens.
- [1] Aprendi que uma inteligência artificial, na realidade,
jamais será uma inteligência de verdade, já que
uma inteligência faz referência a um ser que consegue pensar
sobre seus pensamentos e consegue controlá-los, além de
viver um momento de forma única. A inteligência é
algo, na verdade, tão complexo, que nem mesmo nós a entendemos,
ou a compreendemos, porém é algo que excede o mundo físico.
[2] O que é nossa mente? [3] Ótima palestra.
[5] Aluno de um curso de engenharia do IF SJC. RESP.: Você
captou corretamente uma boa parte do que falei sobre o pensar. Muito
importante em relação ao que você colocou é
que temos liberdade no pensamento, isto é, podemos determinar
o próximo pensamento (um ato de vontade!) -- justamente porque
podemos observar nosso pensamento, por meio dele mesmo, como você
citou. Em minha visão de mundo, a mente não é física;
ela interage com o cérebro físico e o sistema nervoso,
de modo que não é possível compreender fisicamente
o que ela é. Mas podemos compreender e vivenciar a sua manifestação.
São características da mente: a memória, o pensar,
o sentir, o querer, a conscência e a autoconsciência. Por
exemplo, sentir uma dor é um processo da mente -- eventualmente
causado por alguma alteração física no corpo. Aliás,
quando sentimos dor em algum lugar do corpo, isso significa que a nossa
consciência penetrou indevidamente nesse lugar, que normalmente
estaria inconsciente.
7. 17/4/23 1ª palestra remota dentro do meu curso Tecnologia,
Indivíduo e Sociedade, promovido pela Sinagoga Israelita do Brás.
Graus de satisfação: 100% de 5.
- [1] Aprendi surpreendentemente que é impossível
substituir o pensamento e criatividade humana pelas máquinas
e pela Inteligência Artificial. [2] Como discernir e aproveitar
a inteligenca artificial sem ferir a minha sensibilidade em pensar e
criar. [3] Excelente . Mexeu com a minha percepção
da atual realidade e que deveria daqui em diante,alertar meus filhos
adolescentes e amigos sobre esta evolução do Chat Gpt
e etc. RESP.: Não só o pensamento, mas as sensações
e os sentimentos. Também a vontade, pois é nela que temos
liberdade, por exemplo de concentrar o pensamento e decidir o que pensar
em seguida. As máquinas estão inexoravelmente sujeitas
às "leis" e condições físicas,
pois se não fosse assim não seriam úteis, portanto
jamais terão livre arbítrio. É preciso colocar
a IA a nosso serviço para o bem, e não nos deixarmos escravizar
por ela. Por exemplo, como eu falei, se os carros autônomos diminuírem
os acidentes, vamos usá-los. Se usamos as máquinas para
transmitir e receber palestras interessantes e úteis, vamos usá-las
para isso... É preciso muito cuidado no uso dos sistemas de LLM
(Large Language Model) como o ChatGPT, para não confiar nas respostas
e não enganar pessoas, isto é, se se usar algo gerado
um sistema desses, sempre dizer que foi gerado por ele.
- [3] Prezado Prof. Valdemar. Cumprimento-o pela excelente e
provocativa aula sobre Inteligência Artificial. Muito bem apoiada
por slides bem preparados e ricos em referências. Esclarecedora
no contexto da nomenclatura e no embasamento da defesa da idéia
das máquinas jamais substituírem o ser humano. Reconheçamos,
entretanto, que avanços ocorrem a cada instante. A profusão
de matérias publicadas sobre o tema tem mostrado contribuições
expressivas, como na Medicina, Direito, Literatura. Claro que há
riscos nos resultados descarregados pelas máquinas, pois dependem
dos dados alimentados pelo ser humano e na sua interpretação.
Exemplifico com os vários programas disponíveis para o
projeto de estruturas de edificações em geral, bem mais
rápidos do que o especialista possa realizar, mas que podem levar
a absurdos, se não houver interpretação criteriosa
dos resultados, pela falta de ordem de grandeza dos resultados esperados.
Peço esclarecer sobre a operação e usos atuais
do chat GPT e a sua potencialidade, bem como de outros no mercado. Em
relação a sua descrença na natureza humana, lembro
que, no Gênesis 6:5-8) consta que "viu o Eterno que era grande
a maldade do homem na terra, e que todo o impulso dos pensamentos do
seu coração era exclusivamente mau todo o dia. E arrependeu-se
o Eterno de ter feito o homem na terra...." Resultou o dilúvio.
Logo a seguir, através da família de Noé, D'us
estabeleceu aliança com a humanidade e nos tornamos parceiros
no aperfeiçoamento da vida na terra (tikún olám).
Quanto ao cumprimento das prescrições, mantendo a liberdade
e o livre arbítrio, é preciso compreender o seu conteúdo
e repercussões relativas ao próximo ser humano. Entretanto,
muitas vezes, é preciso cumpri-las, antes de compreendê-las
ou questioná-las (caso do semáforo). Ao receber os Dez
Mandamentos e a totalidade dos 613 Mandamentos, o povo de Israel proclamou
Naassé VeNishmá - faremos e ouviremos (entenderemos),
pela ordem. RESP.: Interessante você ter citado programas
de projeto de estruturas. Eu fiz o primeiro programa no Brasil de cálculo
de vigas contínuas (usando o diagrama de três momentos),
por orientação do Prof. Waldyr Oliva. O programa integrava
esforços nas colunas para calcular lajes. Até levava em
conta a ação dos ventos. Com os computadores pessoas,
programas de cálculo de estruturas tornaram-se populares. Uma
vez perguntei ao saudoso Carlos A. Vasconcelos como estava o uso desses
programas. Ele me contou que os jovens calculistas tinham perdido a
sensibilidade para as estruturas. Lembre-me de contar uma história
que ele me relatou, ilustrando essa perda. É muito importante
reconhecer que o ser humano mudou muito desde a época bíblica,
por exemplo na capacidade intelectual. Naquela época as pessoas
não tinham a nossa capacidade de transmitir conhecimentos conceitualmente,
daí as imagens, como as que eu citei, de que os dias da criação
não são dias de 24 horas, e nem são dias, pois
o Sol e a Lua foram criados no 4º dia (Gen. 1:14-19), e a Arca
de Noé e, acrescento, o dilúvio. Tudo isso pode ser compreendido
espiritualmente. Em minha opinião, uma das missões da
humanidade é desenvolver o livre arbítrio, que não
existia na época relatada no início da Gênese. Mandamentos
bíblicos podem ter um grande fundamento, mas é necessário
adaptá-los ao ser humano moderno.
[1] Que Graças a D'us somos humanos e que as máquinas
jamais irão pensar como nós; que se trata de entrada de
números e saídas de números. Muito bacana também
foi conhecer a respeito das nomenclaturas da informática, para
mim fez o maior sentido pensar na nessa ideia de antropomorfismo tecnológico,
foi realmente esclarecedor. A parte de delegar a máquina o que
exige compaixão já era algo que me assustava antes. [2]
De acordo com o ponto de vista do professor, as ciências em geral
estão caminhando para compreender mais a fundo o que é
a matéria em si, ou das várias formas de se perceber a
matéria? E ainda, me estendendo na questão, compreenderem
espiritualmente que uma máquina só funciona se um "ser
pensante, dotado de criatividade, um ser humano em si" programar
e der o comando para que ela execute a ação? Ou seja,
em outras palavras, o senhor acredita que as ciências reconhecerão
o espírito/alma? Porque da forma como vão as coisas ainda
preferem negar o óbvio, conforme as suas palavras, assim queria
saber se sua visão é mais positiva em relação
a isso também. [3] Parabéns Professor, que aula
incrível!!!! Amei em todos os aspectos, estou na faculdade nesse
horário, por isso não consigo participar ao vivo!!! Mas
ameiii demais!!! Eu achei fantástico a forma como conduziu a
ideia de como é a dinâmica humana de aprender, de pensar
e agir e a nossa lógica coisas que não dá pra simplesmente
fazer um download no plano material, se tratam de questões espirituais,
mais sutis e por isso precisam ser encaradas com um olhar mais espiritualizado.
Uma percepção mais eterizada que não cabe para
o campo material. RESP.: Sim, a ciência virou puramente
materialista. Examina tudo como se fosse algo puramente físico,
morto. Como eu mostrei, a física jamais vai saber o que é
uma partícula atômica, e portanto o que é um átomo.
Da matéria jamais se chega à alma e ao espírito
(faço uma distinção muito clara entre eles), que
não têm absolutamente nada de físico. O caminho
correto é partir-se do espírito para se compreender como
o mundo físico funciona. Por exemplo, qual é a origem
espiritual de nossos pensar, sentir e querer. Ou o que se passa quando
dormimos. Ou, ainda mais básico, o que é a vida. A negação
do óbvio foi em relação à matéria,
que é algo absolutamente claro em nossa vivência comum,
mas que a física não consegue dizer o que é. Diz
como aproximadamente se comportam experimentos feitos com aparelhos
que alteram a matéria de seu estado natural. Sim, meu enfoque
é espiritualista, mas conceitual, sempre procurando compreender.
- [1] Que Graças a D'us somos humanos e que as máquinas
jamais irão pensar como nós; que se trata de entrada de
números e saídas de números. Muito bacana também
foi conhecer a respeito das nomenclaturas da informática, para
mim fez o maior sentido pensar na nessa ideia de antropomorfismo tecnológico,
foi realmente esclarecedor. A parte de delegar a máquina o que
exige compaixão já era algo que me assustava antes. [2]
De acordo com o ponto de vista do professor, as ciências em geral
estão caminhando para compreender mais a fundo o que é
a matéria em si, ou das várias formas de se perceber a
matéria? E ainda, me estendendo na questão, compreenderem
espiritualmente que uma máquina só funciona se um "ser
pensante, dotado de criatividade, um ser humano em si" programar
e der o comando para que ela execute a ação? Ou seja,
em outras palavras, o senhor acredita que as ciências reconhecerão
o espírito/alma? Porque da forma como vão as coisas ainda
preferem negar o óbvio, conforme as suas palavras, assim queria
saber se sua visão é mais positiva em relação
a isso também. [3] Parabéns Professor, que aula
incrível!!!! Amei em todos os aspectos, estou na faculdade nesse
horário, por isso não consigo participar ao vivo!!! Mas
ameiii demais!!! Eu achei fantástico a forma como conduziu a
ideia de como é a dinâmica humana de aprender, de pensar
e agir e a nossa lógica coisas que não dá pra simplesmente
fazer um download no plano material, se tratam de questões espirituais,
mais sutis e por isso precisam ser encaradas com um olhar mais espiritualizado.
Uma percepção mais eterizada que não cabe para
o campo material. RESP.: Sim, a ciência virou puramente
materialista. Examina tudo como se fosse algo puramente físico,
morto. Como eu mostrei, a física jamais vai saber o que é
uma partícula atômica e, portanto, o que é um átomo
e a matéria. Partindo da matéria jamais se chega à
alma e ao espírito (faço uma distinção muito
clara entre eles), que não têm absolutamente nada de físico.
O caminho correto é partir-se do espírito para se compreender
como o mundo físico funciona. Por exemplo, qual é a origem
espiritual de nossos pensar, sentir e querer. Ou o que se passa quando
dormimos. Ou, ainda mais básico, o que é a vida. A negação
do óbvio foi em relação à matéria,
que é algo absolutamente claro em nossa vivência comum,
mas que a física não consegue dizer o que é. Diz
como aproximadamente se comportam experimentos feitos com aparelhos
que alteram a matéria de seu estado natural. Sim, meu enfoque
é espiritualista, mas conceitual, sempre procurando compreender.
- [1] Achei para a minha esposa a resposta de uma fonte que DUAS
vezes mal interpretou o texto que ela havia enviado para um Editor.
Compreendi que o uso de um programa de computador desprovido da categoria
que ela usou ... não foi reconhecida pelo computador. [2]
O que me chamou atencao foi a antropoformizacao da máquina que
nos faz crer o que ela não e' capaz de fazer (ponto bem frisado
na palestra). MAS ... que este mesmo processo ocorre para "facilitar"
quando falamos de Deus (assim achava Maimônides). Quando não
sabemos explicar a complexidade do Divino recorremos a linguagens "figuradas",
as quais são falsas mas ajudam a dizer o que não sabemos
dizer de outra forma. [3] Gostei e espero poder continuar usufruindo
de suas palestras. RESP.: Pela sua descrição, foi
usado um computador para analisar a obra de sua esposa e concluir se
devia ser editada. Terrível! Hoje em dia podemos compreender
uma boa parte do que você chamou de "divino". Muita
coisa do que você denominou de "divino" pode ser compreendida
hoje em dia. Por exemplo, o significado oculto dos 7 dias da criação.
- [1] Aprendi surpreendentemente que é impossível
substituir o pensamento e criatividade humana pelas máquinas
e pela Inteligência Artificial. [2] Como discernir e aproveitar
a inteligenca artificial sem ferir a minha sensibilidade em pensar e
criar. [3] Excelente . Mexeu com a minha percepção
da atual realidade e que deveria daqui em diante,alertar meus filhos
adolescentes e amigos sobre esta evolução do Chat Gpt
e etc. RESP.: Não é só isso: mostrei que,
como as sensações e sentimentos são absolutamente
subjetivos e individuais, e como as máquinas são objetivas
e universais, jamais elas terão nosso sentir. Quanto ao pensamento,
há um outro argumento que considero importante. A inteligência
obviamente está ligada ao pensamento. No entanto, alguns insetos
mostram um incrível inteligência, mas eles praticamente
não têm cérebro. Por exemplo, já foi observado
que uma vespa leva proteína para o vespeiro, pois as larvas precisam
de proteína para crescerem (quando se tornam vespas são
vegetarianas). Assim, elas agarram, por exemplo, uma mosca, cortam a
cabeça e as pernas e a arrastam para o vespeiro. Mas se há
muito vento, as asas da mosca (ou do inseto com asas) impede o voo da
vespa. Então ela corta as asas da mosca. Como a vespa praticamente
não tem cérebro, a sua inteligência não pode
vir dele. Para aproveitar bem a IA é necessário conhecer
como ela funciona, e ter muito discernimento e consciência no
seu uso. Além disso, nunca se deve tomar uma decisão baseada
apenas no que um sistema de IA fornece. Se uma pessoa usa cegamente
o resultado da máquina, ela se comporta como máquina,
por exemplo, sem compaixão. Nas decisões, a IA deveria
ser usada apenas como sugestão, sujeita à análise
humana. Além disso, não se deveria substituir por máquinas
profissões que elevam o ser humano, como as atividades artística
e educacional. Se seus filhos são crianças ou adolescentes,
não terão nem conhecimento, nem discernimento, nem autoconsciência
e nem autocontrole para usar um sistema tão poderoso quanto o
ChatGPT. Infelizmente não há meio termo. Além disso,
se você alertar crianças, estará adiantando indevidamente
o desenvolvimento intelectual e emotivo delas. Isso é péssimo.
Criança deve ser infantil, brincar com objetos rústicos
(para incentivar a imaginação) e não com objetos
(bonecas de plástico, por exemplo) e telas que prejudicam ou
impedem a imaginação.
6. 19/11/21 palestra remota para alunos e professores da FATEC de
Itapetininga, SP, e interessados. Info: Prof. Marcus Venicius B. de Souza
marcussoisso att fatecitapetininga pt edu dot br. Itens adicionais: [4]
Grau de satisfação: 43,3% de 4, 56,7% de 5)
[5] Aprendeu coisas novas SR (sim, relevantes, 93,3%), SN
(sim, mas não relevantes, 6,7%), N (não); [6] Origem
AS (aluna/o de curso superior, 96,7%), PR (professor/a 3,3%)
- [1] Que as máquinas nunca terão uma alma, um
sentimento, uma sensação. E com isso, me ajudou a entender
melhor a concepção entre pensamento, informação
e sentimento. [2] Vamos ser substituídos por máquinas?
[3] Os assuntos abordados foram bem interessantes, gostei muito.
Sou aluna da FATEC de Itapetininga.. [4] 4. [5] SR. [6] AS. RESP.:
Sobre a diferença fundamental entre dado e informação,
veja meu artigo
https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/dado-info.html
Nós já fomos substituídos por máquinas,
por exemplo para fazer buracos com uma retroescavadeira, para fazer
calculeiras etc. Mas a substituição deveria ser feita
com consciência. Como eu disse na palestra, o é válido
substituir o trabalho humano que o degrada, desde que se dê um
trabalho mais digno.
- [1] Sobre a relevância que se tem pensar mais sobre
o assunto da técnologia eo avanço dela por si só.
[2] Nenhuma. [3] Muita boa a palestra. [4] 5. [5] SN.
[6] AS. RESP. Leia meu artigo "A missão da tecnologia"
em
https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/missao-tecnol.html
- [1] Sobre a inteligência artificial. [2] Foi
muito bem explicado. [3] Comércio exterior. [4] 5. [5]
SR. [6] AS.
- [1-2] {Vazios}. [3] Comércio Exterior. [4] 4. [5] SR.
[6] AS.
- [1] temos os nosso proprio computador embutido dentro de nós
mesmo, gravamos e aprendemos rapidamente como uma nuvem de software
ou seja todos somos "maquinas pensantes", conceitos basicos
que associam fenomenos de percepção objetiva. [2]
Nenhuma. [3] Comex 4 Noturno. [4] 4. [5] SN. [6] AS. RESP.:
Tentei mostrar que nada, absolutamente nada no corpo humano é
uma pura máquina. Lembre-se o exemplo do braço como alavanca
- jamais houve uma alavanca com milhares de fibras, algumas se expandindo,
outras se contraindo. Além disso, muito importante, nas máquinas
qualquer ação delas pode ser explicada e compreendida.
Mostrei que se em uma ação com origem interior, como levantar
um braço, seguir-se a causa física de o braço se
levantar, e a causa da causa, e a causa da causa da causa etc. sempre
se chega a um beco sem saída, sem explicação física.
Em minha concepção, não somos "máquinas
pensantes" pois não somos máquinas.
- [1] Aprendi que por mais avançada que as máquinas
sejam elas não tem como reproduzir algumas coisas que são
exclusivas dos seres humanos, que são as emoções
e as sensações, as máquinas podem até imitar
alguma coisa mas nunca serão espontâneos e com sentimentos
como o dos seres humanos. [2] Nenhuma. [3] Sou aluno do
3º semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
da FATEC Itapetininga. [4] 5. [5] SR. [6] AS. RESP.: Sim, máquinas
jamais vão ter sensações e sentimentos. Mas também
jamais vão pensar como nós, pois temos liberdade no pensament.
Como mostrei, de fato a liberdade está no querer, na vontade;
o pensamento é um instrumento que tempos para vivenciar a liberdade.
- [1] {Vazio}. [2] Nenhuma. [3] 4° COMEX NOTURNO.
[4] 5. [5] SR. [6] AS.
- [1] Impossível determinar apenas um, todos os assuntos
foram importantes. [2] Nenhuma. [3] Aluno de comércio
exterior. [4] 5. [5] SR. [6] AS.
- [1] Podemos ter a inteligência para criarmos máquinas
incríveis que façam das mais diversas funções,
mas essas máquinas nunca serão capazes de substituir um
humano e sua mente humana. [2] Como diferir a inteligência
com a preguiça em depender das maquinas. [3] Aluna de
Comércio Exterior. [4] 4. [5] SR. [6] AS. RESP.: Depende
da substituição; veja a resposta à avaliação
Nº 1. Essa questão da preguiça, do comodismo, é
muito interessante. De fato, muito uso das máquinas é
devida a eles. Por exemplo, dar meios eletrônicos para as crianças
para mantê-las ocupadas. Esse comodismo vai provavelmente produzir
enormes dores de cabeça mais tarde.
- [1] Que devemos nos atentar e nos preparar para as novas tecnologia.
[2] O assunto foi explicados os mínimo detalhes. [3]
Um assunto que gosto de acompanhar e sempre me chama atenção
tecnologia relacionadas a ia pois faço GPI E ela está
relacionadas as vários processos. [4] 4. [5] SR. [6] AS. RESP.:
Sim, as máquinas devem ser usadas com extrema consciência
e cuidado. Para isso, é preciso conhecer o funcionamento básico
delas e seu impacto nos seres humanos e na natureza.
- [1] Máquinas jamais terão livre arbítrio
um tema muito interessante. [2] por enquanto nenhuma. [3]
{Vazio}. [4] 5. [5] SR. [6] AS. RESP.: Se as máquinas
tivessem livre arbítrio, não seriam úteis, pois
não fariam o que queremos delas. Além disso, máquinas
são puramente físicas (de fato, são subnaturais,
o que eu não falei), e da matéria física não
pode advir liberdade, pois ela está sujeita inexoravelmente às
"leis" e condições físicas.
- [1] Aprendi muito sobre IA, o que é, e conceitos muito
mais avançado do que eu sabia. [2] {Vazio}. [3]
Aluno de ADS - noturno - 2 Semestre. [4] 4. [5] SR. [6] AS. RESP.:
Interessante você ser da área de sistemas computacionais
e ter essa opinião.
- [1] A pensar sobre pensar, treinar a concentração.
[2] Será que realmente não será possível
no futuro desenvolvermos uma verdadeira IA? O ser humano sempre sonha
com o "impossível" e isso faz com que busque esse "impossível"
e muitas vezes consiga alcançar mesmo depois de anos, décadas,
séculos ou mesmo milênios. [3] Tecnologia em comércio
exterior. [4] 5. [5] SR. [6] AS. RESP.: Sim, desenvolver a concentração
mental é muito importante hoje em dia, pois o mundo está
forçando as pessoas a se distraírem. De certo modo, é
um antídoto contra alguns dos males da "civilização"
moderna. O que seria uma "verdadeira" IA se não é
possível definir formalmente o que é inteligência?
Há coisas "impossíveis". É impossível
fazer a matéria ter liberdade, ter consciência, sentir,
pensar como o ser humano etc.
- [1] Que a inteligencia artificial esta chegando no mundo para
facilitar nossas vidas.. [2] Nenhuma da minha parte. [3]
Excelente palestra, muito bem explicada e com um ótimo conteúdo.
[4] 5. [5] SR. [6] AS. Não acho que a missão profunda
..da tecnologia seja facilitar nossas vidas, veja o meu artigo citado
na avalição Nº 2.
- [1] As maquinas jamais terão sentimentos, elas são
programáveis, só usam aquilo que um ser humano foi capaz
de colocar nela, é incapaz de pensar, criar de levantar ideias
sozinha, só faz aquilo que é programada para fazer. [2]
Caso se consiga aplicar o Transumaníssimo, as maquinas desenvolveriam
a capacidade de pensar por conta? ou ainda assim seria apenas algo programável?
[3] . [4] 5. [5] SR. [6] AS. RESP.: De maneira mais geral,
eu diria "aquilo que ela foi projetada e construída para
fazer." Isso engloba a programação de máquinas
digitais. A sua expressão "pensar por conta" parece
revelar algo muito profundo: ter-se consciência do que se está
pensando; isso é autoconsciência. Não se sabe cientificamente
o que é a consciência (considerada um problema #hard da
ciência) e muito menos o que é autoconsciência. O
que não se conhece cientificamente é impossível
colocar em uma máquina. Minha conjectura é que com o paradigma
atual da ciência, jamais se saberá o que é consciência.
(E também memória, vida, sonho, sono, pensar, sentir,
querer etc.). Para algo ser programado, deve ser formulado antes como
um algoritmo. Minha conjectura é que não existem algoritmos
no ser humano que produzem o pensar, o sentir e o querer.
- [1] o ser humano é único e não pode ser
substituído por máquinas. [2] futuro sobre a inteligência
humana, se será estagnada ou se evoluirá. [3] 3º
Comex Noturno - Itapetininga. [4] 4. [5] SR. [6] AS. RESP.: Depende
da substituição. Retroescavadeiras substituem o ser humano
na tarefa de fazer buracos grandes rapidamente.
- [1] Aprendi a mensurar melhor quais as transformações
que a IA trará e já trouxeram em nossas vidas. [2]
A IA na Medicina, poderá atuar preventivamente antes dos médicos,
para detectar e previnir doenças exemplo de uma pandemia) e até
mesmo definir quais exames o paciente devem fazer ?? [3] Cursando
Gestão da Produção Industrial FATEC Itapetininga.
[4] 4. [5] SR. [6] AS. Sim, a IA pode ajudar na medicina de várias
maneiras. Como eu disse na palestra, há um perigo muito grande
em se passar a usar apenas os cálculos das máquinas, substituindo-se
totalmente o ser humano nos diagnósticos e nos tratamentos. Isso
será desumano pois, por exemplo, as máquinas não
podem ter compaixão.
- [1] As maquinas nunca serão como nós seres humanos!
O ser humano tem uma complexidade que não é possível
aplicar em maquinas robóticas. [2] {Vazio}. [3]
Comércio Exterior noite - 3 semestre. É um assunto complexo,
mas a palestra foi ótima. Assunto bem tratado e o professor tem
um dinamismo didático maravilho. [4] 4. [5] SR. [6] AS. RESP.:
Sim, pelas avalições das minhas palestras, acho que tenho
o dom de organizá-las e dá-las de maneira interessante.
Só faltam mais convites...
- [1-2]{Vazios]. [3] GPI. [4] 5. [5] SR. [6] AS.
- [1] As máquinas nunca serão maiores que os humanos
!. [2] Como o ser humano acredita que computadores possam ser
maiores que humanos. [3] Palestra muito interessante.( COMEX
noturno ). [4] 4. [5] SR. [6] AS. RESP.: Depende da atividade.
Se for atividade que exija força física, a máquinas
são muito maiores do que os seres humano. Acho que a razão
de pessoas acharem que os computadores possam ultrapassar o ser humano
em atividades cognitivas, é a concepção materialista
do mundo. Se o ser humano é apenas constituído de matéria
física, não haveria por que não passar tudo o que
ele é para uma máquina física.
- [1-2] {Vazios}. [3] Curso: Análise e Desenvolvimento
de Sistemas. [4] 4. [5] SR. [6] AS.
- [1] Acredito que o planeta vai evoluir sua ética para
que o nosso país possa evoluir por cobrança externa. Assim
como o humano precisa aprender a pensar, ser orientado a pensar com
clareza, as máquinas precisam ser programadas para interpretar
o que o ser humano precisa.. [2] {Vazio}. [3] aluna do
5º ciclo de Gestão da Produção Industrial.
[4] 5. [5] SR. [6] AS. RESP.: Sim, estou de acordo: somente com
uma influência externa o Brasil vai aprender, por exemplo, que
deve preservar suas florestas. A Comunidade Europeia já está
estudando proibir a importação de países que desmatam
ilegal ou legalmente suas florestas. Não acho que se deve comparar,
com o nosso pensamento, uma máquina programada, como expliquei.
- [1] Aprendi que é um tema que depende muito da perspectiva
com que as coisas são vistas. Em alguns aspectos, somos como
máquinas, já em outros não. [2] {Vazio}.
[3] Parabéns pela palestra!! Sou aluno da Fatec, no curso
de Análise e Desenvolvimento de Sistemas). [4] 4. [5] SR. [6]
AS. RESP.: Sim, toda opinião depende da concepção
de mundo que se faz. Veja minha resposta à avalição
Nº 5.
- [1-2] {Vazios} [3] Curso de Análise e Desenvolvimento
de Sistemas- Fatec Itapetininga. [4] 5. [5] SR. [6] AS.
- [1] Conceitos e filosofia sobre máquinas e características
humanas. [2-3] {Vazio} [3] . [4] 5. [5] SR. [6] AS. RESP.:
Sim, acho fundamental ter-se uma boa noção das diferenças
entre os seres humanos e as máquinas (e também a diferença
para os animais).
- [1] Primeiramente gostaria de elogiar o palestrante Prof.
Dr. Valdemar Setzer, por nós apresentar um tema relevante e muito
interessante. Os sistemas ou máquinas que imitam a inteligência
humana e que executam tarefas e podem se aprimorar relativamente com
base nas informações que coletam. Atualmente tudo está
relacionado com inteligência artificial, como celulares computadores
até mesmo assistentes virtuais que fazem quase tudo que pedimos.
O mundo está cada vez mais robotizado e as máquinas estão
cada vez mais incluídas na sociedade. [2] É possível
que as máquinas de inteligência artificial comecem a ter
"sentimentos" mesmo sendo máquinas ?. [3] Sou
aluna do curso de Comex. Cheguei na metade da palestra, vi que perdi
algumas partes importantes.. mas o que consegui assistir foi bem informativo
e trouxe uma visão diferente em relação a inteligência
artificial. [4] 5. [5] SR. [6] AS. RESP.: Não acho que
os assistentes virtuais fazer "quase tudo o que pedimos".
Esses sistemas são muito limitados. Até as máquinas
de busca são extremamente limitadas. Mostrei na palestra que,
na minha concepção, máquinas jamais vão
ter sentimentos, pois estes são individuais e subjetivos, e as
máquinas são universais e objetivas. Isto é, há
algumas características humanas que jamais poderão ser
ineridas nas máquinas. Já que você perdeu algumas
partes importantes, repasse a apresentação em ppt, leia
o artigo ou o livro.
- [1] minhas ideias e pensamentos foram "incrementados",
o que eu já pensava e tinha uma noção foi reforçado.
[2] não consigo pensar em algo que não tenha ficado
concreto. [3] achei muito interessante, gostaria que houvessem
mais apresentações como essa para assistirmos na fatec.
[4] 5. [5] SR. [6] AS.
- [1] Que eu preciso ler mais...parar de pensar pelos outros...
[2] Foi tudo otimamente explicado, não venho nenhuma dúvida.
[3] Excelente palestra!! "Quando estiver se sentindo com
baixa auto estima, primeiro verifique ao seu redor, se vc não
está cercado por idiotas!" Eu tenho deficiência de
atenção...mas esta palestra me prendeu do começo
ao fim... Agradeço muito pela oportunidade! Pensar "fora
da casinha" faz muito bem...conviver com mentes abertas...sinto
saudades disso... Foi perfeito. Mais uma vez agradeço. Mas o
palestrante precisa hidratar as cordas vocais...nas palestras... [4]
5. [5] SR. [6] AS. RESP.: É muito importante não só
pensar como outras pessoas pensam, mas também sentir com elas
e querer executar ações como elas querem - desde que sejam
ações válidas. Quando se consegue isso, estabelece-se
uma verdadeira comunhão com as outras pessoas. Por mais "idiota"
que uma pessoa seja, ela pode ter grandes valores. Por exemplo, uma
pessoa sem nenhuma cultura moderna pode ter um coração
de ouro, ajudando outras pessoas. Sim, eu devia ter tomado mais água
durante a palestra; fico tão envolvido e concentrado que me esqueço
disso... Desculpe pela rouquidão.
- [1] A forma do pensar, o conceito que temos e associamos,
nossas percepções e associações de nossas
ideias; Os computadores são apenas máquinas, elas apenas
interpretam programas, apenas códigos numéricos. [2]
Seria possível usarmos IA para criar órgãos para
transplantados, seria possível usar a tecnologia para isso? [3]
Palestra muito esclarecedora e apresentam pontos lógicos, sobre
os pontos de vista do uso de máquinas. (Gestão da Produção
Industrial). [4] 4. [5] SR. [6] AS. RERSP.: Você está se
referindo a órgãos artificiais? Certamente, veja as próteses.
- [1] Conceito de pensar. [2] Nenhuma. [3] {Vazio}.
[4] 5. [5] SR. [6] PR. Sim, acho importantíssimo ter-se uma conceituação
clara de como o nosso pensar funciona, por exemplo o fato de com ele
associarmos conceitos às percepções, isto é,
que por detrás de cada objeto existe uma essência que não
é física, que é percebida pelo nosso pensar.
5. 13/10/21 15h45-16h35 (interessante que a sessão com perguntas
e debates foi até as 19h30), no 18th CONTECSI - International Conference
on Information Systems and Technology Management. Itens adicionais do
formulário eletrônico e estatísticas: [4] Graus de
satisfação 1 - muito insatisfeita/o a 5 - muito satisfeita/o
(83,3% de 5, 16,7% de 4); [5] Estudante de ensino médio (EM), de
graduaçao EG, de pós-graduação (PG, 83,3%),
profissional (PR, 16,7%); [6] Área de estudo/formação
- Ciências exatas e engenharia (CE, 66,7%), ciências humanas/letras
(CHL, 33,3%); [7] Aprendeu coisas novas - Sim, interessantes (SI 100%),
Sim, mas não foram interessantes (SN), Não (N).
- [1] Diferenças entre homem e máquina [2]
Porque o homem tem dependido tanto da máquina? Terceirização
do pensar? [3] Excelente palestra e exposição.
[4] 5 [5] PG [6] CHL [7] SI. RESP.: Sim, é absolutamente
essencial se conhecer e reconhecer as diferenças entre seres
humanos e máquinas, para jamais confundi-los, pois isso degradaria
a imagem que se deveria ter do ser humano. Mas também. A diferença
entre seres humanos e animais. Durante a palestra, não mencionei
que a concepção de que o ser humano é uma máquina
deveria levar, coerentemente, a horrores piores do que o nazismo, onde
seres humanos foram tratados como animais. Não há sentido
em se ter compaixão de uma máquina (isso eu disse...).
Acho que a dependência cada vez maior do ser humano em relação
às máquinas deve-se ao fato de elas não estarem
sendo usadas com consciência, e não se ter uma concepção
profunda do que é o ser humano. Essa concepção
já existe, está toda publicada. Veja, por exemplo, meu
texto
www.ime.usp.br/~vwsetzer/const1.htm
- [1] Refletir sobre o que é pensar. [2] Acho
que é preciso dar mais enfase no ser humano, por trás
das tecnologias, pois ele sim é o grande responsável por
essa alienação total. Parece que vivemos em um faroeste.
[3] Muita coisa dita veio de encontro ao que acredito. [4] 5
[5] PG [6] CE [7] SI, RESP.: Interessante você ter usado
a expressão "refletir sobre o pensar". Repare bem,
isso significa pensar sobre o pensar! E quando você faz isso,
como citei, você entra num estado que Rudolf Steiner, em seu livro
"A Filosofia da Liberdade" (uma nova tradução,
da qual fiz o cotejo, deve sair daqui a alguns meses - você encontra
em inglês no Rudolf Steiner Archive. Um interessante resumo está
em
www.ime.usp.br/~vwsetzer/Amrine-essencial-da-FidaLi.pdf
Interessante a associação ao "faroeste". Sim,
estamos caminhando para a apocalíptica "Luta de todos contra
todos". Se não houver uma mudança de mentalidade,
o futuro será terrível. Está mais do que na hora
de se perceber que é necessário haver uma mudança
radical de mentalidade, pois a atual está destruindo a natureza
e a humanidade. A educação escolar deve mudar, pois está
produzindo pessoas com a mentalidade geral atual, e os adultos devem
se autoeducar.
- [1] Nós somos mais que seres físicos. [2]
Gostaria de conversar mais, no futuro, sobre espiritualidade, memória,
inteligência [3] Parabéns ao Professor [4] 4 [5]
PR [6] CE [7] SI. RESP.: Sim, o fato de não sermos apenas
seres físicos é uma concepção muito importante
para que haja uma mudança de mentalidade. Mas para isso não
é necessário abdicar de pensamentos claros e objetivos,
sem apelar para sentimentos como em geral fazem as religiões
instituídas. Estou à disposição para conversas.
Posso fazê-lo individualmente, inclusive pessoalmente, fisicamente,
mas se você arranjar um grupo de conhecidos interessados, posso
abrir uma sessão no zoom para isso (tenho uma conta nele da USP).
- [1] Sensacional, trabalho com esta disciplina e já
li alguma coisa a respeito, mas apendi tanta coisa que não consigo
enumerar o mais importante - resumidamente "O homem não
é uma maquina!" [2] Como combater estas ideias que
a IA vem substituir um ser humano. [3] Excelente apresentação!
[4] 5 [5] PG [6] CE [7] SI. RESP.: Fiquei muito sensibilizado
com o interesse do Prof. Riccio, incansável organizador do congresso,
que participou de parte da reunião e ficou um tempão durante
as discussões. Sim, talvez a mudança da mentalidade do
pessoal de IA de que o ser humano não é uma máquina
seja o mais importante. O resto foi justificativa e relatos de consequências
de se pensar o contrário, uma aberração, uma verdadeira
doença. Quanto a combater essas ideias, acho que a solução
a curto prazo é de conscientizar as pessoas de que é possível
ter outra concepção do ser humano e do universo, muito
melhor e abrangente, mostrando que os ser humano é, em muitas
atividades, insubstituível (obrigado pelo "substituir",
vou começar a usar o "insubstituir" em minhas palestras).
É o que tenho tentado fazer. Veja o material em meu site.
- [1] A Inteligência Artificial não pode ser tratada
apenas como solução mas como parte do problema também.
[2] Como demonstrar para as pessoas que é preciso se preparar
melhor para o futuro com IA. [3] Excelente palestra. O professor
é um exemplo e uma inspiração para a vida. [4]
5 [5] PG [6] CE [7] SI. RESP.: Parece-me que o que está
acontecendo é que, por exemplo, o "aprendizado" de
máquina é uma solução à procura de
problemas. Tem-se a técnica, e agora procura-se aplicá-la
onde dá e onde não deveria dar... Para preparar as pessoas,
é preciso mudar a mentalidade delas, mostrando os problemas causados
pela concepção prevalente de que o ser humano é
uma máquina e que há outra possibilidade, muito mais humana.
A concepção de que o ser humano é uma máquina
devia, se coerente, levar a uma total desumanização.
- [1-3] {Vazios} [4] 5 [5] PG [6] CHL [7] SI
- [1] 1. A diferença entre o humano e a máquina.
A inteligência é característica humana, como também
a memória entre outros termos utilizados de forma equivocada.
[2] Sobre as possibilidades de uso da informação
pelas pessoas. [3] Gostaria de ouvir mais sobre a relação
entre a busca e uso da informação, para resolver problemas
do dia a dia, pelas pessoas e os serviços de máquina para
"resolver" problemas humanos. [4] 5 [5] PR [6] CHL [7] SI.
RESP.: Sim, talvez o mais importante foi que não somos
máquinas. Infelizmente não pude entrar em detalhes, devido
ao tempo restrito. No livro, você pode ver que introduzo dois
tipos de inteligência: incorporada e criativa. Todas as plantas,
animais, seres humanos (eu falo sempre de 4 reinos da natureza, acrescentando
o reino humano os três tradicionais) e também as máquinas
têm inteligência incorporada. Até mesmo os
minerais se a Terra não tivesse as características
que ela tem, não estaríamos aqui. Mas só os seres
humanos tem inteligência criativa. Sobre sua dúvida,
veja meu artigo
www.ime.usp.br/~vwsetzer/dado-info.html
A busca é sempre por dados. Se você compreender os dados
encontrados, eles viram informação. A localização
de algum dado útil é um problema humano; as máquinas
podem ajudar nisso. Mas o ser humano deve verificar se o que foi obtido
é o que ela/e procura, isto é, jamais se fiar totalmente
no que uma máquina fornece.
4. 5/10/21 palestra remota pelo google meet e youtube para interessados
e alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,
principalmente de ciência da computação. Items complementares
e estatísticas: [4] Graus de satisfação (1 - muito
insatisfeita/o a 5 - muito satisfeita/o), 73,8% de 5; 23,8%
de 4; 2,4% de 3. [5] Estudante de curso superior (S) 45,2%;
de pós-graduação (P) 40,5%; não é
estudante (N) 14,3%. [6] Área de estudo/atuação:
computação (C) 28,6%; ciências exatas e engenharia
(CE) 33,3%; letras e ciências humanas (L) 11,9%; ciências
biomédicas (CB) 2,4%; artes (A) 2,4%, outra (O) 21,4%.
[7] Aprendeu coisas novas: Sim (S) 100%. [8] Achou as considerações
filosóficas: interessantes (I) 97,6%; não interessantes
(N) 2,4% (uma só avaliação!).
- [1-3] {Vazios} [4] 4 [5] S [6] C [7] S [8] I
- [1] Que as máquinas nunca terão uma alma, um
sentimento, uma sensação. [2] Como bots desenvolvem
pensamentos contrários à sua programação
(como bots chineses que decidiram ser a favor dos Estados Unidos e da
democracia e contrários à tirania chinesa)? [3]
{Vazio} [4] 5 [5] S [6] L [7] S [8] I RESP.: Interessante você
ter mencionado a alma, algo que eu não citei na palestra. Há
uma confusão muito grande com relação a ela e o
que se pode chamar de espírito. Para uma caracterização
das duas, veja meu texto
www.ime.usp.br/~vwsetzer/const1.htm
Eu não diria que os robôs "desenvolvem pensamentos",
pois eles não pensam. Os resultados inesperados são em
geral devido a dados viciados. Houve vários casos de sistemas
para selecionar candidatos a empregos que discriminavam as mulheres
pois os dados que foram fornecidos eram de funcionários das empresas,
que em sua maioria eram homens.
- [1] As sensações e a percepção
são individuais [2] {Vazio} [3] Não se pode
ser tão rígido com a arte. Os filmes se valem de licença
poética. Especialmente os de ficção. O nome já
diz. São exemplos do impossível mas é assim que
devem ser vistos. [4] 4 [5] N [6] L [7] S [8] I. RESP.: Eu disse
que as sensações e sentimentos são individuais.
As percepções são objetivas mas sempre parciais.
O pensamento completa a realidade "observando" o conceito
ligado ao que é percebido. São, os filmes de ficção
científica são ficção, mas eu acho que influenciam
a maneira de pensar das pessoas, principalmente os leigos. Isso pode
ser muito perigoso, por exemplo induzindo a ideia de que o ser humano
é uma máquina física.
- [1-3] {Vazios} [4] 4 [5] P [6] CE [7] S [8] I
- [1] A riqueza de ser humano. [2] Até quando
seremos indivíduos? [3] Sensacional! Discussão
profícua e esclarecedora! Minha área é Saúde
(Medicina) [4] 5 [5] P [6] CB [7] S [8] I. RESP.: A sua pergunta
é muito importante. Inelizmente, os próprios seres humanos
estão se deixando tratar como se não fossem indivíduos.
Em particular, a ciência não trata os seres humanos como
indivíduos, pois só trata de questões objetivas,
e todo indivíduo tem subjetividade.
- [1] Conceitos filosóficos sobre o tema. [2]
Nenhuma [3] Administração [4] 5 [5] P [6] L [7]
S [8] I
- [1] O que aprendi que computadores são máquinas
puramente sintáticas e as mentes são semânticas,
ou seja, computador faz, processa, não sabe o que está
fazendo e a mente pensa, compreende, sabe o que está fazendo.
[2-3] {Vazios} [4] 4 [5] S [6] C [7] S [8] I. RESP.: O "saber
o que se está fazendo" não é uma questão
de sintaxe, mas de autoconsciência.
- [1] Como pensar sobre o pensar. Penso, tenho a vivência
de algo que não existe. O pensar não é físico.
"Penso, logo existo": está errado. Nós criamos
as leis. O meu pensar que cria as leis físicas. O pensar é
a vivência do livre arbítrio. No pensar saímos das
leis físicas. As máquinas jamais terão livre arbítrio.
[2] {Vazio} [3] Tema muito interessante e necessário.
[4] 5 [5] P [6] O [7] S [8] I. RESP.: O "cogito, ergo sum"
do Descartes está errado no sentido de que o pensar nos mostra
que não somos seres puramente físicos, isto é,
temos uma parte que não existe fisicamente. O pensar não
é "a vivência do livre arbítrio". Ele
pode ser usado como um instrumento para se vivenciar pessoalmente
o livre arbítrio que, aliás, não está no
pensar, mas na vontade, como mostra a própria expressão
"livre arbítrio".
- [1] A abstração complexa da formação
do pensamento [2] Se o pensamento é imaterial, o que ele
é? [3] {Vazio} [4] 5 [5] S [6] C [7] S [8] I. RESP.:
Para responder sua pergunta, é necessário ter uma concepção
da natureza suprassensível do ser humano. Veja o texto citado
na avaliação Nº 1.
- [1] Reflexão sobre as diferentes modalidades de inteligencia
[2-3] {Vazios} [4] 5 [5] P [6] L [7] S [8] I.
- [1-3] {Vazios} [4] 4 [5] S [6] CE [7] S [8] I
- [1] O ser humano não é uma máquina e
o pensamento não é físico [2] Não
seria possível programar uma máquina e instruí-la
a não ser determinista? Mesmo que fosse um não-determinismo
"artificial", já não seria o suficiente pra
"enganar" um ser humano a compreender essa máquina
como uma que tem sentimentos? [3] Sou estudante de Design Gráfico
(não sei se entra na área "artes", mas em minha
concepção não) [4] 4 [5] S [6] O [7] S [8] I. RESP.:
Acho que se pode construir uma máquina que não seja determinista,
mas nesse caso deveria ter vários processadores independentes,
que dariam respostas independentes. Mas isso é inviável,
pois o número de respostas seria normalmente enorme se houver
várias transições não deterministas. É
interessante notar que, dada uma máquina de Turing não
determinista, é fácil provar que existe uma determinista
que dá exatamente o mesmo resultado (é preciso implementar
uma pilha de dados que é carregada em cada transição
não determinista). Não é necessária uma
máquina não determinista para enganar os incautos de que
a máquina tem sentimentos. Basta, por exemplo, reconhecer expressões
faciais. Ou ver os filmes que citei e certamente muitos outros.
- [1] as máquinas nunca poderão substituir a escencia
humana: O pensar, o sentir, o perceber. [2] o melhor da palestra
que abre monte de perguntas. [3] Fiquei maravilhada pelo professor
e pelo assunto. [4] 5 [5] N [6] C [7] S [8] I. RESP.: Sim, pois
na minha hipótese de trabalho a essência do ser humano
e de todas as coisas não é física. Só que
no ser humano essa essência está ligada ao corpo, à
vida e às emoções, e no caso de objetos inanimados
está no mundo platônico das ideias. O mesmo no caso dos
animais: a essência de um leão é a leonidade, que
não está diretamente ligada a cada leão em particular.
Atenção, eu falei de pensar, sentir e querer. Perceber
é outra coisa, e depende dos órgãos de sentido.
Ótimo que a palestra levou a "um monte de perguntas! Uma
palestra que não deixa dúvidas ou perguntas não
é uma boa palestra. O mesmo para uma aula.
- [1] Novas reflexões sobre assuntos do nosso dia a dia
[2-3] {Vazios} [4] 5 [5] S [6] CE [7] S [8] I. RESP.: Que bom
que você reconheceu que eu estava apelando para as vivências
de cada pessoa.
- [1-3] {Vazios} [4] 3 [5] S [6] A [7] S [8] N. RESP.: Curioso:
essa foi a única pessoa que achou que as considerações
filosóficas não foram interessantes.
- [1] A concepção entre pensamento, informação,
sentimento. [2-3] {Vazio} [4] 4 [5] S [6] C [7] S [8] I
- [1-3] {Vazios} [4] 5 [5] S [6] CE [7] S [8] I
- [1] As diversas visões sobre o que é inteligência
artificial. [2] Nenhuma dúvida [3] {Vazio} [4]
4 [5] N [6] CE [7] S [8] I
- [1] Devemos ser mais criteriosos em relação
às maquinas e a suas (não) capacidades cognativas e sentimentais.
[2-3] {Vazios} [4] 5 [5] P [6] C [7] S [8] I
- [1-3] {Vazios} [4] 5 [5] N [6] CE [7] S [8] I. RESP.: Tentei
mostrar que as máquinas não têm "capacidades"
sentimentais.
- [1] A fundamentação filosófica pela qual
se diz que seres humanos não são máquinas (para
mim sempre parece óbvio que não, mas nunca soube indicar
exatamente o por quê) [2] Como mudar a mentalidade que
"maquiniza" o ser humano? Quais os limites do que pode ou
não ser interpretado como máquina? Qual seria o papel
de um "senso de coletividade" nesse contexto do comportamento
humano? [3] Incrível palestra! Proporcionou um terreno
para diversas reflexões que tentarei fazer. [4] 5 [5] P [6] CE
[7] S [8] I. RESP.: Ótimo que eu dei argumentos para você
compreender por que os seres humano não são máquinas
físicas. Para mudar a mentalidade que "maquinaliza"
o ser humano, é necessário compreender que ele não
é um ser puramente físico. Aliás, é interessante
que o próprio corpo físico é individualizado. A
digestão transforma os alimentos em algo individual. Por causa
da individualidade manifesta no corpo físico, é que existe
rejeição a transplantes! As máquinas foram projetadas
e construídas (eventualmente com a ajuda de outras máquinas).
Um ser humano pode ter sido planejado pelos pais, mas não foi
projetado e construído! O "senso de coletividade" é
várias coisas. Por exemplo, sensibilidade social (perceber a
outra pessoa); é responsabilidade social (ter o impulso de ajudar
outra pessoa); ter compaixão pelo sofrimento de outra pessoa
etc.
- [1] O sentir, não pode ser colocado em uma máquina.
Uma máquina não pode tomar decisões através
do sentimentalismo, ela é lógica ou seja toma decisões
óbvias. Uma AI não pode "dominar" o mundo. [2]
A palestra foi tão esclarecedora que não houve dúvidas
de minha parte. [3] Didática incrível e ótima
interação. [4] 4 [5] S [6] CE [7] S [8] I. RESP.
Eu não diria "sentimentalismo", mas agir levando em
conta os sentimentos e os impulsos de vontade. Atenção:
"levando em conta", e não "sendo dominado por".
Computadores não tomam decisões, fazem escolhas lógicas.
Mas podem não ser óbvias, como no caso de "aprendizado"
de máquina em que não se examinaram os parâmetros
deduzidos pelo sistema. Quando à IA dominar o mundo, isso depende
de onde as máquinas serão colocadas.
- [1] Exergar a computação e a ciência por
outro ângulo [2] Saio da palestra cheio de dúvidas,
pois o professor foi provocativo em quebrar uma visão materialista.
Não me digo convencido, mas com dúvidas a respeito de
muita coisa a respeito do que foi tratado. Essas dúvidas são
muito boas, pois com certeza irei em busca do conhecimento necessário
para respondê-las. [3] Apesar de não concordar com
o professor em alguns pontos, a palestra foi incrível e extremamente
necessária para minha formação. As reflexões
do professor são muito interessantes e importantes de serem discutidas.
Com certeza saio da palestra super pensativo, reflexivo e com sede de
conhecimento. [4] 5 [5] S [6] C [7] S [8] I. RESP.: Ótimo
que você se sentiu impelido a buscar mais conhecimento. Ele está
disponível! Ótimo você não concordar comigo
em todos os pontos. O mundo ser-me-ia muito monótono se todas
as pessoas concordassem com minhas ideias! Vamos discutir!
- [1] Palestra excelente!!!!!! Principalmente no campo da filosofia
[2] {Vazio} [3] Juridica [4] 5 [5] P [6] L [7] S [8] I
- [1] Mudei totalmente minha noção e opinião
sobre o que é 'Inteligência Artificial'. [2] Como
se ter uma IA mais ética. [3] {Vazio} [4] 5 [5] P [6]
CE [7] S [8] I. A formulação correta seria "como
se usar a IA de maneira mais ética e moral." Eu faço
uma distinção muito clara entre ética, que é
corporativa, comunitária, e moral, que é individual. Por
exemplo, é ético, dentro da profissão, um advogado
defender e conseguir inocentar uma pessoa que ele tem certeza de ter
cometido um crime. Mas isso não é moral. O uso da tecnologia
em geral só será mais ético e moral se houver uma
radical mudança de mentalidade, no sentido do ser humano mudar
sua concepção materialista do mundo. Da matéria
não pode advir ética ou moral.
- [1] Que os robôs não vão substituir o
ser humano. [2-3] {Vazios} [4] 5 [5] S [6] CE [7] S [8] I. OBS.: Depende
do uso que vai se fazer dos robôs. Robôs que ensinam substituem
(indevidamente) o ser humano.
- [1] tudo [2] ninguna [3] {Vazio} [4] 5 [5] P
[6] CE [7] S [8] I
- [1] Diferenciar o pensar [2] Não fiquei com
dúvidas [3] Excelente linguagem e didática, super
explicativo e construção do pensamento [4] 5 [5] P [6]
L [7] S [8] I
- [1] Que a tecnologia não é neutra [2]
{Vazio} [3] Excelente palestra, agradeço imensamente pela
oportunidade! [4] 5 [5] S [6] C [7] S [8] I
- [1] A computação deveria ser orientada ao progresso
da humanida mas há fortes evidências que elas estaria caminhando
na contramão. [2] Pode haver pensamento sem um cérebro?
O problema maior são as máquinas ou a lógica de
consumo que impera em nossa sociedade? [3] Muito obrigado professor!
[4] 5 [5] P [6] C [7] S [8] I. RESP.: Uma grande parte do uso
da tecnologia está na contramão, destruindo o ser humano
(inclusive psicologicamente) e a natureza. A sociedade consumista é
fruto do que a move, principalmente: o egoísmo e a ambição.
- [1] Que apesar de serem muito úteis para cálculos
mais rápidos, as máquinas não podem sentir, nem
pensar, somente realizar o que já foi programado. [2]
{Vazio} [3] Estou estudando mestrado e utilizando Inteligência
Artificial com abordagem Fuzzy. Sinto um dilema muito grande em desenvolver
algoritmos para apoiar a tomada de decisão e ao mesmo tempo estar
desenvolvendo também mais dependência do homem quanto à
máquina. [4] 4 [5] P [6] O [7] S [8] I. Sim. No entanto, você
tem que completar sua pós-graduação, e para isso
talvez tenha que dançar a música que os professores e
orientador gostam. Mas depois você poderá talvez colocar
as coisas em seu devido lugar.
- [1] Que o ser humano não é uma máquina.
[2] O que devo estudar para me aprofundar mais no assunto. [3]
Uma palestra desse nível só tenho uma palavra a dizer,gratidão!!!
[4] 5 [5] S [6] C [7] S [8] I. Quanto a estudar: depende do que você
foi principalmente tocado pela palestra. Será que é a
questão do ser humano não ser uma máquina? Há
outros pontos? Escreva-me um e-mail e poderemos conversar.
- [1] Pensamento holístico. [2] Sem dúvidas,
recordando que pude acompanhar por uma hora apenas. [3] Ora,
o olhar filosófico sobre a existência tecnológica
é uma contribuição importante aos estudantes que
a acompanhavam a palestra, a aula em verdade. [4] 5 [5] N [6] C [7]
S [8] I
- [1] Que por enquanto a máquina não aprende, interpreta
um conjunto de símbolos ou imagens e faz comparações
lógicas para apresentar um resultado. [2] Que a racionalidade
humana perante a aprendizagem de máquina poderá um dia
estar em equivalência. O ser humano por curiosidade quer ser copiado
em todos os sentidos, para ver quais serão os resultados. [3]
Somente agradecer a oportunidade [4] 5 [5] P [6] CE [7] S [8] I. RESP.:
Não sabemos como o ser humano aprende, e minha hipótese
é que com o paradigma atual da ciência jamais vai se saber.
Sem essa mudança não será "por enquanto",
mas "para sempre". Acho que jamais haverá equivalência
entre o AM a racionalidade humana, em um sentido amplo, por exemplo
quando a razão reconhece os sentimentos e os impulsos de vontade,
que as máquinas jamais terão. Não é a curiosidade
o principal motor do desenvolvimento tecnológico, mas o egoísmo
e a ambição que, a médio ou longo prazo, são
sempre destrutivos.
- [1] Que "inteligência" é um termo muito
complexo para se definir, e estabelecer "diferentes" inteligências
é um caminho muito interessante para clarear o pensamento: inteligência
criativa, por exemplo! [2] Uma questão que ficou "subjacente",
é que a individualidade "pode" sobreviver ao corpo
físico. Mas também foi comentado sobre a "inteligência
(humana) estar diretamente relacionada com a capacidade sensorial. Então
como pode haver a "sobrevivência" da individualidade
mesmo após o perecimento do corpo físico (e complementando,
por ser espírita e kardecista, tenho minha resposta pessoal a
esta questão - mas gostaria de saber a sua opinião, tanto
como cientista quanto como ser humano inteligente e pensante!) [3]
Excelente palestra. Sou colega do Adolfo aqui na UTFPR, atuando nas
áreas de robótica e "inteligência" artificial!!!
:) Áreas de Atuação: Computação E
Engenharia [4] 5 [5] N [6] C [7] S [8] I. RESP.: Sim, não
é possível definir inteligência usando-se pensamentos
baseados no mundo físico mais a matemática. Podemos caracterizar
os resultados de seu emprego. Que um membro não físico
do ser humano subsiste depois da morte é um conhecimento que
existia desde os primórdios da humanidade, inclusive em tempos
históricos, como o Livro dos Mortos do Egito, ou o Popol-Vuh
dos maias. Esse conhecimento devia desaparecer, ou tornar-se mera abstração,
como a existência da alma depois da morte da Igreja Católica.
Deve-se a Kardec ter trazido no séc. XIX à tona novamente
a noção dessa existência e da sua reencarnação.
Mas ele não tinha uma ideia clara da constituição
suprassensível do ser humano. Tente-se entender o que ele denomina
de perespírito: acho que é incompreensível. Hoje
em dia pode-se compreender muito bem aquela constituição,
o que é a individualidade que subsiste e sua trajetória
após a morte. Interessante que Kardec foi contemporâneo
de Darwin, o primeiro tentando trazer uma compreensão espiritual,
e o segundo tentando reduzir tudo a um materialismo. Darwin foi fundamental
para se acabar com crendices religiosas, como por exemplo os dias da
"criação" da Bíblia terem sido dias de
24 horas (mas o Sol foi "criado" no 4º "dia"!),
ou a história de Noé, interpretadas materialmente quando
se trata de maravilhosos símbolos, imagens representando acontecimentos
que não foram físicos. Voltando à sua pergunta,
a identidade própria utiliza-se do corpo e dos sentidos para
ter contato com o mundo físico e poder se desenvolver. Mas isso
só ocorre durante a vida e em vigília, quando existe a
autoconsciência (graças ao corpo!).
- [1] Refletir sobre o pensar humano e relacionar com uma IA.
[2] {Vazio} [3] O palestrante é incrível,
foi muito satisfatório poder entender a visão de uma pessoa
tão genuína sobre uma questão que deixa todo mundo
com um pé atrás. Ocmo estudante de química não
entendo sobre o tema de forma profundada então isso foi incrível.
[4] 5 [5] S [6] CE [7] S [8] I
- [1-3] {Vazios} [4] 5 [5] P [6] L [7] S [8] I
- [1] Teste de Turing - sempre achei muito interessante esta
abordagem de como a inteligencia é manipulada [2] Nenhuma
[3] Ótima palestra [4] 5 [5] P [6] O [7] S [8] I. RESP.:
Sim, de certo modo a inteligência humana está sendo manipulada
"manipulada", pois não é dirigida aos problemas
fundmentais da humanidade e da sociedade.
- [1] Buscar entender o ser humano. [2] Qual é
a teoria que o prof. comentou que embasa sua visão espiritualista
do mundo, baseada em evidências? [3] Excelente palestra
e exposição, despertou a motivação para
resgatar a busca pelo conhecimento e experiências não técnicas/lógica/racional.
[4] 5 [5] P [6] C [7] S [8] I. RESP.: Ótimo que você
deu importância à compreensão do ser humano. Essa
compreensão deve ser a base para qualquer julgamento ou ação
envolvendo pessoas. Já que você perguntou sobre a base
de minhas ideias: antroposofia. (Eu não quis mencionar para não
dar a impressão de fazer proselitismo.) Só que não
é mera (mas imensa, coerente) teoria, pois tem inúmeras
aplicações práticas de sucesso (uma delas é
a Pedagogia Waldorf, com centenas de escolas e jardins de infância
no Brasil; visite uma para ver como a educação pode ser
profundamente humana, sem traumas) e um método de pesquisa. Ela
mostra como se pode ser espiritualista com compreensão e sem
crenças, mas com hipóteses de trabalho sempre sujeitas
a revisão e comprovação.
- [1] A necessidade de valorizar a subjetividade humana, o divisor
máximo do ser humano e as máquinas - as quais só
podem cumprir as funções que lhes são determinadas
previamente, manipulando dados a partir de regras impostas, sem realmente
interpretar os dados com um "pensar" próprio da humanidade.
Em vista disso, evitar ideais tais qual a busca de atingir máquinas
indistinguíveis do ser humano. [2] Seria cabível
e necessário implementar legislação para regular
o desenvolvimento tecnológico em prol do bem-estar humano e da
moral? [3] Uma palestra incrível para um graduando em
Engenharia da Computação e para qualquer pessoa inserida
em uma sociedade de mídias digitais. [4] 5 [5] S [6] C [7] S
[8] I. RESP.: Não creio que a subjetividade do ser humano
seja o "divisor máximo". Um divisor fundamental é
capacidade do ser humano de pensar com liberdade, ser criativo em algo
para o futuro (os computadores só usam o passado!). Sim, procurar
máquinas indistinguíveis do ser humano só mesmo
se o ser humano for reduzido a (ou considerado como ) algo que ele não
é. Em princípio não sou a favor de proibições,
pois podem limitar a liberdade, mas reconheço que a humanidade
está longe de ter a consciência e a moral para dispensar
as leis, e conhecimento para usar bem a liberdade. De fato, o ser humano
deixou de ser guiado, como nos tempos antigos, e não está
sabendo guiar-se a si próprio e à sociedade.
- [1-3] {Vazio} [4] 5 [5] S [6] CE [7] S [8] I
- [1] os perigos da confiança excessiva na tecnologia
[2] incerteza do futuro tecnológico [3] tudo tem
seu lado bom e seu lado ruim [4] 4 [5] S [6] CB [7] S [8] I. RESP.:
Sim, está havendo uma confiança excessiva na tecnologia.
Parece que muita gente acha que qualquer novidade tecnológica
deve ser boa por definição. Por exemplo, acho que IoT
é em geral um exagero.
3. 5/5/21 palestra pela plataforma Zoom organizada pela Sociedade
Antroposófica em Portugal. Info: Arq Fritz fritzjuntoarq attt sapo
ponto pt. Graus de satisfação: com a palestra, 54,5% de
5, 36,4% de 4 , 4,5% de 3 e 4,5% de 2; com a transmissão remota:
40,9% de 5, 50% de 4, e 9,1% de 3. 59,1% dos participantes que preencheram
o formulário são mebros da Soc. Antrop. em Portugal.
- [1] Toda a explicação e os comentários
práticos. [2] A física quântica. [3]
Dar continuidade a este tema. RESP.: Acho que o mais importante
da física quântica é o fato de ela ser incompreensível
para nosso pensamento baseado no mundo físico perceptível.
(Tecnicamente, diz-se que suas equações não têm
limite clássico, isto é, na física newtoniana.)
Isso mostra que para compreender o mundo atômico é necessário
desenvolver um outro tipo de pensamento. Eu faço a conjectura
de que no nível atômico a matéria desaparece. Note-se
que as partículas detectadas em aceleradores nucleares não
são as partículas originais. Qualquer influência
sobre uma partícula elementar muda totalmente seu estado.
- [1] vale a pena aprender a ouvir. [2] no futuro, o que
fazer. [3] obrigada. RESP.: No futuro, tempos que ter
muito mais consciência no uso da tecnologia. Atualmente, a humanidade
está sendo dominada por ela, em lugar de a dominar.
- [1] o ser humano não é uma maquina. [2]
explicar esta conclusão com clareza aum terceiro. [3]
A explicação tem que ser mais lenta. RESP.: Tentei
mostrar justamente para um público qualquer como se pode mostrar
isso! Use, por exemplo, o crescimento simétrico com as mãos.
Isso não pode ser devido ao DNA, pois as células vivas
são muito imprecisas. É como se um modelo estivesse regulando
quais células vão se dividir (meiose e mitose), quais
vão permanecer como estão e quais vão morrer (apoptose).
Mas esse modelo é da natureza de nosso pensamento, é um
conceito, e não é físico. Quanto à explicação
dever ser mais lenta, totalmente de acordo, mas infelizmente tenho muita
coisa a contar e o tempo exige rapidez.
- [1] definição de pensamento. [3] muito
bom obrigado. RESP.: Atenção, não dei uma
definição de pensamento, caracterizei suas funções.
Cuidado, sempre que se define algo sobre um ser vivo, mata-se-o (mentalmente).
Os seres vivos devem ser caracterizados, e não definidos. Aliás,
a rigor definições só existem na matemática.
Spinoza tentou imitar o Elementos de Euclides no seu livro Etica,
fazendo definições, proposições, deduções
formais etc. Não acho isso satisfatório.
- [1] O valor do Ser Humano. [2] Como conseguiremos tornar
o conhecimento técnico prático, simples e acessivél.
RESP.: Os cientistas e os técnicos tendem a mistificar
a ciência e a tecnologia, respectivamente, para darem a impressão
de que só eles as compreendem. De fato, nelas muitas coisas são
muito complexas, estão ficando cada vez mais complexas. Mas devemos
tentar compreender o que é possível, e quais os efeitos
que a tecnologia tem sobre os seres humanos. Sem isso, a tecnologia
não pode ser colocada em seu devido lugar.
- [Sem avaliações textuais.]
- [Sem avaliações textuais.]
- [1] Pensar sobre o Pensar (Pensar vivo?) e moral vs ética.
[2] Mais prática de exercícios. [3] Parabéns
gostei muito. Original e outra perspectiva. RESP.: O "pensar
vivo" é um pensar impregnado de espiritualidade. Infelizmente
não tive tempo para dar mais exercícios, nem mesmo esperar
respostas às perguntas que eu fazia.
- [1] O ser humano não é uma máquina! Já
sabia, mas tudo o que foi dito reforçou muito o que eu já
sabia! [2] Como estarmos muito conscientes quando usamos as máquinas,
eles têm algum fascínio e como não nos iludirmos
e as colocarmos no sitio certo. RESP.: Espero ter dado argumentos
para você mostrar a pessoas que acham que o ser humano é
uma máquina (um ser puramente físico, eletro-mecânico)
que essa concepção não corresponde às evidências.
- [1] Perigos da IA : impacto no trabalho e decisões sociais
Os sentimentos são subjectivos e individuais; os computadores
não o são e, como tal, não poderão ter sentimentos.
Nao tendo sentimentos, a máquina não pode ter consciência
; usando apenas um pensar lógico-simbólico e não
pensamento consciente, a máquina não pode ter auto-consciência.
[2] Que poderão as máquinas vir a aprender? Que
limites à simbiose ser humano/máquina ? RESP.:
Eu não discorri sobre a consciência, considerada um problema
"hard" na ciência. Curiosamente, os neurocientistas
e filósofos raramente, ou nunca, falam da autoconsciência
que os animais não têm; considerando o ser humano
como um animal com algumas características especiais, o que é
feito desde Darwin, é óbvio que não falem da autoconsciência.
Podemos ter autoconsciência dos nossos pensamentos, sem que isso
envolva, em princípio, os sentimentos. Correto, as máquinas
digitais usam nossos pensamentos lógico-simbólicos. Mas
nós podemos pensar pensamentos que não são lógicos
nem simbólicos. Acho que não chamei a atenção
de que máquinas não aprendem, gravam dados (não
informações!) e calculam resultados. Por isso usei "aprendizado"
de máquina com as aspas. Não sabemos como os seres humanos
aprendem - se soubéssemos, o curso de medicina não levaria
6 anos no Brasil.
- [1] Aprendi como se pode fazer comparações especificas/concretas
entre maquinas/robótica e o homem, excelente. [2] "Pensar"
... esta carateristica humana intrínseca, está na nossa
ligação/passadeira Universal energética individual
abraçada pela mente de cada um - Á Luz da Alma. Uns mais,
outros menos... [3] Gostei bastante, pondero onde penso diferente,
e absorvo conhecimento que é proponderantemente inquestionável,
por ser extremanente bem fundamentado. RESP.: Não uso
a palavra "energia" para os seres vivos; acho-a física
demais. Não esqueça de ler o artigo correspondente e rever
a apresentação.
- [1] Eu gostei de ouvir o professor colocar o contra-senso da
tecnologia e humanização e pensamento. [2] E quando
os sistemas de IA forem usados para nos hackear? E quando os próprios
sistemas de IA se tornarem hackers: encontrando vulnerabilidades em
todos os tipos de sistemas sociais, econômicos e políticos
e, em seguida, explorando-os a uma velocidade, escala e escopo sem precedentes?
Corremos o risco de no futuro sistemas de IA hackearem outros sistemas
de IA, com os humanos sendo apenas danos colaterais dos resultados...
Não, não é ficção. Questão
de tempo. Que faremos? Vamos deixar isso acontecer ou evitar que isso
aconteça? [3] Professor eu não o conhecia e já
virei mais um fã. Gratidão por existir e compartilhar
o sábio conhecimento a todos nós meros mortais. Eu estou
de acordo 100% com sua visão e percepção do tema
exposto. RESP.: Do mesmo modo que a humanidade permitiu o desenvolvimento
das bombas atômicas, o que não deveria ter sido feito,
está permitindo o desenvolvimento de sistemas de I.A. que podem
exercer um domínio muito grande sobre os seres humanos. Mas já
estão havendo discussões éticas a respeito. Temos
que dominar a tecnologia, que nos está dominando. Segundo Rudol
Steiner, as máquinas são sub-naturais. Chamei a atenção
de que as máquinas tratam os seres humanos como máquinas,
e isso significa uma redução de nossa humanidade. Já
que você gostou de minhas ideias, leia meus artigos em meu site,
meus livros e assista minhas palestras (infelizmente não tenho
mais nenhuma programada, consulte de vez em quando a minha página
de palestras dadas e programadas).
- [1] Foi mais uma confirmação do que já
sabia: só a ciência espiritual pode dar resposta adequada
às questões humanas. [2] Como usar as máquinas
sem ficar escravo. Onde está o ponto de equilíbrio. [3]
Gostaria de saber mais sobre os efeitos das radiações
electromagnéticas. RESP.: Sim, pois o ser humano não
é um ser puramente físico. Sem uma ciência que abarque
também o espírito, jamais vai se compreender o ser humano.
Veja o meu artigo
www.ime.usp.br/~vwsetzer/const1.htm
Sobre as irradiações eletromagnéticas, abordo isso
nas minhas palestras sobre o impacto dos meios eletrônicos. Acho
que há algo também no artigo
www.ime.usp.br/~vwsetzer/meios-educacao-sintese.pdf
- [Sem avaliações textuais.]
- [2] Curiosidades e querer ler e saber mais. [3] Gratidão
pelas palavras e oportunidade! És mesmo um ser humano incrível
e iluminado! Não é muito simples inserir no meio antroposofico
etc por cá ( Portugal), é preciso sapatinho de veludo,
no Brasil já fiz a alguns anos o básico na ABMA ( BH)
e sou professora Waldorf ( fiz em Luiz de Fora, além de Pedagogia
pela PUC), me casei com um pescador e minha vida deu grande virada...
Inserir no mercado de trabalho cá também é grande
desafio.. gratidão por ouvir-te e ser tão acolhida! Gostaria
de receber os dados de como anda o covid no Brasil, que muito me assusta
com o nosso desgoverno mas sigamos de longe embora conectados..em busca
de novos dias! RESP.: Obrigado pelas gentis palavras. Já
adicionei seu endereço no Grupo-Covid para receber minha planilha
diária sobre, como diz seriamente minha tia, "pandemônia".
- [1] Diferença entre homem e máquina. Características
do pensar, liberdade, criatividade inerentes ao homem e que o diferenciam
da máquina. [2] Como será o futuro. RESP.:
Olhando o passado recente, o futuro será muito difícil.
A única maneira de mudar as coisas é diminuir o materialismo
e começar a encarar o mundo e a humanidade espiritualmente. O
egoísmo, uma consequência do materialismo, está
destruindo a natureza e a humanidade.
- [1] A abordagem foi brilhante e tocou os pontos fundamentais
que, contextualizados, resultam igualmente relevantes para a fundamentação
do tema! [2] Certamente que irão aparecer enquanto estruturar
o que ouvi, porém, a documentação anexa e a bibliografia
referida vão ajudar. Obrigada! [3] Muito grata e muitos
parabéns ao Professor Valdemar Setzer, pelo seu vasto conhecimento
e pela forma como o partilha, com simplicidade, humor e humildade! RESP.:
Agradeço as palavras carinhosas. É uma pena que não
tenho mais convites para outras palestras, veja em
www.ime.usp.br/~vwsetzer/pals/pals-cursos.html
- [1] Foi surpreendente e preocupante constatar que a grande
maioria dos cientistas tem a visão do ser humano como uma máquina...
Também foi muito interessante a organização de
algumas ideias com respeito a este tema, como a Universalidade das máquinas
versus a Individualidade do Ser Humano. A Sintaxe versus a Semântica..
E a Inteligência Incorporada versus Inteligência Criativa.
[2] Não surgiu nenhuma grande dúvida... mantém-se
sim uma grande inquietação em relação ao
futuro da humanidade. Surgiram alguns tópicos, autores e artigos
que quero explorar melhor. Por exemplo, Lutzenberger e o paradoxo do
materialismo.. [3] Foi curioso e chocante saber que cerca de
metade das pessoas em geral e a maioria dos cientistas acha que o ser
humano é uma máquina... Eu tenho formação
académica científica, sou bióloga, e nunca vi o
ser humano como uma máquina. É uma visão tão
limitada, redutora... Bem, por alguma razão, não me contentei
com a Biologia materialista e segui para o Mestrado em Ecologia Humana
e pouco depois tornei-me mãe e descobri a Pedagogia Waldorf e
a Antroposofia, que integrou tudo... Nos tempos da minha licenciatura
em Biologia, nos anos 90, também li Dawkins, o Gene Egoísta,
mas rapidamente passou a saber-me a pouco... Havia muitas perguntas
por responder... Senti que era necessário evoluir a partir desta
visão tão reducionista... Mas parece que não estamos
a evoluir, quando a maioria dos cientistas tem essa visão. É
muito triste e assustador constatar esta estatística. Isso explica
realmente muito do que se está a passar no mundo e em particular
na educação. RESP.: Quanto à visão
dos cientistas do ser humano ser uma máquina física: acho
que são quase todos. A tabela que mostrei de mais ou menos 50%,
foi de palesttras para estudantes e publico em geral. Eu acrescentaria
como outro ponto muito importante da minha palestra o fato de termos
liberdade no pensamento (como mostrei, na verdade na vontade), pois
nenhuma máquina jamais terá liberdade, pois se tivesse
não seria útil. A frase do Lutenberger, de que no auge
do materialismo estamos destruindo a matéria da Terra, eu a ouvi
em uma palestra dele na Escola Waldorf Rudolf Steiner de São
Paulo, há muitos anos ele faleceu em 2002. Veja
https://pt.wikipedia.org/wiki/José_Lutzenberger
Para não se satisfazer com a concepção de mundo
materialista, é necessário não se contentar com
as explicações científicas de hoje, que são
extremamente limitadas e insatisfatórias, e muitas são
incoerentes. Em seu livro póstumo Good Work, E.F. Schumacher
(o autor de Small is beatuful) diz algo como "É um
fato que temos mais cientistas do que a soma de todos os cientistas
que existiram até alguns anos atrás. O que fazem os cientistas?
Resolvem problemas. Mas os problemas estão se esgotando? ['Are
we running out of problems?'] Não, os problemas que a humanidade
enfrenta estão aumentando continuamente, principalmente problemas
de sobrevivência. Mas então o que esses cientistas estão
fazendo? Parece que algo andou errado na ciência."
- [1] Dificil saber. [2] Muitas. [3] Sai pouco
tempo depois que começou porque, na noite, não é
facil para mim absorver conteudos compactados, escutando alguem q fala
rapido de mais. RESP.: Já que saiu logo depois que começou,
teria sido gentil não opinar sobre o que não ouviu e viu,
isto é, quase tudo. Além disso, se houve muitas dúvidas,
isso significa que houve novidades, o que contradiz a avalição
à questão [1]. Quanto a falar rápido demais,
eu estava muito preocupado com o tempo; pena que ninguém chamou
atenção para o problema da pronúncia brasileira
e pediu para eu falar mais devagar. Mas os slides não
tinham esse problema... Finalmente, é curioso que essa pessoa
foi a única a avaliar a satisfação da palestra
com grau 2 (quase muito insatisfeita). Não é membro da
Sociedade, e não deixou endereço de e-mail.
- [1] Que a tecnologia não é um "bicho papão".
Ou seja, bem utilizada é uma ferramenta que pode dignificar o
ser humano. No entanto, tem bastantes meandros desconhecidos e que devemos
estar alerta e vigilantes e tentar perceber ao máximo esse mundo
complexo. [2] Será que a tecnologia não irá
mesmo corromper a essência do ser humano? [3] Gostei muito
do entusiasmo e de toda a sabedoria e conhecimento do Valdemar. Da biografia
que disponibilizou. De relembrar-nos que fazemos parte e somos responsáveis
pela orientação/escolhas de caminhos que a humanidade
faz. RESP.: A tecnologia torna-se um "bicho papão"
(usa-se essa expressão em Portugal?) se usada sem consciência.
Se ela for usada para elevar a espiritualidade do ser humano, ela dignifica.
Veja meu artigo
www.ime.usp.br/~vwsetzer/missao-tecnol.html
A essência do ser humano (o Eu da antroposofia) pode ser corrompido;
Steiner diz que o Eu perde valor quando faz coisas erradas. Mas o que
é principalmente corrompível é a alma. Em minha
opniião, ela já foi corrompida pela tecnologia, em boa
parte da humanidade, e isso acaba influenciando o Eu. . Só podemos
escolher o bom caminho se tivermos uma noção da constituição
suprassensível do ser humano e sua missão, que é
principalmente de desenvolver a liberdade interior e o amor altruísta.
- [1] Questionar-me e fazer questionar a sociedade sobre humano
vs máquinas. RESP.: É fundamental colocarmos as
máquinas em seu devido lugar; dominá-las em lugar de sermos
dominados por elas. Isso fica muito claro na dependência que a
internet e os video games estãocausando nunca houve
algo que criasse tanto vício, em quantidade de pessoas, quanto
a internet. Leia, por exemplo, meu artigo
www.ime.usp.br/~vwsetzer/meios-educacao-sintese.pdf
- [1] A impossibilidade de uma máquina virar um ser humano.
[2] A introduçâo de "peças computorizadas"
a substituir partes do corpo dos humanos, cada vez mais possível
e frequente, vai atingir um limite antes que eles virem máquinas?
[3] Desejo que as pessoas apanhem um "fartote" com
esta cada vez maior "cibercolonizaçâo". RESP.:
Tentei mostrar que há capacidades humanas, o pensar e o sentir,
que as máquinas jamais vão ter. Se um ser humano virar
máquina, não será mais ser humano. Mas isso não
significa que não se poderá desenvolver próteses
cada vez mais aperfeiçoadas, para substituir partes humanas lesionadas.
Acho que mesmo aí haverá limites. Essa indigestão
provocada pela "cibercolonização", o uso cada
vez mais intenso de meios eletrônicos, já está causando
grandes problemas, isto é, a indigestão já é
patente. O problema é que os meios eletrônicos são
feitos para serem atraentes, de modo que é cada vez mais difícil
as pessoas reagirem e os colocarem em seu devido lugar. Veja, por exemplo,
meu artigo
www.ime.usp.br/~vwsetzer/meios-educacao-sintese.pdf
- Avalição do presidente da Soc. Antroposófica
em Portugal: "Adorei a sua palestra, foi um excelente 'mix' de
ideias claras, afirmações assertivas, conhecimento abrangente
e profundo, bom humor, pensamento original na crista da onda dos problemas
actuais. O nosso mais cordial e profundo agradecimento, em nome de todos
nós!"
2. 16/4/21, pela plataforma Zoom, nos Seminários de Estudos
em Epistemologia e Didática (SEED)/Seminários de Ensino
de Matemática (SEMA) da Faculdade de Educação da
USP (FEUSP). Info: prof. Nilson J. Machado njtudojuntomachad arrob usp
pt br e Marisa Ortegoza da Cunha marisa pt ortegoza no gmail pt com. Graus
de satisfação: com a palestra, 100% de 5; com a transmissão
remota: 100% de 5 .
- [1] xx. [2] xx. [3]. xx. RESP.: É
uma pena que essa pessoa não tenha escrito as avaliações,
teria sido útil para outros participantes e para mim. Curiosamente,
ela deu a nota máxima (5) para a satisfação com
a palestra e com a transmissão.
- [1] Novas ideias sobre avanços da máquina. [2]
O que é o pensamento. [3] Vou continuar refletindo. RESP.:
É muito curioso que, ao perguntar o que é o pensamento,
ninguém consegue responder satisfatoriamente, apesar de todos
terem certeza de pensar. Tentei caracterizar certas funções
e qualidades dele, que podem ser vistas na apresentação
em ppt. A dificuldade em dizer o que é pensamento é que
ele é gerado pela própria pessoa sem que se pense sobre
o próprio pensar. Pensa-se sempre sobre os objetos percebidos
ou sobre recordações.
- [1] Que para salvação social e individual temos
que mudar a mentalidade de achar que o ser humano é uma máquina.
O ser humano não é e nem nunca será uma máquina.
[2] Há algumas empresas no Brasil usando o que chamam
de robôs para aplicação na bolsa e essas empresas
garantem de 3 a 5% de acerto, de acordo com o investimento, acha que
é honesto? já que quando investimos para quando conseguir
3 % atualmente é muito difícil. [3] Gostei muito.
Grata por essa oportunidade. Sou participante do Ramo, recebi e-mail
informando da palestra e link. RESP.: Sim, não vejo nada
de desonesto. Certamente as estratégias são deduzidas
por análise de muitos resultados anteriores, disponíveis
publicamente.
1. 17/10/19, no 5º Congresso Internacional de Secretariado (COINS),
São Paulo; info: Eduardo Souza eduardo_arrob develop.org.br
- [1] Fiquei muito satisfeita e pude perceber que a tecnologia
ajuda e muito mas nunca substituirá o ser humano. [2]
Qual a melhor forma de inserir uma inteligência artificial na
rotina do secretariado. [3] Queria ter a oportunidade de assistir
a outras palestras do Professor Valdemar. RESP.: Não posso
sugerir nem mesmo uma forma de inserir algo de inteligência artificial
no secretariado. Talvez fosse interessante conversar com um especialista
que já fez várias implementações. O pessoal
de computação de sua empresa poderia experimentar o TensorFlow
da IBM em alguma área, que deveria ser escolhida conjuntamente
com as secretárias. Quanto a minhas palestras, é só
convidar! Veja as que tenho dado em
https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/pals/pals-cursos.html
e as mais recentes, que têm apresentações em
https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/apresentacoes/
Mas posso dar outras.
- [1] Computadores nunca atingirão as capacidades humanas.
[2] Sobre aguardar a intuição para tomar decisões.
O que alimenta o inconsciente são as experiências prévias...
Se elas não foram (no passado) tão eficientes, as decisões
não poderão ser ineficientes? [3] O senhor deixou
um gostinho de "quero mais!". Obrigada pela excelente palestra.
RESP.: Depende da capacidade. Os primeiros computadores já
tinha ultrapassado as capacidades humanas de fazer cálculos.
Quanto a decisões, às vezes é necessário
tomar logo uma decisão, e não há tempo para esperar
que uma seja encontrada por intuição; nesse caso, é
necessário usar o raciocínio abstrato. Numa de minhas
hipóteses de trabalho, as intuições não
dependem apenas de experiências prévias. Já uma
solução a algum problema, obtida por intuição,
não é algo já pensado anteriormente. É muito
importante fazer como o grande mestre em xadrez: ter a intuição
de uma solução, mas em seguida verificar racionalmente
se ela é válida.
- [2] Qual sua opinião sobre usar da internet e aplicativos
na vida dos homens? [3] Fantástica sensibilidade de entender
o humano e não valorizar a máquina. RESP.: Em minha
opinião, a tecnologia pode ser bem empregada se o for com muita
consciência, com muito conhecimento do impacto da tecnologia no
indivíduo e na sociedade (o que exige um conhecimento profundo
do que são o ser humano e sociedade), e descarte de alternativas
sem tecnologia. Infelizmente, esse tópico vinha mais adiante
na palestra. RESP.: Sobre o uso da Internet, veja a resposta
anterior. Mas gostaria de acrescentar algo em relação
a ela: em geral, a Internet não está sendo dominada, ela
está dominando. Por issoem 2018 25% dos jovens brasileiros entre
15 e 19 anos eram viciados nela, isto é, não conseguem
parar de usá-la. Quando a tecnologia domina o ser humano, ele
transforma-se em máquina, pois as máquinas todas tratam
o ser humano como máquina.
- [1] Confiar mais na minha intuição. [2]
Sobre dúvidas. [3] Pena que não teve mais tempo.
RESP.: Eu não disse que se deveria confiar mais na intuição,
eu disse que se deve usar muito mais a intuição, que é
um tipo de pensamento diferente do usual, racional abstrato. Mas a intuição
deve servir de uma sugestão, que deve ser verificada se é
válida usando o pensar racional e os sentimentos. Acho que se
eu tivesse 2 horas teria completado tudo o que tinha planejado (foi
a primeira vez que dei essa palestra dessa forma). O problema é
que tenho muita coisa e muita vivência para contar, e penso que
se me ativesse apenas aos conteúdos estritos a palestra seria
monótona.
- [1] As máquinas nunca vão substituir o ser humano.
Sentimentos são + importantes. [2] Sem dúvidas.
[3] Sucesso. Muito grata pelos ensinamentos. Certeza de levarmos
para a vida. RESP.: Depende da substituição. Por
exemplo, usar robôs para a limpeza de centrais nucleares certamente
é uma coisa muito positiva, devido à radiação
que existe em todas elas.
- [1] Livro Inteligência Emocional. Inteligência
social. * Sensibilidade social. Perceber o outro. Interesse pelo(a)
outro(a). * Compaixão e com alegria. Sentir o outro. Sofrer com
o outro. Alegrar-se com o outro. * Ação social. Fazer
algo pelo outro. Sentir responsabilidade. RESP. Mil desculpas,
eu devia ter usado o gênero feminino!
- [1] Sentimentos e livre arbítrio. [3] Parabéns,
excelente explanação.
- [1] Diferença entre o homem e máquina. (convencimento
sobre a profundidade da diferença). [2] Não houve.
[3] Entusiasmo do professor para passar o conteúdo. RESP.:
Todas as palestras e aulas deveriam ser dadas com entusiasmo, pois ele
se transmite ao público.
- [1] A máquina não poderá substituir o
homem. [2] + tempo. [3] Professor com muito conhecimento.
RESP.: Como eu já escrevi, depende. Minha tese é
que não deveria substituir o ser humano em decisões que
envolvem indivíduos e grupos sociais. O que se pode fazer é
usar o resultado da máquina como uma sugestão, mas aí
há o grande perigo de se acabar usando apenas a sugestão,
e se perder a capacidade de tomar decisões.
- [1] Que a empatia é a qualidade mais importante do ser
humano. [2] Todas, porque gostaria de mais tempo na sua palestra...
[3] Gratidão! RESP.: Eu devia ter usado a palavra
empatia, obrigado por mencioná-la. Acho que a empatia está
mais na região do "sentir com a/o outra/o" do que "perceber
a/o outra/o".
- [1] A ter sentimento, que a empatia é fundamental. [2]
Não ter tempo de finalizar a palestra. [3] Uma palestra
super-interessante, e o professor muito competente, e explicou muito
bem. RESP.: Sim, não se deve nunca agir de maneira puramente
racional - a não ser fazendo matemática! Os sentimentos
sempre deveriam ser levados em conta, isto é, enriquecer os pensamentos.
Mas o inverso é também verdade: não se deveria
agir pelos sentimentos sem levar os pensamentos em conta, por exemplo
ao se pensar nas consequências dos próprios atos. Pena
que não pude falar sobre isso, é algo fundamental nas
ações humanas.
- [1] A Inteligência Artificial é ótima porém
a humana sempre será imbatível. [2] Como podemos
não permitir a inteligência artificial dominar o nosso
sistema corporativo? [3] Parabéns, adorei a palestra.
Super-instrutiva e construtiva. RESP.: A intuição,
os sentimentos, a liberdade nos pensamentos, a intuição
e a criatividade realmente são imbatíveis. Mas, p.ex.,
a inteligência de jogar muito bem xadrez já foi suplantada
pela I.A.
- [1] Desenvolvimento da Inteligência Social. [2]
Como desenvolver a intuição. [3] Devia ter mais
tempo para esta palestra. RESP.: Eu apresentei um método
para desenvolver a intuição: pensar profundamente sobre
um problema, sob todos os seus aspectos, sem pensar na sua solução,
pois será um pensamento racional. Aguardar com muita calma e
paciência que a solução venha por intuição.
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