Galeria de Diretores: Chaim Samuel Hönig

O Prof. Chaim Samuel Hönig (Berlim, Alemanha, 1 de fevereiro de 1926 – São Paulo, SP, 19 de março de 2018) foi Diretor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) na gestão de 1978 a 1982, tendo como vice-Diretor o Prof. Candido Lima da Silva Dias, e na de 1986 a 1990, com o vice-Diretor o Prof. Imre Simon. Hönig foi vice-Diretor do Instituto na gestão 1974 a 1978 do Prof. Waldyr Muniz Oliva e na de 1982 a 1986 do Prof. Carlos Alberto Barbosa Dantas.

Chaim Hönig se formou como Bacharel em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCL-USP) em 1948. Três anos depois, se tornou assistente do catedrático Edson Farah e no ano seguinte concluiu o Doutorado em Matemática. Já em 1960 trabalhou como assistente do catedrático Mário Schenberg e, quatro anos depois, se tornou regente de cátedra contratado da FFCL-USP.

Chaim Hönig teve grande influência na criação de uma cultura acadêmica no Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP), fundado no ano de 1970. Idealizador e coordenador do primeiro Colóquio Brasileiro de Matemática, foi o primeiro em cargos de prestígio, como: Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e Editor-chefe do Boletim da mesma entidade. Além desses, também foi Diretor do Instituto de Física Teórica (que hoje é parte da Unesp), membro do Conselho Técnico-Científico do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por duas vezes foi Diretor do IME-USP (de 1978 a 1982 e de 1986 a 1990), e duas vezes vice-diretor (de 1974 a 1978 e de 1982 a 1986).Informações detalhadas sobre sua trajetória, sua produção científica e descendência acadêmica podem ser encontradas na tese de doutorado “As contribuições de Chaim Samuel Hönig para o Desenvolvimento da Matemática Brasileira”, de Mariana Feiteiro Cavalari (Unesp-Rio Claro).