Colóquio do IME com o Professor Rafael Benguria, da PUC-Chile

No dia 07 de junho de 2024, o Colóquio do IME conta com a participação do Professor Rafael Benguria da Facultad de Física da Pontifícia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile), com o tema “Isoperimetric inequalities and their applications to spectral problems in Physics”. O Colóquio se inicia às 14 horas, no Auditório Antonio Gilioli, 2º andar do Bloco A do IME – USP, e será transmitido ao vivo no canal do Colóquio do IME

Resumo da apresentação:

Isoperimetric inequalities have a large history in geometry and physics. In this colloquium I will give a general panorama about applications of isoperimetric inequalities in physics and, in particular on isoperimetric inequalities that involve the eigenvalues of the Laplacian, of the Schrödinger operator and other linear operators used in Physics.

Sobre o Colóquio

O Colóquio do IME surgiu em 2019, a partir de uma iniciativa dos organizadores do Colóquio do MAP de transformar o evento em Colóquio do IME. Os professores Pedro Lopes e André de Carvalho ampliaram o grupo organizador que agora conta com colegas de todos os departamentos. O Colóquio do IME é um espaço de encontro para a comunidade imeana discutir assuntos diversos de maneira acessível e interessante. Os organizadores, inclusive, pedem a todos sugestões de nomes de palestrantes para edições futuras.

O evento é gratuito, aberto ao público em geral e não precisa de inscrição. O Auditório Antonio Gilioli fica localizado na Rua do Matão, 1010, Bloco A, 2º andar,  na Cidade Universitária – São Paulo.

Saiba mais na página oficial do Colóquio ou através do e-mail coloquio@ime.usp.br

Por: Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional