Nessa segunda-feira, 05/09/2022, os professores Saiti Hirata, Manoel Marcílio Sanches, Mari Tomita Katayama, Inês Scaramelli Homem de Melo e Maria Elizabeth Bruno Vivian, formandos da primeira turma do Bacharelado em Ciência da Computação (1971-1974) do IME-USP, se reencontraram no Instituto para conceder uma entrevista para a jornalista Fabiana Maranhão do UOL.
A entrevista é parte de uma reportagem inspirada na clássica foto tirada na escadaria da residência da professora Inês, que apresenta a primeira turma do BCC formada quase que totalmente por mulheres, que contradiz com a realidade atual.
O reencontro foi repleto de histórias dos primórdios do Instituto, época em que o IME não possuía instalações para os cursos e as aulas eram ministradas em vários locais da Universidade. Relembraram que por alguns anos as disciplinas de computação eram oferecidas como uma habilitação do curso de matemática e que houve um grande empenho por parte dos professores, especialmente do professor Siang Wun Song, para a criação do BCC.
Ao ouvir as histórias contadas pelos professores fica evidente o orgulho que eles sentem por fazerem parte da história do IME, a alegria por terem vislumbrado que a carreira escolhida seria promissora e a paixão que eles têm, até hoje, pela ciência da computação.
O momento foi registrado com muitas fotos, inclusive com um “remake” da foto na escadaria. Todas as imagens estão disponíveis no álbum completo.
Saiba mais sobre a história do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP na reportagem DCC comemora 25 anos, do jornal Acontece no IME.
05/09/2022 | Texto e imagens por Marcelo Modesto Costa | Serviço de Apoio Institucional