24.06.2022: Renata Wassermann, IME-USP

Como mudar suas crenças?

Com o avanço da tecnologia, um grande desafio passou a ser a capacidade de lidar com  uma quantidade enorme de informações. Qualquer agente que possa ser chamado de “inteligente” necessita de um mecanismo para decidir o que fazer com novas informações recebidas.

A teoria de revisão de crenças lida com o problema de como acomodar novas informações recebidas por um agente. A nova informação pode ser inconsistente com o que o agente acreditava previamente, assim, para aceitá-la, o agente pode ter de abandonar algumas de suas crenças anteriores.

A teoria pode ser aplicada em diferentes áreas, como diagnóstico (algo não está funcionando como acreditamos que deveria estar), bancos de dados, reparo de especificações de programas, entre outras.

Neste seminário, pretendo introduzir a área de revisão de crenças e mostrar uma aplicação na área de manutenção de ontologias. Ontologias, em Inteligência Artificial, são descrições formais de conceitos e suas relações, facilitando a comunicação entre diversos agentes.

Publicado em