Estudantes do IME-USP participam de evento no Google São Paulo sobre segurança cibernética e inteligência artificial

Entre os dias 27 e 29 de agosto de 2024, 17 alunos da graduação e da pós-graduação do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP) participaram de um evento exclusivo na Google Office São Paulo, focado em privacidade, segurança e inteligência artificial. O evento, intitulado “AI Connect – on Privacy, Safety and Security”, reuniu estudantes, professores e profissionais da área para três dias de palestras, workshops e networking.

A programação contou com a participação do time internacional da Google, Elie Bursztein, David Graff, Daniela Seabra e Patrick Gage Kelley, do vice-presidente da Google Brasil e ex-aluno do IME, Alex Freire, e de importantes nomes das área de web application hacking, red teaming, differential probability e segurança de IA responsável. O grupo de alunos também esteve acompanhado pelo professor do Departamento de Ciência da Computação do IME, Alfredo Goldman, e o professor Marcos Simplício, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP.

O evento não só agregou conhecimento técnico aos participantes, mas também abriu portas para futuras oportunidades profissionais. Segundo Nícolas Borsari, um dos alunos do IME que participaram do evento, os estudantes foram cadastrados no sistema da Google para futuras oportunidades de emprego. O encontro também pavimentou o caminho para parcerias entre o IMEsec, grupo de extensão do IME focado em segurança da informação, e a Google. Nícolas, que está revitalizando o IMEsec, já está em contato com a equipe da empresa para organizar novos eventos e atividades no próximo ano, com foco emcibersegurança.

A participação dos alunos nesse evento reforça a importância de estreitar laços entre o setor acadêmico e grandes empresas de tecnologia, preparando os futuros profissionais para os desafios da segurança na era da inteligência artificial.

ESTUDE NO IME

O Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP) oferece uma formação de excelência em diversos níveis de ensino. Nos cursos de graduação, o IME conta com seis cursos, incluindo Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Estatística, Bacharelado em Matemática, Bacharelado em Matemática Aplicada, Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional e Licenciatura em Matemática. Todos os cursos são amplamente reconhecidos por sua qualidade e por formar profissionais de destaque no Brasil e no exterior.

Além disso, o oferece uma variedade de programas de pós-graduação, incluindo um mestrado profissional em Ensino de Matemática, um programa interunidades em Bioinformática (abrangendo mestrado e doutorado), e quatro programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) nas áreas de Ciência da Computação, Probabilidade e Estatística, Matemática, e Matemática Aplicada.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação oferece  cursos nos níveis de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. Com cerca de 30 orientadores, a maioria bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, o programa abrange todas as principais áreas da Ciência da Computação. A excelência das dissertações e teses desenvolvidas é comprovada pelos excelentes resultados em concursos de teses e dissertações e os egressos do programa têm se destacado tanto na indústria quanto na academia, ocupando posições relevantes nas melhores universidades do país.

Por: Daiane Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional