Equipe USP conquista a vitória na Maratona e avança para fase seguinte na disputa para vaga como representante latino-americano na final mundial da competição universitária


Entre os dias 7 e 10 de novembro de 2024, ocorreu em João Pessoa, Paraíba, a final brasileira da Maratona SBC de Programação, na qual o time da Universidade de São Paulo, formado por três alunos do Bacharelado de Ciência da Computação do IME-USP, conquistou a primeira posição e avançou para a fase seguinte da competição de programação, Programadores da América 2025, onde disputarão pela oportunidade de representar a América Latina nas finais mundiais.
O time composto por Antonio Hachisuca, Nathan Martins e Willian Mori, tornou-se campeão brasileiro e latino-americano do campeonato regional, acompanhado por Enrique Junchaya e Yan Couto, treinadores da equipe do MaratonUSP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do IME-USP, respectivamente.
Na competição, os times devem resolver o maior número possível de problemas entre os fornecidos, durante um período de tempo estabelecido, utilizando apenas um computador e materiais impressos para solucionar os testes. Para a composição das equipes, cada instituição de ensino concorrente desenvolve competições locais para escolher os seus representantes na Maratona de Programação.
Focado nos estudos, treinamento e divulgação de materiais de apoio para programação competitiva, o MaratonUSP oferece atividades para iniciantes e experientes em problemas computacionais, sendo também o organizador das provas seletivas para a participação na Maratona de Programação, como a Seletiva Individual e a Seletiva USP, com o apoio do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP.
Sobre a Maratona de Programação da SBC
Organizada pela Sociedade Brasileira de Computação, a Maratona de Programação originou-se das competições regionais classificatórias para as etapas mundiais da competição de programação voltada para estudantes universitários, o International Collegiate Programming Contest. Destinada a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e áreas correlacionadas, o evento promove a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
Bacharelado em Ciência da Computação
O Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo oferece uma formação sólida e abrangente, formando pessoas para atuar no desenvolvimento de sistemas para diversas plataformas e na construção de soluções computacionais para problemas da sociedade. O curso capacita seus estudantes a a trabalhar em todas as etapas do desenvolvimento de software, com ênfase na resolução de problemas reais e na aplicação de soluções que integrem teoria e prática. Também, proporciona uma série de complementos à formação acadêmica, como intercâmbios internacionais, atividades e projetos de pesquisa e inúmeros eventos, congressos e seminários.
Por Camila Bernardes | Serviço de Apoio Institucional