Os estudantes foram contemplados com bolsas para realizar intercâmbio em universidades na Suíça e na Alemanha no segundo semestre de 2024
O que para alguns estudantes de graduação pode ser um sonho, no Instituto de Matemática e Estatística da USP a oportunidade de realizar um intercâmbio pode se tornar realidade. Oito alunos do instituto foram contemplados com bolsas integrais e parciais que cobrem passagens, gastos com moradia e alimentação ao longo da duração do programa de intercâmbio que será realizado na Europa nas instituições de ensino superior Università della Svizzera Italiana (USI), na Suíça, Technische Universität München (TUM), na Alemanha e Charles University, na República Tcheca. Destinadas a alunos de graduação das áreas de Matemática e Ciência da Computação, as oportunidades de intercâmbio, oferecidas pelas universidades conveniadas ao IME-USP, são para realização no segundo semestre de 2024.
A iniciativa da Universidade de São Paulo em firmar parcerias com universidades estrangeiras busca impulsionar o potencial de aprendizado dos estudantes, que podem concorrer a essas vagas por meio dos editais de indicação e pelos editais de bolsas. As oportunidades contempladas neste semestre incluem quatro bolsas integrais, sendo três na Technische Universität München e uma na Università della Svizzera Italiana, e quatro bolsas parciais, sendo duas na Charles University e duas na Università della Svizzera Italiana. Dos oito alunos aprovados, sete concluíram a inscrição na universidade de destino, ao todo, três são do curso de Ciência da Computação, três da Licenciatura e um do Bacharelado em Matemática.
Depois de serem aprovados no edital de indicação para as vagas e pelo edital de bolsas, os alunos Daniel Henrique Berger, Marcos Yuri de Almeida Pereira, Lais Nuto Rossman, Laís Alves da Costa, Marilia Silva dos Santos, Heitor Barroso Cavalcante e Pedro Lucas Resende Siqueira Campos, precisaram realizar a inscrição diretamente em suas respectivas universidades de destino e estão iniciando o semestre em uma instituição internacional.
Para o professor Denis Mauá, Presidente da Comissão de Relações Internacionais do IME-USP, “os intercâmbios de estudos propiciam aos alunos a oportunidade de experienciar outras culturas, frequentar disciplinas não oferecidas aqui e aumentar sua vivência e rede de contatos”.
Em contato com a equipe de comunicação institucional, os sete intercambistas deste semestre comentaram sobre suas expectativas para esse novo desafio e suas trajetórias distintas, como a Lais Nuto Rossman, aluna do 5º semestre do Bacharelado em Ciência da Computação, natural de Fortaleza (CE), que se sentiu motivada a tentar uma vaga depois de cursar a disciplina de Integração na Universidade e na Profissão, oferecida no primeiro semestre do curso. No caso do Marcos Yuri, de São Bernardo do Campo (SP), graduando do 6º semestre do Bacharelado em Matemática, o interesse na oportunidade se deu a partir de troca de experiências com outros alunos que já participaram de outros programas de intercâmbio. Daniel Henrique Berger está no 6º semestre da Licenciatura em Matemática, veio de Palotina (PR), “foi lá que decidi me tornar professor, inspirado por um grande docente chamado Glaudeston”, comentou. Os três são intercambistas na Technische Universität München, na Alemanha.
Marília Santos, estudante do 7º semestre da Licenciatura em Matemática, natural de Fortaleza (CE) e Heitor Barroso Cavalcante, aluno do 8º semestre de Ciência da Computação e natural de Goiânia (GO) , vão para a Charles University, na República Tcheca. Marília enxerga essa nova etapa como uma oportunidade para desenvolver ainda mais sua base computacional em conjunto com a educação matemática “decidi pelo curso de Licenciatura em Matemática por enxergá-lo como uma possibilidade de ser parte de uma melhora educacional matemática que desejo para o país”, destaca. Heitor comenta que a chance de realizar um intercâmbio sempre o deixou animado, mas não acreditava ser algo viável, até participar de uma roda de conversa sobre intercâmbios promovida no IME.
Já a Università della Svizzera Italiana, da Suíça, recebe os intercambistas Pedro Lucas Resende Siqueira Campos e Laís Alves da Costa. Pedro é aluno do Bacharelado em Ciência da Computação e veio de Brasília (DF), ele relata que tem se dedicado na área de desenvolvimento de software, e que suas expectativas “consistem em me desenvolver academicamente, assim como conhecer outra cultura e língua”. Laís cursa Licenciatura em Matemática e é natural de Cubatão (SP). A história da estudante ganhou notoriedade nas redes sociais e em alguns veículos de comunicação por sua trajetória de superação, vinda de origem humilde e sendo egressa de escolas públicas, “sinto que furei a bolha da minha realidade e estou entusiasmada e me preparando para essa realização”, comenta, “a existência desses programas é extremamente importante para abrir portas para pessoas como eu, pois através deles temos oportunidades de melhorar nossa realidade”.
Instituições conveniadas do IME
O IME-USP possui convênio com algumas universidades estrangeiras para intercâmbios. Segundo o professor Denis Mauá, essas oportunidades podem ser vantajosas tanto para os estudantes como para as instituições, pois “os convênios facilitam o aproveitamento de créditos, mas principalmente servem para subsidiar (em geral, remover) taxas acadêmicas que seriam cobradas dos estudantes, além de estabelecerem parâmetros mínimos, como número de vagas por semestre, nível de proficiência em idioma, etc”.
As universidades conveniadas com editais vigentes podem ser consultadas na página da AUCANI.
Por Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional