O COMPUTADOR A PAPEL E OS PRINCÍPIOS BÁSICOS
DO FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR
Valdemar W. Setzer
Uma palestra/aula do projeto Embaixadores
da Matemática
Departamento de Ciência da Computação, IME-USP
www.ime.usp.br/~vwsetzer
– esta versão: 2/3/20
AVALIAÇÕES DE PARTICIPANTES
Nesta página encontram-se, em ordem cronológica reversa, transcrições
(somente a partir de 16/5/18) das avaliações de participantes desta palestra,
conforme escreveram no One-minute paper no fim da mesma, respondendo:
[1] Coisa mais importante aprendida; [2] Maior dúvida que ficou; [3] Comentários.
As transcrições são literais (sic), inclusive
com erros ortográficos e de redação; as partes ilegíveis
são anotadas com [?]. Os originais estão à disposição para exame.
Ver na Internet o
resumo da palestra (com duração, material necessário
etc.), o artigo
(com mais detalhes do que a aula) e a apresentação
em ppt. Quando se trata de alunos e eles anotaram a série em
que estão (sempre do ensino médio), elas são anotadas
com chaves {...}. Respostas às dúvidas expressadas pelos
alunos estão precedidas por RESP.; infelizmente elas têm
que ser breves.
6. 28/2/20, na disciplina MAC2166, para alunos do 1° ano de Eng.
Naval da Escola Politécnida da USP, Cidade Universitária,
São Paulo, dentro do projeto Embaixadores
da Matemática do IME; info: Prof. Paulo Miranda, pa_semnada_vmbr
no gmail (em 2/3/20, apenas as primeiras 30 avaliações
da pilha delas)
- [1] Tendo em vista que estou iniciando a disciplina, vejo como mais
importante a compreensão de que a programação é
um processo cujas técnicas buscam facilitar os empenhos e, ao
mesmo tempo, é uma oportunidade de explorar um novo "idioma",
pois realmente parece ser uma nova gramática a ser desfrutada...
[2] Creio ser muito cedo para eu levantar dúvidas consistentes.
[3] Gostaria de parabenizar o trabalho do professor. Profissionais -
e, acima de tudo, indivíduos humanos - como o dele são
motivadores do interesse em aprender, além de proporcionar experiências
agregadoras à própria vida. Definitivamente, não
foi só introd. à computação que aprendi
nesta aula. Forte abraço ao professor, muito sucesso em suas
novas iniciativas e projetos. RESP.: De fato, cada linguagem
de programação é um 'idioma', mas diferentemente
dos idiomas naturais, ela é estritamente formal, pode ser definida
matematicamente e não é ambígua.
- [1] Os princípios gerais do funcionamento de qualquer computador.
[2] Por que os computadores com código binário são
mais eficientes que os demais? [3] Gostei muita da "energia"
do professor para dar a aula, ao contrário da maioria dos outros
professores, você parece realmente querer passar o conhecimento
aos alunos. Além disso, gostei muito das pausas no conteúdo
para as "filosofadas" e lições de vida. RESP.:
Como eu disse na aula, os computadores empregam internamente um código
binário não por uma necessidade, mas por uma conveniência
técnica. O uso do sistema binário leva a uma maior simplicidade
nos circuitos, maior eficiência na velocidade e maior segurança
contra falhas (confiabilidade). Um computador poderia ser construído
para fazer exatamente a mesma coisa que os binários, desde que
usasse um sistema de numeração, como o ternário,
quaternário, decimal, etc.
- [1] O modo como o sistema computacional funciona. [2] Todas foram
solucionadas durante a aula. [3] Professor que cativa os alunos aos
estudos, muito didático. Um exemplo de profissional. RESP.:
Cuidado, nós vimos o princípio de funcionamento de um
computador não no nível dos circuitos eletrônicos,
mas no nível das linguagens de máquina, a forma mais básica
de representar um programa que o computador pode interpretar e executar.
- [1] A ideia básica da programação. [2] Maior
dúvida é em relação à parte química
responsável pelo armazenamento e leitura de dados. [3] Professor
muito dinâmico, simpático e incentivador. RESP.:
Note que foi apresentado algo completamente independente dos circuitos
dos computadores.
- [1] Certas lógicas que ocorrem dentro do computador, como mudar
a posição do apontador antes de executar a ação.
[2] Como se desenvolveu o código binário dentro da informática?
[3] Muito legal a forma de abordar os conteúdos, muito didático
e engajador. RESP.: Aparentemente, os antigos egípcios
já usavam um código binário desde 2.400 a.C.; as
frações eram expressas como a soma de 1/2, 1/4, 1/8 etc.
O Ying e Yang dos chineses (sec. IX a.C.) também indicavam algo
binário. Na Europa, o código binário foi introduzido
por Francis Bacon em 1605, e pelo grande matemático e filósofo
Leibniz em 1703, que falou explicitamente de uma aritmética binária
usando os dígitos 0 e 1. Mas foi com George Boole em 1804 que
a lógica e a álgebra binária se estabeleceram,
o que se tornou a base dos computadores digitais.
- [1] O quanto a simplicidade é crucial para o funcionamento
de sistemas. [2] Se os avanços em Inteligência Artificial
que simulam humanos significam que parecemos cada vez mais com uma máquina,
se estamos nos tornando números. Mais diretamente sobre o assunto
ainda não possuo grande dúvida. [3] Aula excepcional,
fiquei muito mais interessado pelo assunto, e além do conteúdo
da aula em si, pude aproveitar informações que carregarei
para a vida, obrigado. RESP.: A Inteligência Artificial
(nome errado, pois não se sabe o que é a inteligência
humana; não se pode defini-la) pode ser de grande utilidade.
Por exemplo, na robótica, para fazer robôs que limpem centrais
nucleares, o que é danoso para seres humanos. Mas o grande problema
aparece quando se relega às máquinas decisões que
envolvem indivíduos ou grupos sociais. Isso porque computadores
não tomam decisões, fazer estritamente escolhas lógicas
(como no nosso exemplo do Computador a Papel, a instrução
de verificar se o acumulador tinha um número negativo). Somente
seres humanos tomam decisões, e em geral elas não são
100% racionais, dependem de sentimentos e de impulsos de vontade.
- [1] Como um computador lê um programa. [2] Para que é
usado um computador que trabalha com -1, 0 e 1. [3] Muito boa sua didatica,
a forma como você prende a atenção é incrível.
RESP.: Eu citei que na década de 1960 os poloneses construíram
um computador que usava um sistema de numeração ternário,
simbolizado por -1, 0 e 1. A utilidade de um tal sistema é exatamente
a mesma que os computadores binários.
- [1] Todo programa segue uma linha lógica de comandos, um algoritimo,
para executar programas. [2] Qual a diferença do python e o C++,
pois vejo muitas semelhanças entre eles. [3] Excelente palestra
introdutória, abordando o tema de computação com
eventos simples, ao invés de abordar com linguagens mais complexas.
RESP.: Sim, a linguagem Python herdou muita sintaxe da linguagem
C, como por exemplo os 'horroripilantes' símbolos = para indicar
uma atribuição de valor (introduzido em 1954 na linguagem
FORTRAN) a uma variável, e == para indicar um teste de igualdade
de valores.
- [1] Computadores são máquinas complexas, mas que são
controlados por linguagem simples. RESP.: Sim, as linguagens
de programação são extremamente simples se comparadas
com as linguagens naturais (as que falamos).
- [1] A aula foi importante para aprender a forma lógica que
um computador trabalha. [2] Não há dúvidas. [3]
Aula muito boa e construtiva.
- [1] Funcionamento de um computador por meio do Computador a Papel.
[2] Como realmente começar a programar. [3] A espera das aulas
práticas. RESP.: Durante a disciplina MAC-2166 você
vai aprender a programar. Ainda bem que não sabe isso, pois assim
vai aprender de uma maneira correta.
- [1] Como um computador funciona. [2] Se a "memoria" não
é uma memoria, o que ela e? RESP.: A erradamente chamada
'memória' dos computadores não tem nada a ver com a nossa
memória, pois não sabemos como essa última funciona,
mas sabemos perfeitamente como as dos computadores funcionam. O nome
correto, usado no início da computação, foi "Storage
unit", unidade de armazenamento (de dados). Atenção:
o que é armazenado nela são sempre números, isto
é, instruções e dados. Não informações!
Um dado vira informação para quem o recebe, desde que
seja 'compreendido'. Computadores não compreendem absolutamente
nada, seguem regras matemáticas rígidas.
- [1] A organização e metodologia utilizada pelos computadores
para a resolução de comandos. [2] A relação
entre cada parte do software.
- [1] Computadores necessitam de instruções muito detalhadas
e precisas. [2] Nenhuma. [3] Aula bem didática e fácil
de entender, muito boa.
- [1] Computadores utilizam apenas números e os interpretam para
executar o programa. [2] O funcionamento do apontador. [3] A aula foi
muito boa e despertou interesse na matéria.
- [1] Um computador deve ser prático, rápido e "burro".
[2] Para aprender computação é necessário
aprender a "tradução"/linguagem binária?
Como seria uma programação de subtração?
[3] Muito interessante a palestra e acredito que posso conseguir marcar
ou perguntar sobre sua palestra na minha antiga escola. Obrigado! RESP.:
Não, não é necessário saber o código
binário, mas para certas aplicações isso pode ser
muito útil. Quase todas linguagens de programação
aceitam números binários, por exemplo na Python pode-se
escrever em um programa, por exemplo, 0b1011 para representar em binário
o número 11 decimal. Veja a seção 2.2 Tipos numéricos
na minha Folha de Consulta, em
https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/python-opers-funcoes.html
- [1] Aprendi à respeito da lógica de funcionamento de
computadores. 3. Professor parece o Rogério Skylab. RESP.:
Infelizmente não tenho a mínima ideia de quem é
esse tal Rogério Skylab.
- [1] É mais importante gastar mais tempo para ter um programa
bem documentado do que abreviar tudo e se perder no programa. RESP.:
Sim, como eu disse, se um programa é muito bem docomentado, descrevendo-se
no programa o que cada parte dele faz, é muito mais fácil
testá-lo, achar e corrigir erros de programação,
e muda-lo posteriormente.
- [1] Como ser uma pessoa melhor, parabéns pela palestra! [2]
Você pode ser o professor "oficial" da disciplina? 3.
Sua preocupação em relação à nossa
aprendizagem é muito importante. Continue sendo esse ótimo
professor. RESP.: Não, eu apenas substituí o prof.
Paulo Miranda nessa primeira aula. Ele certamente é um excelente
professor, como todos no meu departamento.
- [1] Aprendi o quão fundamental é o entendimento lógico
de como funciona o processo de programação, em especial
no exemplo do apontador de instruções. Também aprendi
a importância de uma boa documentação, mas essencialmente,
gostei da explicação sobre o computador se resume a um
sistema numérico, isto é, capaz de trabalhar com dados
quantitativos. As reflexões que o professor Valdemar nos leva
a ter sobre a existência de um aspecto qualitativo, subjetivo,
intrínseco em todas as coisas, foi muito legal pois deixa claro
sobre a importância de se considerar os dois aspectos do qualitativo
e quantitativo, subjetivo e objetivo, pois um entendimento completo
das diversas situações e para se realizar uma ciência
mais direta. [2] Não entendi bem como se armazenam as informações
dos mnemônicos. 3. Gostei bastante do exemplo do conceito puro
do 2, que é algo objetivo, independente dos sentidos e não
material. Enquanto as mais variadas representações
do 2 expressam esse "conteúdo interno" e invisível
de forma "material" ("externa"). RESP.: Eu
diria 'situações humanas'; quando se trata simplesmente
de controlar uma máquina, sem consequências humanas, os
computadores são ótimos. Eu apresentei a Linguagem de
Montagem do computador virtual HIPO com códigos mnemônicos
das instruções. Por exemplo e, vez de escrever uma instrução
+1130, a primeira instrução que ocorreu no nosso programa
do HIPO, pode-se escrever CEA Zero, significando "Carregue o que
está no Endereço (no caso, no endereço 30, isto
é, o conteúdo da posição de 'memória'
que foi definida como Zero) no Acumulador," conforme o slide
32 (de título 10. Linguagem de montagem) da apresentação
em ppt:
www.ime.usp.br/~vwsetzer/apresentacoes/computador-papel.pps
Um programa, o Montador (Assembler) deve traduzir os códigos
mnemônicos para a linguagem de máquina, bem como os rótulos
como o Zero, usados em lugar dos endereços dos dados. Interessante
você ter se interessado pela ideia de um conceito puro, sem representação
simbólica; isso mostra maturidade intelectual!
- [1] Não preciso ter pressa para realizar o que eu quero, há
tempo. Como o computador diferencia uma instrução de um
dado para armazenamento. [2] Como programar um computador do zero. Fazer
com que ele relacione, por exemplo, zero para sim e um para não.
Além dos de+ comandos, "sair/fechar/desligar" poderia
ser 00, mas como ele saberia? E se o computador recebe instruções
como números e realiza comandos a partir de ordens numéricas,
existe um limite para a capacidade do PC, porque facilmente o comando
ficaria muito extenso. Exemplo, um comando para repetir a letra V para
toda entrada X pode ser 000021010010101 e assim, por diante. (Desculpe
pela má organização.) [3] Achei o teatrinho confuso,
mas uma boa proposta. RESP.: É ótimo você
estar no 'zero' da programação, pois vai aprender a fazê-la
da melhor maneira possível. A questão do 0 para 'sim'
e 1 para 'não' ou vice-versa é uma questão de convenção.
Poderia ser uma coisa ou outra. No HIPO, o código de cada instrução
está nos dois primeiros dígitos da instrução.
No PC de 64 bits (dígitos binários, tamanho das posições
de 'memória'), se não me engano 12 bits são usados
para o código da instrução mais alguns detalhes,
e 52 bits para o endereço do dado. Não entendi a questão
do V e do X. Quanto à pressa, realmente é muito importante
criar uma calma interior, reservando alguns momentos do dia para isso.
- [1] Aprendi como um computador funciona e o por quê ele opera
de tal forma, a partir de exemplos simples e didáticos. Ainda,
compreendi como é feita uma programação. [2] Gostaria
de saber como O matemático Alan Turing desvendou a máquina
alemã ENIGMA, em termos computacionais. Qual foi a genialidade
dele nesse processo? RESP.: Turing fez uma análise estatística
da ocorrência de palavras em alemão, e daí conseguiu
quebrar o código da Enigma. Veja meu artigo Alan
Turing e a ciência da computação .
- [1] Que antes de tudo, apesar da grande capacidade de funções
dos computadores e suas complexidades nelas, a sua lógica parte
da simplicidade. [2] Onde que surge a instrução para UCP
seguir as outras instruções dadas pelo apontador? RESP.:
O apontador é atualizado, apontando sempre para a próxima
instrução a ser interpretada, depois que a atual sendo
interpretada tiver sua execução finalizada. Ele aponta
sempre para uma só posição da 'memória'.
- [1] A lógica por trás de uma programação
mais primitiva que as atuais. [2] No teatro de papel não ficou
claro o que era hardware e software. [3] Comentar mais sobre o hardware
do computador. RESP.: De fato, eu devia ter chamado a atenção
para isso, desculpem! Hardwareé todo o computador a papel,
com as pessoas; software são as instruções
que foram 'penduradas' nas posições de 'memória'.
- [1] O que aprendi de mais importante foi a lógica na qual o
computador funciona. Para reconhecer a diferença entre instruções,
dados e códigos depende da lógica computacional. [2] Por
trás de todo programa há uma matriz que irá localizar
e determinar as instruções de comando? [3] A aula foi
muito dinâmica e devido a isso foi muito eficaz para compreendermos
os assunto. RESP.: Cuidado, aprendemos a lógica do computador
a nível dos programas, e não dos circuitos eletrônicos.
A matriz que usei foi só uma maneira de organizar a 'memória'
do HIPO. Deve-se distinguir as palavras instrução e comando.
Instrução aplica-se à linguagem de máquina;
comando às linguagens de programação que são
(erradamente, em minha opinião) chamadas de 'linguagens de alto
nível', como a Python que ilustrei e vocês vão usar
na disciplina.
- [1] O funcionamento de um computador. [2] Os códigos de instruções
usados nos trabalhos serão inventados pelos alunos ou já
existem? [3] Gostei muito de sua aula, professor! Comprarei seu livro!
RESP.: Vocês não usarão instruções
em linguagem de máquina, mas comandos na linguagem Python. Um
programa interpreta cada um desses comandos para instruções
em linguagem de máquina e executa o que ele especifica, ou todo
o programa é traduzido para linguagem de máquina, por
um programa chamado de compilador. Depois dessa tradução,
o programa é todo executado em linguagem de máquina.
- [1] Os princípios da computação e da programação,
assim como o funcionamento dos computadores primitivos. [2] Como o computador
integra as várias tarefas (quando submetido a múltiplos
comandos)? [3] Ótimo professor, muito dedicado e atencioso. RESP.:
Um computador só pode executar mais de uma instrução
simultaneamente se tiver várias CPUs.
- [1] O mais importante foi o princípio do funcionamento de computadores.
[2] Como o computador converte os comandos em binários? [3] A
dinâmica do computador de papel foi incrivelmente lúdica
e esclarecedora. RESP.: Um programa deve fazer a conversão.
- [1] O que aprendi de mais importante foi a sequência lógica
do funcionamento do computador, pois, para mim, era algo muito abstrato.
[2] Senti dificuldade para entender como o computador diferencia dados
de instruções. [3] Gostei muito do "computador de
papel", com ele ficou muito mais fácil entender o conteúdo
da aula. RESP.: Como mostrei na aula, uma posição
de 'memória' é usada como instrução se a
UCP estiver no estado de reconhecer e interpretar uma instrução
naquela posição. Se a instrução usar algum
dado em uma posição de 'memória', a UCP vai usar
o conteúdo dessa posição como dado, e não
como instrução.
- [1] Todas as ações executadas pelas máquina são
decorrentes de interpretações numéricas. [2] Gostaria
de saber se há algum manual de códigos com as funções
do HIPO. [3] Foi uma ótima aula, além de nos introduzir
aos conceitos iniciais de computação, o professor apresentou
diversas reflexões e dicas de saúde. RESP.: Veja meus
artigos sobre o HIPO e a apresentação em Power Point,
tudo no meu site.
5. 28/2/20, na disciplina MAC2166, para alunos do 1° ano de Eng.
Mecânica da Escola Politécnida da USP, Cidade Universitária,
São Paulo, dentro do projeto Embaixadores
da Matemática do IME; info: Prof. Paulo Miranda, pa_semnada_vmbr
no gmail (em 1/3/20, apenas as primeiras 20 avaliações
da pilha delas)
- [1] O funcionamento de um computador básico e sua estrutura.
[2] Por enquanto, nenhuma. [3] Aula engraçada e divertida de
assistir/participar. Parabéns, professor.
- [1] O funcionamento simplificado de um computador de modo teatral,
didático e interativo. [2] Como funcionam os comandos de programação
que alfabetizam a partir de números. [3] Aula muito abrangente
e que permeia diversos tópicos da computação e
da vida. RESP.: Como eu mostrei (infelizmente um pouco rápido,
por falta de tempo), no HIPO caracteres como letras poderiam ser representadas
por meio de dois dígitos, como por exemplo A por 01, B por 02
etc. Cada 'palavra' (posição de 'memória') do HIPO
poderia conter até duas letras. As únicas instruções
que empregam caracteres seriam a de entrada e de saída de dados.
Por exemplo, para uma saída alfabética a instrução
poderia ser "Imprima alfabeticamente a partir do endereço
EE", e em seguida a essa instrução uma posição
de 'memória' com o número de caracteres a ser impresso,
por exemplo +0015 para imprimir 15 caracteres. A partir de EE viriam
as posições com os caracteres. Os caracteres podem ser
algarismos (0 a 9), letras ou caracteres especiais (como ., ;, +, /
etc.). Internamente, posições de 'memória' com
caracteres são sempre tratados como números. Isso vale
para qualquer computador!
- [1] O funcionamento do computador. [2] O código entre as diferentes
funções das instruções. [3] Dinâmica
incrível para depois vir com dados. RESP.: Nessa aula
eu usei uma técnica didática que considero fundamental:
primeiro os exemplos, depois a teoria. Se um assunto começa com
teoria, os alunos não conseguem se identificar com o assunto,
pois não sabem para que serve e como aplicar. Em particular,
no ensino da matemática, em minha opinião deve-se sempre
começar com exemplos, e depois formular as definições
e teoremas que provam o que foi treinado e compreendido antes.
- [1] Aprendi o funcionamento de um computador e de suas diversas funções
que, apesar de amplamente usadas e conhecidas, não são
profundamente compreendidas. [2] Algumas dúvidas remanesceram
(não sei se óbvias), mas a principal foi: apesar de entender
como funcionam alguns comandos, a linguagem e a programação,
não consigo conceber como isso ocorre "fisicamente",
nos sistemas elétricos e mecânicos da máquina. [3]
A apresentação foi excelente e muito efetiva em captar
a curiosidade para a computação, alguns pontos que podem
melhorar são: a visualização mais clara do computador
de papel e a explicação talvez mais detalhada e lenta.
Ótima aula, obrigado! RESP.: Todos os computadores usam
o sistema binário. Isto é, qualquer número é
representado como uma sequência de dígitos binários,
como por exemplo 1 com 0001, 2 como 0010, 3 como 0011, 9 como 1001,
15 como 1111 (com mais dígitos binários, podem-se representar
números decimais maiores). Os sistemas eletrônicos são
baseados em circuitos 'biestáveis' (veja na Internet) que podem
justamente estar um de dois estados diferentes, associando-se um 0 a
um dos estados e o 1 ao outro estado.
- [1] A lógica do funcionamento de um computador. [2] Como se
dá o processo físico de funcionamento, a maneira como
o código "vira" uma ação. [3] Gostei
muito do teatro, além de divertido ajudou muito no entendimento
da aula. RESP.: Veja a resposta anterior.
- [1] Como funciona a leitura do programa pelo computador. [2] Como
funciona o circuito do computador para ele conseguir entender os comandos.
[3] Achei muito legal o computador de papel. RESP.: Veja a resposta
dois itens atrás.
- [1] Como um computador realmente executa suas instruções.
[2] Como são representados os números com mais de 4 dígitos
na 'memória'. [3] A dinâmica é realmente boa para
leigos conseguirem entender o funcionamento de um computador. RESP.:
Por uma questão de simplicidade didática, projetei o HIPO
(em 1968...) com 'palavras' (posições de 'memória')
com um sinal e 4 dígitos decimais. Na verdade, naquela época
ele tinha palavras de sinal e 10 dígitos, para ser usado em disciplinas
mais avançadas); mais tarde, em 1972, quando inventei o computador
a papel, introduzi um HIPO com palavras de 4 dígitos. Os PCs
mais recentes têm palavras de 64 dígitos binários,
o que equivale a 16 algarismos decimais. No HIPO, poderia haver instruções
especiais usando dados com mais de uma palavra, por exemplo "Some
com duas palavras o conteúdo da que começa no endereço
EE", "Some com 3 palavras ... etc.".
- [1] Como instruções e dados são diferenciados
pelo computador. [2] Como as instruções interagem com
a parte física do computador? [3] Bastante esclarecedor sobre
as linguagens e como o computador as interpreta. RESP.: Não
sei se a sua turma terá aulas de eletrônica; se tiver,
você verá como implementar os números binários
usando circuitos com transistores. Mas você pode aprender sozinho,
é só procurar na Internet. Se não entender, consulte
algum professor da Engenharia de Computação.
- [1] Indagar sempre, a fim de buscar conhecer a razão das coisas,
e não só permanecer aceitando que determinado fato acontece,
sem ter a curiosidade de saber o porquê. [2] Se as linguagens
que utilizamos para programar dependem de números e instruções
específicas pré-determinadas em um programa de computador,
então os primeiros computadores foram projetados/desenvolvidos
para atender a essas instruções e números específicos?
RESP.: O normal dos seres humanos é ter curiosidade de
associar conceitos aos fenômenos observados. Infelizmente as máquinas
tornaram-se tão complicadas que as pessoas simplesmente pensam:
"Eu nunca vou compreender isso!", e não procuram estudar
e compreender. Isso significa um abafamento da curiosidade, e da ânsia
de aprender e compreender, o que é péssimo, pois é
uma diminuição de uma de nossas características
humanas mais importantes. Isso significa a diminuição
de nossa humanidade!
- [1] Aprendi a arriscar e a tentar, obrigada. Sim, também fui
introduzida a teoria da computação. [2] Se algum dia o
senhor irá voltar para nos ensinar mais. [3] Obrigada pela oportunidade,
fiquei entusiasmada. RESP.: Não se se terei chance de
dar aulas para vocês. Mas eu tenho muitas outras palestras para
dar (veja em meu site, por exemplo a lista das dadas e programadas,
em
www.ime.usp.br/~vwsetzer/pals/pals-cursos.html
Se vocês organizarem uma palestra minha, fora do horário
de aulas, sobre assuntos matemáticos, computacionais, filosóficos,
educacionais ou de atuação ou organização
social, estou à disposição. Apenas gostaria que
houvesse pelo menos 10 participantes, pois é sempre um esforço
bastante grande. Posso inclusive ir à casa de algum de vocês,
ou vocês virem na minha, com prazer!
- [1] Em uma programação computacional a unidade central
de processamento acompanhada do acumulador lê a instrução
e antes de realizá-la o apontador é movido para proxima
instrução. [2] Porque o apontador é movido para
a proxima instrução. [3] Muito boa a palestra. RESP.:
Se o apontador fosse movido para a próxima posição
de 'memória' logo de pois de uma instrução ser
executada, para poder interpretar a próxima instrução,
as instruções de desvios não funcionariam, como
mostrei na aula (infelizmente, tive que correr um pouco devido ao limite
de tempo).
- [1] A base do funcionamento de um programa. [2] Por que o apontador
não aponta para a função que vai ser interpretada
naquele momento? [3] Gostei de seu entusiasmo e da apresentação.
RESP.: Veja a resposta anterior.
- [1] Aprendi bastante sobre computadores e suas linguagens, como a
linguagem das máquinas e Python. [2] Na utilização
da linguagem das máquinas, como determinar os espaços
entre as palavras e o quão difícil é isso. [3]
A palestra foi muito didática e facilitou o entendimento. RESP.:
No HIPO, bastaria representar um espaço em branco por um número
de dois dígitos, como 00 ou 99 (que não seriam usados
para nenhum outro caractere alfabético).
- [1] Os primórdios do funcionamento de um computador e como
ele interpreta dados e instruções em uma linguagem
própria. [2] Qual o limite do funcionamento de um computador
se as instruções variam de 00 a 99, 100? [3] Na página
7 do slide o "por que???" deve vir acertado em "quê".
O professor Setzer é incrivelmente entusiasmático. RESP.:
Obrigado por tentar melhorar minha apresentação em ppt!
Mas, infelizmente, trata-se de uma pergunta, e nas perguntas usa-se
"Por que..?", assim mesmo. Nas respostas, "Porque...".
Agora, quando se diz "o porquê de tal coisa", aí
vai com acento, tudo junto. Ou será que estou errado?
- [1] Aprendi sobre a lógica de programação, como
os números e letras são interpretados pelo computador
e a participação de cada componente da máquina
na programação. [2] Nenhuma. [3] Muito legal a introdução
do assunto com o computador de papel.
- [1] Entendi o modo de funcionamento de um programa, como ele interpreta
e executa um comando. [2] Não compreendo a função
de um programa, para que ele vai servir. [3] Obrigado pelas dicas acadêmicas
e de vida. RESP.: Simplificando, um programa pode servir para
muitas coisas, como por exemplo o editor de textos que estou usando
neste momento. Ou para você enviar mensagens pelo celular. Ou
para controlar outras máquinas, como no caso dos carros autônomos.
- [2] Qual sua linguagem de programação predileta? O livro
"A matemática pode ser interessante ... e linda!" já
está disponível fora das editoras e.g. na Internet? Poderia
falar um pouco de sua crítica ao materialismo? Qual a alternativa?
[3] Sou muito grato a Deus por ter conhecido o senhor. Muito obrigado
pelos ensinamentos, dicas e experiências compartilhadas nesse
dia. O senhor é uma pessoa realmente inspiradora! Sucesso com
o novo livro, sucesso na vida, no universo e tudo o mais! RESP.:
Quanto ao meu novo livro, ele está sendo produzido pela Editora
Edgard Blücherr, depois que desisti da Editora da USP; não
sei quando estará pronto, mas vai haver uma edição
também como e-book. Quatno à minha linguagem de
progração predileta, não sou programador profissional.
Minhas linguagens de programação prediletas eram as que
eram voltadas para processamento de bancos de dados, e eram denominadas
'linguagens de 4a. geração'. Eu gostava muito da linguagem
do processador de bancos de dados ZIM; não sei se ainda é
usado. Gosto das planilhas eletrônicas, que são voltadas
para o problema de cálculo e manipulação de tabelas.
Quanto ao materialismo, acabei falando um pouquinho sobre ele porque
um de vocês viu na minha home page uma seção
com o título Espiritualidade, com artigos sobre o assunto, e
fez uma pergunta a respeito antes da aula. Em geral eu não abordo
esse assunto, pois espero as pessoas fazerem perguntas. Como veio a
pergunta, eu disse a vocês que sou espiritualista, isto é,
adoto a hipótese de trabalho (não é crença!)
que existem fenômenos no universo que não podem ser reduzidos
a fenômenos físicos, como a origem da matéria e
da energia, os limites do universo e, dentro de nós, os pensamentos,
os sentimentos e os impulsos de vontade, além da própria
vida. Dei como exemplo o fato de que podemos determinar nosso próximo
pensamento, pois se não fosse assim, não conseguiríamos,
por exemplo, efetuar à mão uma conta de soma armada. A
capacidade de concentrar o pensamento mostra, por vivência pessoal
de cada um (isso não pode ser provado, tem que ser experimentado),
que temos livre arbítrio no pensar. Ora, da matéria não
pode advir livre arbítrio, ela é sujeita inexoravelmente
às condições e 'leis' físicas. Isto é,
nesse sentido o ser humano deve ter algum membro que transcende a matéria
mas consegue interagir com ela (tenho uma teoria de como isso é
possível, sem violar 'leis' físicas. Como eu lhes disse
muito brevemente, na minha concepção de mundo e na minha
vivência o materialismo não se sustenta. Também
chamei a atenção para o fato de que a educação
de vocês foi e continuará sendo essencialmente materialista.
Gostaria ainda de acrescentar o seguinte: cuidado, quase todas as religiões
atuais são essencialmente materialistas! A entidade Deus virou
mera abstração.
- [1] O mais importante do que aprendi foi a forma que o computador
opera, que foi encenada no início da aula. [2] A maior dúvida
foi como o computador é capaz de reconhecer diversos códigos.
[3] A encenação contribui muito para a compreensão
do computador. RESP.: Se você se refere aos códigos
das instruções em linguagem de máquina (a que fica
na 'memória' do computador), esses códigos disparam as
ações eletrônicas que executarão o que a
instrução indica que deve ser feito.
- [1] A filosofia básica do funcionamento de um computador. [2]
Como implementar essa lógica em um circuito elétrico,
como nos computadores modernos. RESP.: Essa é uma questão
interessante, eu abordo isso em outra palestra.
- [1] Conceitos da estrutura de funcionamento de um computador. [2]
Como o interpretador "pula" posições que não
são instruções? [3] Aula muito interessante e informativa.
RESP.: Como eu expliquei, é o estado do processador central
é que determina se uma posição de 'memória'
será interpretada como instrução ou como dado.
Se o estado é o de interpretar uma instrução, o
conteúdo da posição de 'memória' apontado
pelo apontador de instruções é usado como sendo
uma instrução; se o estado é o de usar uma posição
de 'memória' como dado, por exemplo para uma soma, essa posição
será interpretada como dado, e não como instrução.
Essa é uma das características fundamentais dos computadores!
4. 30/10/19, palestra na Semana da Matemática,
para alunos do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas,
Liberdade, São Paulo, dentro do projeto Embaixadores
da Matemática do IME; info: Profa. marciapontostochi
fmu.br
- [1] Como o computador faz o processamento dos dados. [2] Não
ficou nenhuma dúvida sobre o conteúdo que fora explanado.
[3] Gostei da forma como foi iniciada a palestra, de maneira dinâmica
e interacional.
- [1] Linguagem de Programação em Python. [2] Em qual
momento o apontador pode aprezentar defeito, e qual é o problema
mais corriqueiro. [3] A palestra foi totalmente explicativa, embora
um pouco cansativa. RESP.: Qualquer circuito do computador pode
apresentar um defeito; é uma maravilha da técnica que
isso ocorre com muito pouca frequência. O problema mais corriqueiro
é um erro de programação, isto é, o programa
não executa o que foi previsto pelo programador. Muitas vezes
o programador corrige vários erros de uma vez, e acaba não
sabendo qual deles fez o computador funcionar. Testa-se um programa
dando dados de entrada e vendo os resultados. Por exemplo, no nosso
programinha poderíamos dar os números 10, 20 e 30 e ver
se a soma é realmente 60. Isso prova que o programa funciona
para os dados do teste, e não para quaisquer dados. Não
é possível provar matematicamente que um programa de um
tamanho que não seja mínimo realmente calcula o que se
deseja e que para para quaisquer dados de entrada. Isso é assunto
de uma outra palestra minha.
- [1] A visualização, através do teatro, a lógica
de programação. [2] Não ficou dúvida. [3]
Gostei do Python.
- [1] Que o computador ou maquina não tem memoria. [2] Nenhuma
você explica super bem. [3] Porque não tem mais palestras
na faculdade como esta.
- [1] Como um computador entende os comandos e que ele só entende
através de numeros. [2] Não tenho duvida. [3] Muito bom
ter essa palestra e entender como tudo iniciou-se. RESP.: Um
computador não entende absolutamente nada. É uma máquina
puramente sintática, de seguir estritamente regras formais, matemáticas,
e não tem semântica, o que seria necessário para
um entendimento. Atenção, eu não dei uma palestra
sobre história da computação, o que é também
importante.
- [1] O computador não tem memoria, e que só consegue
ler somente em número. [2] Não tenho, gostei da explicação.
[3] Gostei da interação com o grupo. RESP.: Os
computadores têm unidades de armazenamento de dados: a unidade
central, erradamente chamada de 'memória' (errado pois não
sabemos como a nossa funciona, e sabe-se muito bem com a do computador
funciona), e as unidades periférica, como os discos magnéticos
(HDs(. Estes últimos tendem a desaparecer, pois é uma
aberração ter-se um dispositivo mecânico no meio
de uma máquina puramente eletrônicam fora as unidades de
entrada (como o teclado, leitor óptico de barras etc.)m e de
saída (como o monitor de vídeo, impressora etc.). Hoje
em dia pode-se trocar um HD por uma unidade de armazenamento de estado
sólido, como o SSD (também chamado de SSD-HD); o computador
fica muitissimamente mais rápido.
- [1] Que tudo no computador é número. [2] Nenhuma. [3]
Gostei da interação do teatro.
- [1] Que tudo no computador é representado por números.
[2] Não tive nenhuma. [3] Gostei do teatro.
- [1] Como funciona computado e que o computador é só
número. [2] Não tenho duvidas. [3] Não tenho nenhum
comentário.
- [1] Eu aprendi que o computador é uma máquina de matemática
que não aceita infinito e números irracionais. Ele funciona
com dados/números. [2] Dúvida: A programador pode trabalhar
com Python para qualquer coisa sem saber outras linguagens. RESP.:
Sim, é possível programar qualquer processamento de dados
com a linguagem Python, pois ela é universal.
- [1] Aprender o como funciona o computador durante o processamento.
[2] Não houve dúvidas. [3] Excelente palestra, muito esclarecedora.
- [1] Como funciona o computador. [2] Como o sistema binario pode executar
inumeras tarefas. [3] Muito boa a explicação do funcionamento
do computador através do "teatro". RESP.: Como
eu disse na palestra, os computadores usam o sistema binário
simplesmente por uma conveniência tecnológica (simplicidade,
eficiência e confiabilidade dos circuitos eletrônicos).
Seria possível construir computadores usando qualquer sistema
numérico.
- [1] A contribuição de von Neumann, que permite colocar
programa e dados juntos. [2] Como funciona o computador eletronicamente?
Não existe um apontador mecânico, etc. RESP.: Sim,
foi devido ao grande matemático John von Neumann que surgiu a
ideia de representar instruções e dados exatamente da
mesma maneira na 'memória' do computador. Isso permitiu um grande
desenvolvimento dos computadores. Veja
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_von_Neumann
Quanto ao funcionamento eletrônico, ele é baseado essencialmente
em circuitos biestáveis, isto é, que estão sempre
um de dois possiveis estados (e assim podem representar 0 em um estado
e 1 no outro), e podem ser mudados de estado. Veja
https://en.wikipedia.org/wiki/Flip-flop_(electronics)
- [1] Aprendi o funcionamento básico da programação
de baixo nivel. [2] Nenhuma.
- [1] Instrução do computador sendo sequencial. [2] Nenhuma
dúvida. [3] Alguns alunos - mesmo que sendo verdade - podem se
sentir menos motivados em continuar o curso após as palavras
do palestrante que o curso não seria de primeira linha. Uma abordagem
diferente teria retorno maior em estes mesmos alunos de um "curso
não de primeira linha" poderiam indicar a mais pessoas o
curso de pós graduação ou mesmo as palestras. RESP.:
Desculpem se me expressei mal. Sabendo que a FMU não tem pós-graduação
em matemática, o que eu disse é que, se os alunos forem
fazer pós-graduação, deviam procurar uma faculdade
de primeira linha, pois o último diploma é o que conta.
Não emiti juízo sobre o curso da FMU, pois nem o conheço.
- [1] Que por mais sofisticados sejam os resultados do computador, as
funções básicas dele são sempre simplificadas.
[2] Não tenho dúvidas tão pertinentes que mereçam
ser citadas. [3] Achei a palestra um pouco longa e também desnecessário
o professor dizer de uma maneira meio rude que nosso curso, na nossa
faculdade não é de primeira. Faltou um pouco de "tato".
RESP.: Ver a resposta anterior.
- [1] A sequência de execução das instruções
do computador. [2] Sem dúvidas. [3] Gostei e acho válido
organizar em auditório de palco.
- [1] Aprendi sobre o funcionamento do computador, de forma divertida
(com o teatrinho). [2] A humanidade pode levar o uso dos computadores
ao extremo, qual seria, na opinião do professor, algo extremo
bom e algo extremo ruim. [3] Gostaria de comentar a respeito da "substituição"
do homem pela máquina e gostaria de agradecer e parabenizar pelos
comentários pertinentes à respeito disso. RESP.:
O computador já foi levado a um extremo: os celulares, que permitem
o uso do computador e da Internet em qualquer lugar, em qualquer momento,
por qualquer idade. Os resultados terríveis disso estão
começando a ser reconhecidos; dou palestras alertando sobre os
problemas que os computadores causam há mais de 45 anos. Em 1974
dei a primeira disciplina no Brasil sobre impacto social e individual
dos computadores. Ultimamente, apareceu o enorme problema causado por
sistemas de 'aprendizado' de máquina (nome errado, pois não
se sabe como o ser humano aprende). Leia meu artigo
www.ime.usp.br/~vwsetzer/IA-problemas.pdf
- [1] Aprendemos que todo computador é formado por números,
até suas letras, escritas, etc. Entendemos também que
o computador trata-se de uma máquina "burra" e funciona
através de comandos, coletando dados, etc. [2] Não ficou
dúvidas pois tudo foi bem explicado e claro. [3] A maneira interativa
a qual ele coloca os participantes para interagir com o assunto, o teatro
afim de facilitar o entendimento por meio da vivência.
- [1] Que é possível explicar a lógica de forma
lúdica. [2] Como aplicar isso em sala de aula. [3] Achei bem
dinâmica. RESP.: Eu mostrei como aplicar o que dei em sala
de aula. Baixe a apresentação, faça a sua, e monte
um 'computador a papel'! Leia os artigos que citei. Teste o simulador
do HIPO.
- [1] O funcionamento do computador. [2] Não ficou dúvidas.
[3] Adorei o teatrinho do computador.
3. 30/8/19 palestra dentro da III Feira do Livro da Unidade Escolar,
para alunos do ensino médio da Escola Alexandre von Humboldt, Vila
Anastácio, São Paulo, SP, info: Profa. Cassia Rodrigues
de Jesus crj-sem-nada-cassia atarr hotmail.com
- {2} [1] Eu aprendi como um computador realmente funciona na base de
números, e como esse processo acontece. [2] Como um computador
funciona com vários acumuladores. [3] Simpático e também
fiquei lisonjeado por receber um doutor nessa área de conhecimento.
RESP.: Com vários acumuladores, hoje chamados de registradores,
cada um deles tem que ter um número. Cada instrução
em linguagem de máquina que usa um registrador tem que especificar
qual registrador deve ser usado (no fundo, é como se fosse o
endereço do registrador). O HIPO, como os primeiros computadores,
usava apenas um registrador, que antigamente era chamado de acumulador.
Na verdade, o acumulador faz parte da unidade aritmética, onde
são executados os cálculos (soma, divisão etc.)
- {2} [1] Como funciona uma máquina e a codificação
da linguagem Python. [2] Nenhuma. [3] Ótima aula, foram as 2
h mais rápidas do ano.
- {2} [1] Tudo foi essencial, tudo foi muito importante. [2] Nenhuma.
[3] Gostei muito, muito caristmático, engraçado, e explica
super bem amei a sua palestra.
- {3} [1] Que a linguagem de computador é feita tudo por números.
[3] Apresentação foi muito criativa e muito simples de
compreender. RESP.: Atenção, a linguagem de máquina
é o conjunto de instruções que a unidade central
de processamento (os circuitos dela, em um computador real) interpreta.
Um programa é uma sequência dessas instruções.
- [1] Aprendi a forma de como um programa se reproduz com base nos códigos.
[2] Com base nesses códigos, o que podemos fazer de muito interessante
e essencial para a vida? [3] Palestra incrivel e muito interessante.
RESP.: O computador penetrou em todas as áreas da vida.
Quando seus pais recebem uma conta de consumo de água, ela foi
gerada por um computador. O celular (smartphone) é um
computador. Hoje muitas funções dos automóveis
são controladas por um computador.
- {2} [1] Eu aprendi que o computador nunca usa letras, usa só
números e como o computador faz uma coisa de cada vez. [2] Programar.
[3] Ótima palestra, explica brincando e de um jeito facil de
entender. RESP.: Nem todas as pessoas se dão bem com a
programação de computadores, pois para isso é preciso
usar um tipo especial de pensamento, tecnicamente chamado de 'lógico-simbólico,
algorítmico'. Acho que todos devem saber o que é um programa,
mas não é necessário que todos saibam programar.
- [1] Eu aprendi que no computador é importante ter desvio incondicional
e condicional e codificações das instruções.
[2] Programar. [3] Deu para entender tudo, uma forma de aprender mais
rápido e de um jeito simples. Palestra muito boa e engraçada.
RESP.: Sim, com aquelas instruções de desvio pode-se
repetir um trecho do programa. Foi por isso que o programa exemplificado
na palestra era capaz de somar um número qualquer de números
com apenas algumas instruções na linguagem de máquina.
- [1] Aprendi como um avião voa pelo livro que esta sendo publicado
pelo editora de USP do Setzer. [2] Nenhuma, todo o conteúdo foi
muito bem explicado.
- {1} [1] Como a CPU funciona e como pode ocorrer alguns erros. [2]
Como poderia fazer programa de mais complequicidade. [3] Eu adorei a
aula e como foi divertida e educativa. RESP.: Quando você
estiver no 3° ano, experimente fazer um curso de programação
pela Internet.
- {3} [1] Como funcionam os computadores. [2] Sobre códigos de
máquina. [3] Muito boa apresentação. RESP.:
No caso do HIPO, uma instrução é codificada com
sua operação (soma, entrada de dados, desvio etc.) e um
endereço da uma posição de memória onde
deve ser colocado ou copiado um dado.
- {1} [1] Entendi um pouco melhor como funciona um programa dentro do
computador, detalhes e dicas que eu não sabia, como tudo o que
entra no computador é decodificado. [3] Gostei muito da palestra
interativa (teatrinho) já que assim, é mais fácil
compreender.
- [1] Que o computador é burro e precisa de partes á partes
para processar, que cada componente tem a sua função para
o funcionamento do sistema e tudo dentro do computador tem que virar
números formando códigos para cada frase que é
codificada vira número. [2] Não ficou nenhuma dúvida.
[3] O Senhor explica muito bem.
- [1] Aprendi que o computador precisa de muitas coisas e funções
para funcionar. [2] Não tive dúvida, compreendi tudo.
[3] Gostei muito da apresentação, obrigado!
- {2} [1] Como funciona um computador e como funcionam os códigos.
[2] Com o computador identifica o que é instrução
e o que é cálculo? [3] A parte interativa da palestra
foi muito importante para o meu entendimento.
- [1] Não importa se o +0000 tem o + ou o e se você
não colocar um numero negativo não funciona. [2] Não
tenho, por enquanto. [3] Você apresenta muito bem!!! RESP.:
No HIPO, foi convencionado que as instruções começam
com + seguido de 4 dígitos decimais, dois para o código
da instrução, e dois para um endereço de uma posição
de memória. Um dado usado por uma instrução tem
sempre um sinal + ou e 4 digitos e é interpretado como
um número positivo ou negativo, respectivamente.
- {1} [1] Com a palestra aprendi de forma simples como funciona um computador;
qual a função da Unidade Central de Processamento, do
Acumulador e apontador; como uma função ou comando funciona
e todo o processo desde a entrada até a saída. [2] Não
nenhuma.
- {2} [1] Algumas pequenas coisas de python. [2] Não sei. [3]
Foi muito boa a palestra mas sobre os registradores eu já sabia
e a maioria de python tambem.
- {2} [1] Que há varias formas de fazer programas diferentes
como a mesma quantidade de "momorias". [2] Nenhuma. [3] Gostei
do computador humano. RESP.: Talvez você quer dizer que
o programa usado na palestra tinha apenas algumas instruções
mas resolvia uma quantidade qualquer de problemas de mesma classe (soma
de uma lista de números positivos ou nulos).
- {1} [1] Aprendi sobre o funcionamento do programa. [2] Entender as
instruções. [3] Bom. RESP.: Reveja a apresentação
e veja se consegue compreender como funcionam as instruções.
- {1} [1] Que se pularmos qualquer etapa da programação
o programa não funciona. [2] Nenhuma duvida. [3] O computador
humano é muito legal. RESP.: Sim, se no nosso programa
tivéssemos pulado uma instrução, ele não
calcularia a soma desejada.
- {1} [1] Aprendi que o computador tem um sistema que não é
somente aparece na tela e sim que tem todo um processo para chegar na
tela. [2] Entender o funcionamento do programa, muitos números.
[3] Muito bom. RESP.: Reveja a apresentação.
- [1] Sobre a linguagem de computação. [2] Nos exercicios.
[3] Muito boa a palestra. RESP.: Os exercícios que passei
são muito simples, experimente fazê-los executar seus programas
no HIPO.
- [1] Como funciona o computador internamente. [2] Nenhuma. [3] Achei
interessante a parte dinâmica.
- {3} [1] Como funciona um programa de computador. [2] Não ficou
dúvidas. [3] Palestra produtiva, que acrescentou no meu conhecimento.
- [1] De que um computador é só número e que ele
é muito burro. [2] Nenhuma, ficou tudo bem claro. [3] Foi bem
legal e espero que continue o projeto. RESP.: Sim, todo computador
segue cegamente as instruções de um programa. Se ele não
fizesse isso e improvisasse, seria imprestável!
2. 7/8/19 para palestra 82 alunos do ensino médio do Colégio
Objetivo de Caieiras, Jd. Sto Antonio, Caieiras, SP, dentro do projeto
Embaixadores da Matemática do IME, info: profa. Adriane Galrão
Marques adriane at_arrob objetivocaieiras.com.br
- [1] Que o computador só funciona com números. [2] Como
números exprimem formas ou letra. [3] Palestra muito boa, dinâmica
e explicativa. RESP.: Como eu mostrei, no HIPO cada letra é
representada por dois algarismos decimais, como por exemplo A por 01,
B por 02 etc. Se é necessário usar muitas letras formando
uma frase, cada posição de "memória"
representa duas letras. Uma posição inicial poderia indicar
quantas posições seguintes representam a frase. Se por
formas você quer dizer imagens, elas são definidas pelos
seus pontos, chamados de pixels (que vem do inglês picture
element. Na tela, tem-se a impressão de que as imagens são
contínuas, mas na verdade são sempre compostas por pontos.
- [1] O básico da programação e como computadores
funcionam. [2] Se o alfabeto é codificado em dois digitos cada
letra e 4 digitos uma sílaba, uma frase é codificada sempre
em 4 dígitos? [3] Aula muito interessante, muitos alunos participaram
e gostaram! Aprendi bastante.
- [1] Que os computadores funcionam com códigos. [2] Como que
trava? [3] Aula boa, pelo motivo de ser participativa. RESP.:
Em termos do HIPO, ele "travaria" se a Unidade Central de
Processamento (CPU, de "Central Processing Unit" fosse decodificar
uma instrução cujo código é inválido,
por exemplo 00.
- [1] Como um computador funciona. [2] Como o computador trava? [3]
Achei a aula super importante para o aprendizado de um jovem.
- [1] A programar um programa. [2] Como um computador se comunica. RESP.:
a entrega de dados ao computador é feita pelas unidades de entrada,
como um teclado, um "mouse", microfone etc. Todas essas entradas
têm que ser convertidas em números. A saída de dados
pode ser feita em uma tela, em uma impressora, um traçador de
gráficos, um alto-falante etc.
- [1] A complexidade de simples programas e os meios tão simples
para o programador fazer. [2] A transição e execuções
realizadas pelo CPU. [3] Muito bom, parabéns!!
- [1] Como o PC funciona através dos números e da matemática.
[2] Por que existem diversas linguagens de codificação?
Por que não tornar uma linguagem programacional apenas em um
único programa/processador de dados? [3] Compreendi melhor através
do teatro, na prática, boa tática. RESP.: Atenção,
nós vimos como o computador hipotético HIPO funciona,
não o PC, que é muuuuito mais complicado, isto é,
sua linguagem de máquina é muito mais complexa. Cada linguagem
de programação tem algumas características diferentes.
Mas hoje em dia o que mais distingue uma linguagem de outra é
o chamado "ambiente de programação", que é
uma coleção de funções já programadas
que podem ser usadas.
[1] Que os computadores são complexos e que eles são muito
lógicos. [2] Porque esse tipo de aula não existe na escola?
[3] Adorei a palestra e achei muito legal, aprendi muito na vida e nos
computadores.
- [1] Eles mostraram a partir de um "teatro" o funcionamento
do computador. [2] Para mim, os endereços confundem muito. [3]
Foi uma palestra muito dinâmica, diferente e interessante. RESP.:
A noção de endereço de memória é
essencial, pois permite que a CPU faça acesso a alguma posição
de memória, ou desvie a execução do programa pulando
instruções ou voltando para trás a fim de repetir
instruções já executadas antes, agora com novos
dados. Quem sabe se você ler o artigo que descreve a aula você
compreenderá melhor.
- [1] Funcionamento lógico do computador. [2] Linguagem Python.
[3] Aprendi muito, foi bastante importante para o meu aprendizado. Sobre
a linguagem Python, experimente fazer o curso do prof. Fábio
Kon no Coursera (grátis se não precisar de certificado).
- [1] Como o computador lê informações. [2] Na parte
de "linguagem Python". [3] A palestra é realmente muito
boa, porem por não experiência não entendia quase
nada, porem adorei.
- [1] Eu aprendi que o apontador tem que mudar de endereço, antes
do CPU executar a tarefa. [2] A minha dúvida foi a linguagem
Python. [3] Achei interessante e didático, informações
bem importantes a serem aprendidas.
- [1] Que o computador trabalha apenas com número. [2] Se o computador
trabalha apenas como nós o mandamos, como ele consegue voltar
as casas com seus próprio sistema? [3] Achei a palestra ótima,
mas a sala não colabora. Espero poder ser sua aluna na USP. RESP.:
Não sei se você se refere a repetir instruções
já executadas com outros dados; nesse caso, é executada
uma instrução de desvio para uma posição
de memória onde começam as instruções a
serem repetidas. Isso dá ao computador a possibilidade de, com
um certo número de instruções, resolver um número
qualquer de problemas de mesma classe. No exemplo da aula, o programa
calculava a soma de um número qualquer de números, que
podem ser diferentes em cada execução.
- [1] Entender como o computador interpreta os dados e sua "linguagem".
[2] Com a interpretação de dados pode resultar na conversão
de energia (como tocar uma música). [3] Gostei muito da palestra.
Muito informativa e detalhada. RESO.: Uma onda sonora é partida
em pedacinhos de tempo; a intensidade poderia estar em uma posição
de memória do hipo, e a frequência na seguinte. Compondo
as frequências consegue-se fazer um alto-falante reproduzir qualquer
timbre de som ou de voz.
- [1] Posições de memoria. [2] Nenhuma. [3] Achei legal.
- [1] Como um computador lê informações. [2] Nenhuma.
[3] O teatro foi criativo.
- [1] Aprendi como tudo funciona, a linguagem Python que é recente
e muito útil, aprendi códigos ex: [EE], ACC, muito interessante.
[2] Nenhuma. [3] Gostei muito, ele nos diverte, todos temos que passar
por essa experiência.
- [1] E aprendi como entender a programação dos computadores.
[2] Se é muito complicado aprender programações
complicadas. [3] A aula muito boa obrigado por nos ensinar. RESP.:
Não é complicado, apenas é preciso desenvolver
o raciocínio especial que é necessário para programar,
e conhecer bem uma certa linguagem de programação e, hoje,
principalmente o ambiente de programação, isto é,
as funções já programadas e que podem ser reutilizadas.
- [1] Sobre as funções do computador. [2] Sobre o que
fizemos no teatro sobre o computador de papel. [3] Gostei muito da aula,
ótima interação. RESP.: Leia o artigo sobre
a aula, quem sabe você vai compreender melhor.
- [1] Aprendi que é bem importante saber como tudo sobre o compumtador
funciona. [2] Não tive duvidas. [3] Que é bem (muito)
legal pra quem quer seguir essa careira.
- [1] Como funciona o computador. [2] Nenhuma. [3] Muito bom.
- [1] Como um computador funciona. [2] Não tive dúvida.
[3] Gostei da palestra, foi bem educativa e intuitiva.
- [1] Aprendi que devemos saber como que um computador funciona. [2]
Nenhuma. [3] A cada dia que passa, a tecnologia evolui; futuramente
tudo será na base da tecnologia e é importante ter conhecimento
de como funciona a computação.
- [1] Computadores são complexos e funcionam muito bem. [2] Nenhuma.
[3] Adorei a palestra e te achei muito fofo, inteligente e um professor
excelente.
- [1] A coisa mais importante que aprendi foi um maior conhecimento
do funcionamento do computador, como as codificações,
as linguagem as posições de memória... [2] De acordo
com as explicações não tive dúvidas. [3]
Foi muito interessante o modo que ele abordou o funcionamento do PC.
- [1] Não aprendi nada, esse ramo não e para mim. [2]
Não. [3] Muito bom para quem gosta disso.
- [1] Noções básicas sobe programação
e leitura de dados. [2] Ficaram algumas dúvidas sobre as funcionalidades
do computador. [3] Professor divertido que cativa os alunos; aula muito
interessante, porém seria melhor aproveitada por quem deseja
prestar/trabalhar com programação. RESP.: Estude
o artigo.
- [1] Que o computador só le por codigos. [2] Não fiquei
com nenhuma. [3] Explica muito bem.
- [1] Entendi melhor sobre o computador, como funciona etc. [2] Não
tive nem uma dúvida. [3] Achei super interessante essa aula.
- [1] O funcionamento do computador. [2] O funcionamento do ponteiro.
[3] Poderia passar a informação mais rapido. RESP.:
Nós vimos o apontador de instruções. Ele contém
um endereço, e indica à unidade central de processamento
onde está a próxima instrução a ser executada.
- [1] O funcionamento logico dos computadores. [3] Interessante o teatro
faz com que a percepção seja melhor.
1. 16/5/18 para 80 alunos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino
médio, no Colégio Albert Sabin, Parque dos Principes, São
Paulo, SP, (11) 3712-0713, dentro do projeto Embaixadores da Matemática
do IME, info: prof. Dalson Alves de Lima Graça dlima at.arro.ba.albertsabin.com.br
- [3] Achei a aula interessante, a dinâmica do teatrinho fez com
que eu entendesse melhor o que foi passado. Muito obrigada pela sua
presença.
- [1] O funcionamento dos computadores e suas linguagens foram as coisas
mais importantes que aprendi. [2] Como o computador "entende/interpreta"
uma frase e a "transforma" em um código de dois dígitos?
[3] Gostei muito da palestra e de saber como funciona um computador.
Parabéns. RESP.: Atenção, no teatrinho o
Computador a Papel tinha instruções em forma de texto
somente por motivos didáticos, para se entender o que cada instrução
devia executar. Os computadores não usam esse tipo de instrução,
mas codificadas numericamente, análogamente às do HIPO.
- [1] Aprendi o funcionamento de linguagens e comandos como o python.
[2] Por que são utilizadas a linguagem binárias nos computadores
modernos? [3] Foi um prazer participar, já utilizei programas
simples e intuitivos como o RPG-maker para a criação de
scripts e foi ótimo saber mais sobre. RESP.: O sistema
numérico binário, que emprega apenas os símbolos
0 e 1, é usado na linguagem de máquina dos computadores
por uma questão de simplicidade, eficácia (isto é,
diminuir a possibilidade de alteração espontânea
de dados) e velocidade dos circuitos que interpretam e executam as instruções
da linguagem de máquina. Qualquer sistema numérico poderia
ser usado. Na palestra "Sistemas numéricos. Por que os computadores
usam os sistemas binário e hexadecimal?" explico isso em
detalhe.
- [1] Eu aprendi como os computadores antigos interpretam as informações
fornecidas. [2] Como programar em Python? [3] Achei a aula produtiva.
RESP.: Cuidado, computadores processam dados, e não informações.
Uma informação requer um ser humano que a recebe e a compreende;
se ele não compreende, pode ter recebido apenas dados, como um
texto em uma língua que não conhece: pode mudar o formato
dos caracteres e dos parágrafos etc. Tudo isso é processamento
de dados, e não de informações. Veja meu artigo
"Dado, Informação, Conhecimento e Competência"
em meu site.
- [1] Passo a passo da interpretação de dados e processamento
de um computador. [2] Felizmente, todas as dúvidas foram respondidas
no momento. [3] Aula irreverente e dinâmica e, mesmo com o curto
período de apresentação, provou-se adequada. Mesmo
assim, acredito que seria melhor que a aula fosse mais longa para haver
maior demonstração e detalhamento.
- [1] O que eu aprendi de mais é como funciona um computador.
[2] Como funciona o código binário. [3] Aula muito boa
e interativa. RESP.: O funcionamento do sistema numérico
binário é objeto de outra palestra, veja a avaliação
3 acima.
- [1] Unidade central de processamento -> todo computador tem. Capacidade
do programa é 9999. Codigos numéricos mais #### [quadradinhos].
[3] Gostei muito do professor! Didatica 10. RESP.: O computador
virtual HIPO tem "palavras" (isto é, a menor representação
que forma uma unidade) de 4 dígitos decimais por uma questão
de simplicidade. Ela permite que o código de uma instrução
tenha mais do que 10 valores diferentes e que a unidade central de armazenamento
tenha 100 palavras.
- [1] Aprendi que com um número contado de instruções,
o computador é capaz de realizar qualquer tarefa. [2] Não
seria mais fácil o comando das instruções ser dado
diferente do dos dados? Se sim, por que é igual? [3] Muito boa
a dinâmica utilizada para representar o computador e é
incrível pensar como ele trabalha. RESP.: Eu contei que
a ideia do famoso matemático Von Neumann de representar dados
e instruções da linguagem de máquina exatamente
da mesma forma deu um enorme avanço nos computadores; eu disse
que dessa maneira pode-se ter naquela unidade mais instruções
de um ou vários programas e menos dados ou, ao contrário,
mais dados e menos programas. É uma questão de flexibilidade
e simplicidade.
- [1] Processamento, linguagem e propriedades na interpretação
de dados em um computador. [2] Ao final da apresentação,
não restaram dúvidas sobre o tema. [3] O teatro como introdução
foi de excelente contribuição para a compreensão
da palestra como um todo.
- [1] Funcionamento do processamento de dados de um computador. [2]
Como o computador sabe o que é instrução e o que
é dado? [3] Bom teatro de funcionamento do computador. RESP.:
Em primeiro lugar, o computador não "sabe" nada, pois
não tem consciência. Em segundo, o computador usa o apontador
de instruções para localizar a próxima instrução
a ser executada; o conteúdo de qualquer posição
de memória indicada por esse apontador, quando for a hora de
decodificar uma nova instrução, será interpretado
pelos circuitos como uma instrução. Por outro lado, uma
instrução pode fazer referência a uma posição
cujo conteúdo, durante a execução dessa instrução,
não será interpretado como instrução, mas
como dado.
- [1] De mais importante aprendi que qualquer computador tem e segue
sempre uma linguagem e sempre interpreta os códigos. [3] Muito
boa a explicação por meio do teatro.
- [1] Códigos são transformados em letras, dados e comandos
específicos. Foi bom entender a causa de algumas falhas no PC.
[2] As codificações se repetem, mas como são interpretadas
desse modo? [3] Adorei a palestra! Informações muito bem
comunicadas. RESP.: Cuidado, letras e outros símbolos
são codificados numericamente para manipulação
pelo computador. Vimos que com algumas instruções pode-se
processar um número grande de dados diferentes, por meio do desvio
para o início de uma sequência de instruções
cujo processamento é então repetido.
- [1] Aprender como os dados e informações estão
"escritos" dentro da CPU. Aprender a organização
e funções de cada parte. [3] Engraçado e prático,
simplifica bastante e isso ajuda (envolvente).
- [1] A lógica por trás de programas e computadores e
onde são armazenadas as informações. [2] Ficou
a curiosidade sobre como são armazenadas as instruções
seguidas. [3] Foi muito interessante. RESP.: Em todos os computadores
de hoje, s instruções são armazenadas em um código
numérico binário. O Computador a Papel e o HIPO usam um
código decimal só para ilustração mais simples
dos conceitos básicos de como um computador funciona do ponto
de vista da linguagem de máquina.
- [1] O computador só interpreta números e consegue diferenciar
dados pela instrução anterior. [3] A dinâmica de
grupo facilitou a compreensão da parte teórica.
- [1] Não sabemos como funciona a memória, computador
não tem memória, apenas é programado por dados.
[2] Quando um computador perde tudo e ele "recomeça"
a partir do armazenado no back-up, como ele reinterpreta todos os dados?
RESP.: Não sabemos como funciona a memória humana,
de modo que não se devia chamar de "memória"
a unidade central de armazenamento de dados de uma computador. Como
eu disse, na computação usam-se muitas expressões
antropomórficas (da natureza humana) indevidamente. Isso pode
mistificar tanto o computador como denegrir a visão que se tem
do ser humano, associando-se-o a uma máquina.
- [1] Aprendi a linguagem "correta" para o uso de programas!
E o funcionamento básico de um computador! [2] Não tenho!
Muito boa! [3] Não acredito que o "teatrinho" tenha
sido muito claro, devia ter sido melhor organizado e preparado! RESP.:
Infelizmente o tempo que foi dado foi muito curto, a execução
do teatrinho podia ter sido mais vagarosa e com mais explicações.
- [1] Como saber programa, o basico do básico, como programa
pode ajudar. [2] Como os "hackers" trabalham para buscar a
falha e explorá-la? [3] Muito boa a interação,
animada, deixando facil uma coisa que aparenta ser dificil. RESP.:
Os hackers conseguem ter acesso aos sistemas que controlam os
computadores e os programas que são interpretados pela máquina,
modificando-os. Por exemplo, se eles descobrem a senha de acesso a um
computador ou a uma rede, podem eventualmente modificar os programas
existentes e introduzir novos.
- [1] O funcionamento e a complexidade de um computador. [2] Não
restaram duvidas. [3] Gostei muito do teatro.
- [1] Funcionamento básico de um computador. [2] Não fiquei
com nenhuma dúvida, o palestrante lecionou muito bem.
- [1] Computadores funcionam com diversos tipos de linguagem, como números
e letras, e transcrevendo as linguagens em comandos. [2] Como funciona
o código binário. RESP.: Costuma-se chamar de instruções
os códigos da linguagem de máquina ou de montagem (assembler)
interpretados pelo computador, e de comandos as expressões em
linguagens de nível mais alto, como a Python que foi ilustrada,
infelizmente muito rapidamente devido ao tempo.
- [1] A nossa concepção de memória de um computador
é errada, o certo seria posições de armazenamento,
já que não sabemos como nossa memória funciona.
- [1] Linguagem Python, linguagem de montagem, as nomeações
incorretas utilizadas. [3] Gostei da palestra.
- [1] Computador é burro. [2] Por que a Microsoft é tão
boa com computadores? [3] Bacana. RESP.: Computador é
"burro" no sentido de executar cegamente as instruções;
se um computador não seguisse estritamente essas instruções,
não faria o que se espera que ele faça.
- [1] Como funciona o computador. [3] Dinâmica do computador físico
ficou confusa.
- [1] Aprendi o basico da linguagem de programação e como
ela era feita antigamente, aprendi um pouco de Python. [2] Um supercomputador
pode fazer todas estas coisas mais rapido ou de pez [?] mais. [3] Foi
uma aula legal. RESP.: Um supercomputador simplesmente executa
os programas mais rapidamente.
- [1] O computador não tem memória, computador "le"
dados e informações -> é burro. Unidade central
de armazenamento é em número. [2] Não ficou duvida.
RESP.: Atenção, computadores não leem, o
ser humano é que lê. Um computador reconhece símbolos
de acordo com o programa que está sendo interpretado.
- [1] A importância da codificação para um computador.
[2] Como funcionam os computadores mais complexos. [3] Muito boa palestra.
RESP.: Por exemplo, os computadores hoje em dia não têm
apenas um acumulador, como os primeiros computadores que foram construídos,
mas têm vários, chamados de "registradores".
Mas no Windows "registry" tem outro sentido, contém
dados sobre os programas.
- [1] O mais importante do que aprendi hoje foi como os processos lógicos
ocorrem "dentro" dos computares. [2] Como ocorre o funcionamento
de redes neurais e como isso está relacionado com as aula de
hoje? [3] Muito interessante! RESP.: Redes neurais artificiais
são dados organizados em forma de redes, com "nós"
e "arestas" que os ligam. Cada nó tem algumas entradas
pela quais passam dados, que são combinados matematicamente para
dar uma saída do nó também em forma de dado. Assim
combinam-se os dados fornecidos a uma dessas redes, transformando dados
de entrada na rede em uma saída. Fornecendo-se muitos dados de
entrada na rede e os dados de saída correspondentes, pode-se
calcular quais são os parâmetros que devem entrar nos cálculos
em cada nó, o que é chamado indevidamente de "aprendizado
de máquina" ("machine learning"; indevidamente
pois não se sabe como o ser humano aprende, isso é mais
uma antropomorfização indevida). Depois de ajustados os
parâmetros, dão-se dados de entrada e a rede calcula os
de saída, por exemplo distinguindo um cachorro de um gato. A
nomenclatura "rede neural" é indevida pois não
se sabe como a rede de neurônios funciona no cérebro.
- [1] O mais importante foi aprender como o computador é organizado.
- [1] Aprendi um pouco melhor como a CPU trabalha. [2] Como funciona
o python, foi a maior dúvida. RESP.: Em um curso de programação,
sempre se aprende uma linguagem do nível da Python. Ela foi usada
como exemplo pois é moderna e muito usada hoje em dia. Há
cursos de Python na Internet, por exemplo a de meu colega Fábio
Kon, em
https://www.coursera.org/learn/ciencia-computacao-python-conceitos/home/welcome
que é grátis se não se requer um certificado.
- [1] Como o computador funciona e como, mesmo sendo uma máquina,
tem problemas no funcionamento.
- [1] Aprendi o básico do funcionamento dos computadores mais
antigos e como interpretavam codigos. [2] Como funcionavam os computadores
antigos em geral. [3] Achei a apresentação boa.
- [1] Funcionamento da estrutura do computador; representação
de letras. [2] Qual o resultado da programação. RESP.:
O resultado da programação é um programa escrito
em alguma linguagem de programação, e que pode ser introduzido
em um computador e os comandos serem interpretados da maneira como o
programador desejava.
- [1] Acredito que compreendi como um computador funciona superficialmente
(já que deve ser bem complicado). [2] A maior dúvida se
apresenta em como exatamente com (exemplos variados do cotidiano) esses
conceitos poderiam ser aplicados. [3] Obrigada pela palestra. RESP.:
Sim, os circuitos eletrônicos são bem complicados. Os conceitos
são aplicados em processamento de dados em um computador. A intenção
principal foi mostrar como o computador interpreta um programa em linguagem
de máquina.
- [1] Eu achei muito interessante a maneira com que o computador procura
o código e realiza um comando. [2] Como dois sinais iguais são
interpretados diferentes. RESP.: Desde a primeira linguagem de
nível mais alto do que a linguagem de máquina, FORTRAN,
quase todas as linguagens de programação usam o = para
atribuição de um dado a uma posição de memória,
por exemplo A = 5 produz uma cópia do 5 (na notação
interna; no HIPO seria +0005) e coloca-a na posição associada
à variável A. Outras linguagens usaram a notação,
muito mais clara, A := 5, como ALGOL e PASCAL. Desde a linguagem C usam-se
dois sinais == para teste de igualdade, por exemplo, depois de interpretar
A = 5, A == 6 dá o valor convencionado como falso, e A == 5 dá
verdadeiro. É uma lástima não se ter mudado o sinal
de atribuição (=) em lugar de se ter mudado o sinal para
teste de igualdade (==).
- [1] Unidade central de processamento recebe dados da unidade de entrada,
capacidade do programa é 9999. [Desenho da estrutura apresentada.]
Códigos numéricos +#### [quadradinhos]. [2] Não
fiquei com nenhuma dúvida. [3] Professor muito bom e explica
de forma que os alunos entendam!
- [1] A maneira como um computador recebe as informações
e o que ele é. [2] Não ficou dúvida.
- [1] O que aprendi de mais importante foi a linguagem que o computador
lê, muito impressionante. [2] Como que se implanta essa linguagem
no computador. RESP.: Se um programa for escrito em uma linguagem
de montagem (assembly language, ou assembler) ele tem
que ser dado a um programa chamado "montador" (ou "assembler)
para que cada instrução seja convertida em uma instrução
da linguagem de máquina. Já nas linguagens de nível
mais alto, como a Python que foi exemplificada, um programa tem que
traduzir cada comando (como Soma = 0) para a linguagem de máquina;
esse programa é chamado de "compilador" (compiler).
A construção de compiladores é uma área
específica da Ciência da Computação; eu tenho
um velho livro sobre esse assunto; ele está na íntegra
em meu site.
- [1] Afirmar que computadores possuem "memória" é
errôneo, assim como dizer que são produzidas inteligências
artificiais.
- [1] Aprendi o método de funcionamento de um sistema simples
de um computador. [2] Não houve dúvidas. [3] Uma ótima
palestra.
- [1] O método de envio e/ou recepção de informações
dentro de uma máquina, no caso, computador. [2] Não houve
dúvidas. [3] Ótima palestra!
- [1] O que eu mais aprendi foi a lógica essêncial do funcionamento
dos computadores. [2] A única dúvida restante foi como
os dados são transferidos pelo computador (por exemplo, como
os dados passam da central para o instrutor e vice-versa). RESP.:
Os dados circulam em um computador representados eletricamente. Por
exemplo, se em um circuito passa corrente pode-se associar a ele o símbolo
1, se não passa corrente, o símbolo 0.
- [1] Como o computador interpreta dados e instrução,
a partir da entrada. [2] Como o computador interpreta código
binário, e como ele exibe letras e imagens a partir de números.
[3] Muito divertida e interessante. RESP.: Ver a resposta à
avaliação 3 acima.
- [1] O funcionamento interno de um computador para executar os comandos
encaminhados pelo usuário, assim como a linguagem das máquinas
foi o aspecto mais importante aprendido. [2] A principal dúvida
foi a prática de todos os elementos do computador, uma vez que,
pessoalmente, funciona de forma abstrata pela programação.
- [1] Conceitos básicos do PC. [3] Gostei muito da apresentação.
- [1] [Desenho da estrutura de um computador]. Expressões antropomorficas
-> imitação de expressões humanas em objetos
inanimados -> memória, inteligência artificial. Posições
de memoria -> dados. Entrada -> "organiza" as posições
de memória. UCP (central de processamento) -> interpretação;
-> possui uma capacidade de armazenamento. Comandos de instruções
-> indica qual dado deve ser analisado. [2] Linguagem de máquina
x montagem. RESP.: A linguagem de montagem (assembler)
é simplesmente uma associação de códigos
mnemônicos, fáceis de lembrar, às instruções
da linguagem de máquina, e a possibilidade de se dar nomes (chamados
de "rótulos", labels) às posições
de memória, como Zero no exemplo dado, para dar esse nome ao
dado de valor +0000. Com isso não é necessário
lembrar dos códigos das instruções (por exemplo,
21 para soma), e nem de endereços numéricos das posições
da unidade central de armazenamento.
- [1] Para mim, o aprendizado mais importante foi entender como a lógica
do computador difere da humana. [2] Como a linguagem do computador é
traduzida para linguagens cujas estrutura e lógica diferem da
Ocidental? RESP.: Excelente observação, que não
foi tratada explicitamente na palestra. O computador faz escolhas lógico-matemáticas,
o ser humano toma decisões, inclusive qualitativas, que se introduzidas
em um computador têm que ser reduzidas a escolhas lógicas,
e não é a mesma coisa! Tanto faz que símbolos o
computador usa. Certamente os ideogramas orientais são considerados
como símbolos quantificados, como nossas letras e sinais como
o +.
- [1] Entender que muitas nomenclaturas utilizadas, tal como "ler"
e "memória", são, na verdade, incorretas. [2]
Para mim, a maior dúvida foi a respeito do simulador apresentado
(seu funcionamento).
- [1] Aprendi o princípio lógico de processamento de um
computador.
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