UNESP de São José do Rio Preto sedia 4º Colóquio Brasileiro de Matemática da Região Sudeste e a XXXVI SEMAT

Nos dias 21 a 25 de outubro, a UNESP de São José do Rio Preto – SP sedia a quarta edição do Colóquio Brasileiro de Matemática da Região Sudeste em conjunto com a 36° Semana Acadêmica do Curso de Matemática (SEMAT).

O evento, destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da área de Matemática, assim como a todos os interessados no tema, conta com uma programação diversificada que inclui minicursos, sessões temáticas e apresentações culturais. O objetivo é promover e disseminar a Matemática em suas diversas vertentes: pesquisa, ensino, aplicações e divulgação.

Para mais informações e detalhes sobre o evento, visite a página oficial do evento.

O Colóquio Brasileiro de Matemática

Organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), os Colóquios de Matemática ocorrem em diferentes regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), com um foco especial nas sub-regiões menos desenvolvidas. Esses eventos têm como meta principal disseminar a Matemática em suas múltiplas vertentes, abrangendo um público amplo, desde estudantes em todos os níveis até professores e pesquisadores de áreas afins, com ênfase na respectiva região.

A Semana Acadêmica do Curso de Matemática (SEMAT)

A Semana Acadêmica do Curso de Matemática da UNESP de São José do Rio Preto teve sua primeira edição em 1988. Desde então, o evento tem se consolidado como um espaço importante para a comunidade acadêmica, com a participação expressiva de professores, alunos de graduação e pós-graduação, bem como professores da educação básica, tanto como ouvintes quanto como expositores e palestrantes. A Semana Acadêmica promove a integração entre ensino, pesquisa e extensão, oferecendo palestras, minicursos, comunicações e oficinas. Neste tipo de ocasião, os alunos da graduação podem, através do contato com importantes pesquisadores por meio das atividades programadas, nortear a escolha de uma área para uma pós-graduação, enquanto aqueles que já estão na pós-graduação podem iniciar parcerias em suas áreas de pesquisa. Portanto, o evento possui grande importância na vida acadêmica dos estudantes de matemática.

Por  Daiane Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional