Congresso “Sistemas Dinâmicos e Aplicações” Celebra o 60° Aniversário do Professor Clodoaldo Grotta Ragazzo

Nos dias 5 e 6 de agosto de 2024, o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) sedia o congresso “Sistemas Dinâmicos e Aplicações” em homenagem aos 60 anos Professor Clodoaldo Grotta Ragazzo, Professor Titular do Departamento de Matemática Aplicada do IME-USP e diretor do Instituto na gestão de 2014 a 2018. O evento acontece no Auditório Antonio Gilioli e conta com palestras de acadêmicos e pesquisadores de diversas instituições.

Entre os palestrantes estão Andre Salles de Carvalho (IME-USP); Coraci P. Malta (IFUSP); Daniel Smania (ICMC-USP); Eduardo Colli (IME-USP); Fabio A. Tal (IME-USP); Jair Koiller (UFJF); Lucas Ruiz dos Santos (IMC-UNIFEI); Marco Antonio Teixeira (IMECC-Unicamp); Mario Jorge D. Carneiro (ICEx-UFMG); Paulo D. Cordaro (IME-USP); e Sylvio Ferraz Mello (IAG-USP).

Além das atividades acadêmicas, haverá um jantar comemorativo no dia 5 de agosto. Para mais informações, acesse o site oficial do evento.

Para participar do Congresso, basta preencher o formulário de inscrição.

Sobre o Professor Clodoaldo Grotta Ragazzo

Nascido na cidade de São Paulo em 15 de outubro de 1964, Clodoaldo Grotta Ragazzo é graduado em Biociências e em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (1986) e Doutor em Física pelo Instituto de Física da USP (1989). Professor Titular da Universidade de São Paulo, foi Diretor do IME-USP de 2014 a 2018.

Já atuou como Professor visitante na Princeton University, nos Estados Unidos, de 1995 a 1996, além de ter sido Coordenador do Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada, no IME-USP, de 2003 a 2012 e, logo em seguida, Chefe do Departamento de Matemática Aplicada de 2012 até 2014. Ainda enquanto estudante, Ragazzo venceu o concurso Rondon na Antártica, que ocorreu na V Expedição Brasileira à Antártica, em 1986.

Sua área de atuação envolve equações diferenciais ordinárias, sistemas Hamiltonianos, mecânica de fluidos e equações diferenciais com retardamento.

Por: Daiane Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional