Colóquio do IME com a Prof. Maria Assunção Faus Dias da Silva, do IAG-USP

No dia 24 de maio de 2024, o Colóquio do IME conta com a participação da Prof. Maria Assunção Faus Dias da Silva, Professora Emérita do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, com o tema “Meteorologia: um campo fértil para matemáticos”. O Colóquio se inicia às 14 horas, no Auditório Antonio Gilioli, 2º andar do Bloco A do IME – USP, e será transmitido ao vivo no canal do Colóquio do IME.

Resumo da apresentação:

Meteorologia: um campo fértil para matemáticos

A atmosfera terrestre tem comportamento altamente complexo evidenciado nos tempos recentes pelos extremos de chuva  observados. Cada vez que nos deparamos com inundações ou secas, buscamos explicações que envolvem interações multiescala e multifísica. Entender o funcionamento da atmosfera e prever sua evolução desde poucos dias à frente até décadas ou centenas de anos no futuro, as chamadas mudanças climáticas, requer o uso intensivo de  modelos numéricos e técnicas de Inteligência Artificial. Exemplos de como a Matemática faz parte da base e do dia-a-dia da Meteorologia, em pesquisa e atividades operacionais, serão apresentados com o objetivo de demonstrar a sinergia entre essas duas áreas.

Sobre o Colóquio

O Colóquio do IME surgiu em 2019, a partir de uma iniciativa dos organizadores do Colóquio do MAP de transformar o evento em Colóquio do IME. Os professores Pedro Lopes e André de Carvalho ampliaram o grupo organizador que agora conta com colegas de todos os departamentos. O Colóquio do IME é um espaço de encontro para a comunidade imeana discutir assuntos diversos de maneira acessível e interessante. Os organizadores, inclusive, pedem a todos sugestões de nomes de palestrantes para edições futuras.

O evento é gratuito, aberto ao público em geral e não precisa de inscrição. O Auditório Antonio Gilioli fica localizado na Rua do Matão, 1010, Bloco A, 2º andar,  na Cidade Universitária – São Paulo.

Saiba mais na página oficial do Colóquio ou através do e-mail coloquio@ime.usp.br

Por: Daiane Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional