3° edição do evento “USP Pensa Brasil” discute COP 30 e o futuro ambiental do país

De 12 a 16 de agosto, a Universidade de São Paulo (USP) realiza a terceira edição do evento “USP Pensa Brasil”, com o tema “COP 30: Desafios para o Brasil”. Idealizado pela Vice-Reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, o evento de 2024 reforça o compromisso da universidade em contribuir para a reflexão sobre questões contemporâneas de grande relevância. Esta edição reúne pesquisadores, atores políticos e representantes de organizações da sociedade civil que atuam na preservação ambiental para debater a crise climática e os desafios que o Brasil discutirá na COP 30. Além disso, serve como uma plataforma para a USP compartilhar seus projetos de pesquisa e reflexões com os principais agentes na formulação de políticas públicas.

Com a presença de personalidades como Marina Silva, Carlos Nobre, Paulo Artaxo, Giovana Girardi, Carina Pimenta, Jacques Marcovitch, Txai Suruí, Ricardo Galvão, Eduardo Neves, Patrícia Iglecias, Joênia Wapichana,  Ricardo Abramovay, entre outros, o USP Pensa Brasil de 2024 conta com uma programação diversificada de seminários, conferências, debates, lançamentos de livros, cinema, coral, orquestra e teatro.

O evento acontece no Auditório István Jancsó, no Espaço Brasiliana, localizado na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, em São Paulo. Todas as atividades são gratuitas e podem ser acompanhadas presencialmente ou de forma remota.

Para participar, basta se inscrever no site oficial do evento.

Confira a programação completa a seguir:

A COP 30: Desafios para o Brasil

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e organizada anualmente, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) é um fórum multilateral de tomada de decisões sobre mudanças climáticas que conta com a participação de quase todos os países do mundo.

Com a proximidade da COP 30 e à medida que os sinais de aceleração das mudanças climáticas se tornam cada vez mais evidentes, o meio ambiente se coloca como uma temática central em qualquer discussão sobre o futuro do país. Em 2025, o Brasil tem a chance de reforçar sua liderança global sobre a pauta ambiental e a oportunidade de sedimentar projetos voltados para a preservação do meio ambiente e de combate às mudanças climáticas. A pauta ambiental, nesse contexto, adquire um caráter transversal, impactando diretamente projetos de crescimento econômico, políticas de combate à pobreza, promoção da justiça social e democracia ambiental.

Sediada na Floresta Amazônica, a COP 30 tem não somente o peso simbólico de debater o futuro do meio ambiente na maior floresta tropical do mundo, mas ocorre num contexto decisivo para que as metas de combate às mudanças climáticas sejam cumpridas. Se o Brasil é ator decisivo para que avanços concretos ocorram nas negociações sobre o clima e a preservação de ecossistemas e da biodiversidade, seu sucesso político pode atrair recursos e abrir oportunidades para a expansão de projetos sustentáveis.¹

¹(Texto Adaptado Página USP Pensa Brasil)

Por: Daiane Rodrigues  | Serviço de Apoio Institucional