Galeria de Diretores: Carlos Alberto Barbosa Dantas

O Prof.Carlos Alberto Barbosa Dantas (Nuporanga, SP, 23 de maio de 1936) foi Diretor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) na gestão de 1982 a 1986, tendo como vice-Diretor o Prof. Chaim Samuel Hönig.

Licenciado em Física em 1959 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP), Mestre (1964) e Doutor (1966) em Estatística pela Universidade da Califórnia, Berkeley.

Dantas foi convidado para reger uma cadeira no departamento de filosofia da FFCLH-USP a fim de construir um projeto de pós-graduação para o curso de Estatística Teórica. Com a reforma universitária, a FFCLH-USP foi desmembrada em novos institutos de ciência básica. Alguns anos depois, Carlos se tornou Chefe do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da USP (posição que ocupou de 1976 a 1981), depois Diretor do IME-USP de 1982 a 1986 e Pró-Reitor de Graduação da Universidade de São Paulo. Atualmente trabalha nas áreas de Estatística, Processos Estocásticos Aplicados, Ensino a Distância e História das Universidades, além de exercer o cargo de Professor Sênior do IME-USP.

Mais informações: IMEmórias – Professor Caio Dantas ou Currículo Lattes