Requerimento de Opção de Habilitação

Bacharelado em Matemática Aplicada

Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional

O curso de Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional foi aprovado pelo Conselho Universitário da USP em 31/07/2001, com início no primeiro semestre de 2002, contando com 50 vagas e oferecido no período noturno. Paralelamente, o curso de Bacharelado em Matemática Aplicada, já oferecido no período diurno (com 20 vagas), foi amplamente reformulado, passando a ter uma estrutura curricular muito similar à do Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional a partir de 2002.

Os dois cursos estão estruturados de forma a oferecer uma boa formação básica em matemática, com disciplinas de Cálculo, Álgebra Linear, Estatística, Computação, Modelagem Matemática e Fundamentos de Análise Numérica a serem cursadas ao longo dos dois primeiros anos. Ao final do terceiro semestre o aluno deverá optar por uma das áreas de habilitação oferecidas para o respectivo curso.

Os dois anos finais de curso serão dedicados à complementação da formação matemática do aluno e à área específica de sua habilitação. Além de cursar disciplinas na área de sua habilitação, o aluno deverá elaborar um trabalho de formatura ao longo do último ano, sob orientação de um supervisor docente. Através deste irá adquirir experiência prática na aplicação de métodos matemáticos à solução de problemas em uma área específica.

• As habilitações oferecidas atualmente para o Bacharelado em Matemática Aplicada são:
  • Habilitação em Ciências Biológicas (IB)
  • Habilitação em Controle e Automação (EP)
  • Habilitação em Sistemas e Controle (EP)
  • Habilitação em Métodos Matemáticos (IME)
  • Para o Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional são:
  • Habilitação em Ciências Biológicas (IB)
  • Habilitação em Sistemas e Controle (EP)
  • Habilitação em Fisiologia e Biofísica (ICB)
  • Habilitação em Mecatrônica e Sistemas Mecânicos (EP)
  • Habilitação em Comunicação Científica (ECA)
  • Habilitação em Saúde Pública (FSP)