IME-USP

Exposição “Des-Habitar Escutas”, parte do projeto INCT InterCity, acontece no Espaço das Artes na USP

O evento é aberto ao público geral e faz parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida pelas artistas e pesquisadoras do INCT Lílian Campesato e Valéria Bonafé no território da Cracolândia

A exposição Des-habitar escutas: escuta em disputa na Cracolândia visa provocar a reflexão crítica sobre a realidade a partir da escuta, bem como imaginar outras maneiras de escutar a cidade. Gratuita, a visitação é aberta para todos os públicos e fica disponível entre 4 e 14 de junho no Espaço das Artes (EdA-USP) de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h. No primeiro dia de exposição, 4 de junho, a abertura da exposição começa às  18h e conta com  um pocket show com Laurah Cruz e Mc Docinho, artistas do território da Cracolândia, acompanhadas por músicos da EMESP Tom Jobim.

O evento é resultado de um projeto de pesquisa artística desenvolvido pelas artistas e pesquisadoras do INCT Lílian Campesato e Valéria Bonafé no território da Cracolândia, na região central de São Paulo, entre 2023 e 2024. As artistas integram o NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia, coordenado pelo Prof. Fernando Iazzetta (ECA-USP) e juntas criaram o projeto “Microfonias: invenção e compartilhamento de escutas” (microfonias.net) que, desde 2017, investiga questões éticas, poéticas e políticas implicadas na escuta.

O INCT da Internet do Futuro para Cidades Inteligentes (InterSCity.org), coordenado pelo Prof. Fabio Kon (IME-USP), apresenta essa exposição de arte e pesquisa com trabalhos sonoros, visuais e audiovisuais desenvolvidos ao longo de um ano de atuação das artistas e pesquisadoras na região conhecida como Cracolândia ou Boca do Lixo.

Sob curadoria científica do Prof. Mateus Humberto (Poli-USP) e do Prof. Fabio Kon (IME-USP), a exposição também apresenta uma mostra de resultados tecnológicos de pesquisa em Ciência da Computação aplicada desenvolvidos no contexto do INCT InterSCity, com desdobramentos nas áreas de educação, saúde, segurança e mobilidade urbana.

Por INCT InterSCity

Adaptação: Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional

Compartilhe