Inscrições Abertas para a Pós-Graduação em Ciência da Computação no IME-USP

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo está com inscrições abertas para a pós-graduação  em Ciência da Computação para o segundo semestre de 2024.

Para o Mestrado, as inscrições podem ser feitas de 15 de maio a 20 de junho. Mais detalhes sobre o processo seletivo, como o link do formulário de inscrições e a relação dos documentos necessários, podem ser encontrados na página oficial do programa de pós-graduação.

O programa oferece 30 vagas distribuídas nas seguintes áreas e linhas de pesquisa:

• Otimização e teoria da computação (10 vagas)
  • Ciências de dados, processamento de sinais, inteligência artificial e métodos formais (10 vagas)
  • Sistemas de software e aplicações de sistemas computacionais (10 vagas)

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail vagasccpcc@ime.usp.br, com o título da mensagem contendo o texto [MESTRADO 2024/2].

Para o doutorado, o fluxo de inscrição é contínuo e pode ser solicitado a qualquer momento, mas é recomendável que quem tiver interesse inscreva-se o quanto antes.

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação no IME-USP

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do IME-USP possui cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. O programa é considerado de excelência pela CAPES e conta com orientadores de destaque internacional nas principais áreas da Ciência da Computação. A qualidade das dissertações e teses desenvolvidas no programa é evidenciada pela grande quantidade de prêmios obtidos nos últimos anos em diversos concursos de teses e dissertações. Egressos do programa ocupam posições de destaque na indústria e também na academia, nas melhores universidades e empresas tanto no país quanto no exterior. Alunos e orientadores publicam artigos científicos nas melhores revistas científicas e congressos nacionais e internacionais. Boa parte dos alunos participam ativamente em colaborações internacionais, muitas vezes com estágios de pesquisa no exterior.

Sobre o Instituto de Matemática e Estatística da USP

O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo foi fundado em 1970, aglutinando docentes de Matemática, Estatística e Ciência da Computação de outras unidades da USP. O Instituto possui 5 prédios no Campus Butantã da Universidade de São Paulo, no bairro de mesmo nome da cidade de São Paulo. O Departamento de Ciência da Computação, em particular, possui instalações modernas que incluem estações de trabalho para pós-graduandos e áreas de convivência. O campus Butantã possui uma ampla área verde e fácil acesso via transporte público de outros pontos da cidade. A vida universitária no campus une a diversidade de uma cidade cosmopolita como São Paulo ao ritmo acadêmico reflexivo de uma universidade de pesquisa.

Bolsas de estudo

O programa dispõe de bolsas institucionais de mestrado, financiadas por agências de fomento nacionais (CAPES e CNPq), que podem ser pleiteadas no momento da inscrição. As bolsas são distribuídas por mérito, atestado pelo resultado do exame POSCOMP e pelo histórico acadêmico. Além das bolsas institucionais, existe a disponibilidade de pleitear uma bolsa individual FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), em acordo com o/a orientador(a). Existem ainda a possibilidade de bolsas de projetos de pesquisa de docentes e de colaborações com empresas.

Por: Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional