IME-USP

Colóquio do IME com Prof. Felipe de Queiroz e Prof. João Nariyoshi

No dia 27 de outubro de 2023, o Colóquio do IME conta com a participação do Prof.  Felipe de Queiroz, do Departamento de Estatística do IME-USP com o tema “Modelagem de dados de suporte limitado” e do Prof. João Nariyoshi com o tema  “Equações diferenciais parciais, condições de entropia e formulações cinéticas”. O Colóquio se inicia às 14 horas, no Auditório Antonio Gilioli, 2º andar do Bloco A do IME – USP, e será transmitido ao vivo no canal do Colóquio do IME.

Resumo da apresentações:

Modelagem de dados de suporte limitado:

Dados contínuos limitados, particularmente no intervalo unitário, aparecem em diferentes áreas, incluindo ecologia, biologia, economia e saúde pública. Alguns exemplos são a fração da cobertura vegetal, a proporção da renda familiar gasta em planos de saúde e a prevalência de doenças crônicas. Estes dados, geralmente, são altamente assimétricos, possuem dispersão dependendo da média e muitas vezes apresentam valores nos extremos do intervalo. Nesta palestra, apresentaremos uma visão geral a respeito da modelagem de dados dessa natureza.

Equações diferenciais parciais, condições de entropia e formulações cinéticas:

Nesta palestra, faremos uma excursão pelo fascinante mundo das equações diferenciais parciais (EDPs). Este é um ramo da Matemática marcado pelo fato de que cada classe de EDPs possui o seu próprio conjunto de características, que pode ser muito díspar de classe para classe. Apesar de significar que é impossível se ter uma teoria geral que engloba simultaneamente todas as EDPs, isto na verdade é uma das forças e belezas destas, uma vez que permite que elas modelem e reflitam uma riqueza de fenômenos naturais.

Após descrever as mais famosas EDPs da Física-Matemática, focaremos nas chamadas “equações de convecção-difusão”, que ficam na fronteira entre as equações hiperbólicas e as parabólicas. Uma das propriedades notórias de tais EDPs é que elas podem possuir soluções descontínuas conhecidas como “ondas de choque”. Apresentaremos, no entanto, uma elegante teoria chamada de “formulação cinética”, com a qual se pode estudar a regularidade destas soluções descontínuas e concluir, por exemplo, que elas têm “derivadas fracionárias”. Embora clássico, este é um tópico de intensa e interessante pesquisa matemática recente.

Sobre o Colóquio

O Colóquio do IME surgiu em 2019, a partir de uma iniciativa dos organizadores do Colóquio do MAP de transformar o evento em Colóquio do IME. Os professores Pedro Lopes e André de Carvalho ampliaram o grupo organizador que agora conta com colegas de todos os departamentos. O Colóquio do IME é um espaço de encontro para a comunidade imeana discutir assuntos diversos de maneira acessível e interessante. Os organizadores, inclusive, pedem a todos sugestões de nomes de palestrantes para edições futuras.

O evento é gratuito, aberto ao público em geral e não precisa de inscrição. O Auditório Antonio Gilioli fica localizado na Rua do Matão, 1010, Bloco A, 2º andar,  na Cidade Universitária – São Paulo. 

Saiba mais na página oficial do Colóquio ou através do e-mail coloquio@ime.usp.br. 

Por: Daiane Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional

Compartilhe