IME-USP

Edifício Professor Antonio Galves e o legado deixado ao IME-USP

O descerramento da placa foi feito na presença de amigos, familiares e colegas de trabalho do professor

Professor Dr. Antonio Galves
Foto de Léo Ramos Chaves/Revista Pesquisa FAPESP

Na tarde do dia 26 de junho de 2024, cerca de 70 pessoas se reuniram na entrada do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Modelagem Estocástica e Complexidade (NUMEC) do IME para uma homenagem póstuma de uma figura muito importante para a história do Instituto. Entre os presentes estavam amigos, familiares e colegas de trabalho do professor Antonio Galves, professor titular sênior do Departamento de Estatística do IME-USP e um renomado probabilista brasileiro. Falecido em 5 de setembro de 2023, Galves dedicou sua vida à pesquisa e ao avanço do conhecimento na área de Probabilidade e Estatística.

A cerimônia de descerramento da placa que nomeia o edifício com o nome do professor Antonio Galves, fundador do projeto CEPID NeuroMat, foi conduzida pelo professor Sergio Oliva, diretor do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Ele iniciou a homenagem com as seguintes palavras:

O foco é registrar a personalidade da pessoa que ele foi durante todos os anos em que trabalhou aqui, dedicando-se com sua forte personalidade e colocando vários projetos e ideias em prática. Sempre teve o nome do Instituto em mente.

Em seguida, o professor Waldyr Muniz Oliva, diretor do IME no mandato de 1974 e1978, reitor da Universidade de São Paulo no mandato de 1978 a 1982, professor emérito do instituto e amigo do professor Galves, ressaltou o tempo de companheirismo, quando, apesar das divergências políticas e acadêmicas entre os dois, sempre prosseguiram apoiando um ao outro em prol da pesquisa e do desenvolvimento científico. 

Professor Fábio Prates
Foto de Sérgio Oliveira – IME-USP
Professor Sergio Oliva
Foto de Sérgio Oliveira – IME-USP
Professor Waldyr Muniz Oliva
Foto de Sérgio Oliveira – IME-USP

O professor Fábio Prates, atual chefe do Departamento de Estatística do IME e colega de Galves, também dedicou suas palavras em memória ao professor. Prates mencionou a imensa contribuição de Galves para o departamento e para o instituto como um todo, destacando suas décadas de dedicação à gestão de projetos, pesquisas, cargos administrativos, orientações, entre outras atividades de um vasto currículo acadêmico.

O professor [Galves] será lembrado por suas qualidades humanas: integridade, dedicação incansável, curiosidade científica, ousadia e uma energia aparentemente inesgotável. Ao nomear este prédio em sua homenagem, asseguramos que a memória do professor permaneça viva em nossa comunidade acadêmica, inspirando a todos nós a enfrentar nossas atividades científicas, acadêmicas e administrativas com paixão e dedicação.

Emocionada, a professora Charlotte Marie Chambelland Galves (UNICAMP), esposa do professor Antonio Galves, estava acompanhada dos três filhos do professor, Miguel, Júlia e, diretamente da França em uma vídeo chamada, Sofia. Ao falar de seu marido, ela relembrou suas palavras:

Charlotte Galves
Foto de Sérgio Oliveira – IME-USP

Antonio chegou a me dizer que aqui era a casa dele. Eu sei que ele passou uma boa parte da vida dele construindo esse prédio e fazendo dele um lugar de pesquisa, de encontro e de pensamento. Um lugar bonito (isso para ele era importante), um lugar confortável onde as pessoas gostavam de vir e de discutir por toda parte. Então eu acho que a decisão do IME em nomear esse prédio com o nome do Antonio foi a coisa mais acertada e justa pois aqui tem toda a energia dele que todo mundo diz que era grande como esse prédio, onde tem boa parte da alma dele.

O descerramento da placa foi feito logo em seguida. Em meio a comoção e a grande quantidade de pessoas que tentavam encontrar o melhor lugar no hall de entrada do edifício para assistir esse momento, o laço da cortina que cobria a placa foi desfeito pela professora Charlotte Galves, o professor Fabio Prates, o diretor do IME professor Sergio Oliva e o professor Waldyr Muniz Oliva. 

Julia Galves, uma das filhas do homenageado, falou à equipe de comunicação IME comovida enquanto segurava o celular com o rosto de sua irmã Sofia na tela, que assistia a tudo atentamente: “como filha e mãe dos netos, acredito que é muito importante que meus filhos pequenos possam aprender um pouco mais sobre essa história”.

Miguel Galves complementou:  “em termos da memória do meu pai, ele falava muito que queria que a sua pesquisa fosse lembrada. Então ter um prédio na USP com o nome dele, onde ele trabalhou a vida inteira com muito orgulho, parece ser a melhor forma de manter sua pesquisa viva”.

Após o descerramento da placa, o professor Oswaldo Baffa, atual pesquisador responsável pelo projeto iniciado por Galves, o CEPID NeuroMat, presenteou a esposa do homenageado com uma réplica da placa que leva o nome de Antonio Galves. 

Charlotte Galves, Fabio Prates, Sergio Oliva e Waldyr Muniz Oliva.
Foto de Sérgio Oliveira – IME-USP
Oswaldo Baffa, Charlotte Galves, e Waldyr Muniz Oliva.
Foto de Sérgio Oliveira – IME-USP

À equipe de comunicação do IME, Baffa comenta sobre o quanto o homenageado se dedicou a criação do espaço do NUMEC:

É um prédio que tem um espaço muito diferenciado dos outros espaços acadêmicos, pois foi construído não pras pessoas ficarem fechadas em salas compartimentalizadas, mas para ficarem em um espaço aberto, isso que é a academia e esse espaço propicia isso. É bom que o nome do professor Galves esteja ligado a esse edifício porque isso ajuda a preservar esse espírito e a iniciativa com esse objetivo. O CEPID NeuroMat está muito contente e agradece o departamento e congregação pela honraria ao professor.

Por iniciativa do professor Fábio Prates, também foi realizada uma homenagem à senhora Lourdes Netto, secretária do Departamento de Estatística. Nas palavras do professor, “junto com uma pessoa tão grande é preciso ter uma comunidade grande”, e todos naquele hall faziam parte dessa rede. Prates destacou como símbolo dessa comunidade a senhora Lourdes, que sempre prestou seu apoio ao professor Galves, reconhecido pelo próprio.

Hoje, no hall de entrada do NUMEC, na parede ao lado esquerdo, já é possível ver a descrição “Edifício Professor Antonio Galves”.

Miguel Galves, Julia Galves, Charlotte Galves, Sérgio Oliva e Ronaldo Fumio Hashimoto
Foto de Sérgio Oliveira – IME-USP

Confira as galerias de fotos da Equipe de Comunicação do IME-USP neste link e da Equipe do NeuroMat neste link.

Por Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional

Compartilhe