IME-USP

Dúvidas frequentes

Como solicito meu cartão USP?

Para solicitar o cartão USP, acesse o sistema Júpiter Web, clique em “Cartões USP” no menu lateral esquerdo, e depois clique em “Nova solicitação”.

Para isso, o aluno deve fazer duas ações no sistema:

Inserir uma foto recente
Fazer a solicitação do cartão
Na solicitação do primeiro cartão, o único motivo disponível é “Novo Cartão” e basta salvar para que seu pedido seja enviado para aprovação do Serviço de Graduação. Clique AQUI para acessar o tutorial em vídeo.

Atenção: sem essas duas ações a solicitação não está completa e não fica visível para autorização da secretaria.

Posso inserir qualquer tipo de foto no cartão USP?

A foto deve ser apenas de rosto, frontal, sem acessórios que dificultem sua identificação (como boné, chapéu, óculos escuros e máscaras), preferencialmente de fundo claro.

Como saberei quando meu cartão USP estiver disponível?

Você receberá um e-mail do Sistema Jupiterweb no momento em que o cartão estiver disponível para retirada no Serviço de Graduação do IME.

Acompanhe o status de sua solicitação através do Jupiterweb > Cartão USP > Listar Solicitação.

Onde retiro meu cartão USP?

No Serviço de Graduação do IME, verifique o horário de atendimento presencial.

A validade do meu cartão USP expirou, o que posso fazer?

Você pode solicitar um novo cartão USP quando faltarem 30 dias ou menos para seu vencimento. Caso a validade já tenha expirado, também poderá fazer a solicitação do novo cartão.

Quanto tempo demora para o cartão USP chegar?

O prazo para a confecção do cartão é de aproximadamente 30 dias.

Acompanhe o status de sua solicitação através do Jupiterweb > Cartão USP > Listar Solicitação.

Perdi meu cartão USP. O que fazer?

No caso de perda do cartão é exigido pagamento pela nova via, que deve ser efetuado através do boleto gerado pelo Jupiterweb. Após o pagamento, basta aguardar a baixa do boleto no sistema para que seu pedido seja autorizado.

Meu cartão USP foi roubado. O que fazer?

No caso de furto ou roubo, o boletim de ocorrência deve ser enviado para o e-mail graduacao@ime.usp.br para aprovação do pedido. 

É necessário que conste no boletim de ocorrência o roubo ou furto do cartão USP.

Como solicito meu BUSP?

O aluno deverá solicitar seu BUSP através do sistema Jupiterweb, escolhendo a opção “Cartão USP” e em seguida a opção “Solicitação Bilhete USP”.

Como saberei quando meu BUSP estiver disponível?

Você receberá um e-mail do Sistema Jupiterweb no momento em que o cartão estiver disponível para retirada no Serviço de Graduação do IME.

Acompanhe o status de sua solicitação através do Jupiterweb > Cartão USP > Bilhete USP.

Onde retiro meu BUSP?

No Serviço de Graduação do IME, verifique o horário de atendimento presencial.

Quanto tempo demora para o BUSP chegar?

O prazo para a confecção do cartão é de aproximadamente 30 dias.

Acompanhe o status de sua solicitação através do Jupiterweb > Cartão USP > Bilhete USP.

Perdi meu BUSP. O que fazer?

Dirija-se à Tesouraria do IME, no Bloco A, e faça o pagamento da taxa de segunda via do cartão. A seguir, envie o comprovante de pagamento digitalizado para o e-mail graduacao@ime.usp.br, informando seu nome completo e número USP.

Meu BUSP foi roubado. O que fazer?

Envie o boletim de ocorrência digitalizado para o e-mail graduacao@ime.usp.br, informando seu nome completo e número USP.

É necessário que conste no boletim de ocorrência o roubo ou furto do BUSP.

Como faço para solicitar meu cartão USP?

Siga as orientações enviadas para seu e-mail pela Central de Matrícula da USP.

Clique AQUI para acessar o tutorial em vídeo.

Como faço para solicitar meu bilhete USP (BUSP)?

Siga as orientações enviadas para seu e-mail pela Central de Matrícula da USP.

Clique AQUI para acessar o tutorial em vídeo.

Como crio meu e-mail USP?

Siga as orientações enviadas para seu e-mail pela Central de Matrícula da USP.

Clique AQUI para acessar o tutorial em vídeo.

O que é Jupiterweb?

É o sistema de gestão acadêmica de graduação da USP.

Através dele, você realizará suas matrículas semestrais, acompanhará sua evolução no curso, emitirá documentos, entre outras funcionalidades.

Conheça o sistema, navegue pelo menu e leia a seção de FAQ.

Onde posso sanar minhas dúvidas sobre o PAPFE (Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil)?

Entre em contato com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (papfe.prip@usp.br) ou acesse o site www.prip.usp.br e navegue pelas opções.

Onde posso sanar minhas dúvidas sobre passe escolar (EMTU e SPTrans)?

Entre em contato com a Seção de Passe Escolar da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (spe.prip@usp.br) ou acesse o site www.prip.usp.br e navegue pelas opções.

Tenho dúvidas sobre moradia, restaurante universitário creche e transporte no campus. Com quem posso conversar?

Entre em contato com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (prip@usp.br) ou acesse o site www.prip.usp.br e navegue pelas opções.

AAC – Atividades Acadêmicas Complementares

AE – Aproveitamento de Estudos

ATPA – Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento

AU – Créditos-Aula

CE – Carga Horária de Estágio

CH – Carga Horária

CP – Carga Horária de Práticas de Componentes Curriculares

I – Inscrito

IL – Inscrição em Lista de Espera

IP – Inscrição Preterida

IR – Inscrição Reservada

IT – Inscrição em Turma Lotada

IME – Instituto de Matemática e Estatística

MA – Matriculado

MAC – Departamento de Ciência da Computação

MAE – Departamento de Estatística

MAP – Departamento de Matemática Aplicada

MAT – Departamento de Matemática

OPT – Disciplina Optativa (eletiva ou livre)

P – Pendente

RA – Reprovado por Nota e Frequência

RF – Reprovado por Frequência

RN – Reprovado por Nota

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

TR – Créditos-Trabalho

Sou obrigado a participar de todas as interações de matrícula?

Não. Você deve participar de ao menos uma das interações de matrícula, preferencialmente da primeira.

Não participei de nenhuma das interações de matrícula. E agora?

Você ficará sem cursar disciplinas por um semestre. Lembramos que dois semestres consecutivos sem matrícula, ou dois semestres consecutivos com zero créditos podem culminar com seu desligamento automático do curso.

Não participei de nenhuma das interações. Posso fazer requerimentos e retificação?

Não. Somente alunos que tenham participado de ao menos uma das interações de matrícula poderão fazer requerimentos e retificação.

Posso me matricular em quantos créditos quiser?

É obrigatória a matrícula em ao menos 12 créditos-aula por semestre, conforme dispõe o Regimento Geral da USP. Exceção aos alunos prováveis formandos do semestre.

O limite de créditos para a matrícula semestral é de 40 créditos-aula.

Por que uma disciplina foi excluída da minha matrícula?

Consulte no Jupiterweb o resultado das consolidações. Lá, é possível verificar o motivo da exclusão.

Matrícula preterida? Lista de espera? Turma lotada? O que isso significa?

Consulte o FAQ do Jupiterweb clicando AQUI. Todas essas dúvidas podem ser esclarecidas com a consulta desse FAQ.

Meu Período Ideal Calculado está errado. Como faço para alterar?

Fique atento ao seu e-mail institucional. Todos os semestres, antes da 1ª interação de matrícula, um spam é enviado a todos os alunos informando sobre o cálculo do período ideal, período e procedimento para alteração.

Quero me matricular em uma disciplina que não está disponível durante as interações. Como proceder?

Para se inscrever em disciplinas indisponíveis durante as interações de matrícula, faça um requerimento no Jupiterweb no período definido no Calendário da USP.

Sou aluno e preciso de um histórico escolar e/ou atestado. Como proceder?

Você mesmo pode emitir seu histórico escolar e atestados através do sistema Jupiterweb, com autenticação digital que dispensa assinatura.

Sou egresso e preciso de um histórico escolar e/ou ementa das disciplinas cursadas e aprovadas. Como proceder?

Escreva para graduacao@ime.usp.br informando sua solicitação, nome completo, número USP (se recordar) e CPF. O prazo para emissão de documentos é de até 10 dias úteis.

Sou aluno e preciso de algum documento que não é emitido pelo Jupiterweb. Como devo proceder?

Escreva para graduacao@ime.usp.br informando sua solicitação, nome completo e número USP. O prazo para emissão de documentos é de até 10 dias úteis. Programe-se para solicitar os documentos com antecedência, pois não abriremos exceções.

O IME pode emitir meu diploma em idioma estrangeiro?

Não. Os diplomas são emitidos somente em português. Caso necessite do diploma em outro idioma, você mesmo deverá providenciar a tradução juramentada.

Qual é o prazo para solicitar aproveitamento de estudos?

A cada semestre o Serviço de Graduação informa através do site do IME e do e-mail institucional os períodos e procedimentos para solicitações de aproveitamento de estudos.

Qual é o prazo de resposta para minha solicitação?

A análise das solicitação dependem de deliberação, o tempo de resposta varia em função da complexidade do pedido e da demanda do responsável pela análise.

Sempre acompanhe seu histórico escolar e e-mail institucional para verificar a resposta para suas solicitações.

Onde posso obter os formulários para fazer solicitações para o Serviço de Graduação?

No site do IME, clicando em Graduação, depois em Avisos e finalmente em Requerimentos.

O professor já cadastrou minha nota e frequência, mas no histórico a situação ainda é MA para a disciplina. O que fazer?

Entre em contato com o docente e solicite a validação da sua nota e frequência.

Caso não tenha retorno, entre em contato com o departamento ou com a unidade responsável pela disciplina.

Se a disciplina for do IME, o departamento responsável é identificado pelas três letras da sigla da disciplina.

MAC (secmac@ime.usp.br)
MAE (secmae@ime.usp.br)
MAP (secmap@ime.usp.br)
MAT (secmat@ime.usp.br)

Cursei uma disciplina durante todo o semestre, mas não estava matriculado nela. Como regularizar essa situação?

Não é possível regularizar essa situação após o decurso do prazo de requerimentos e retificação. Se você não estava matriculado na disciplina, ou se a disciplina estava pendente (P), não poderia tê-la cursado, e não fará jus à aprovação e nem aos créditos da disciplina.

Onde posso consultar a sala em que será ministrada a disciplina que irei cursar?

No site do IME, clique em Graduação e depois em Avisos. Nessa página é disponibilizado semestralmente o quadro de horários das disciplinas com as respectivas salas.

O catálogo de graduação do IME possui versão digital?

Sim! Ele está disponível no site do IME, clicando em Serviço de Graduação.

Compartilhe

FAQ visitors – Graduate Program in Computer Science

1) Who may apply for the Master of Science program?
Any student holding a University degree equivalent to a certified Brazilian higher education level degree (e.g., Bachelor) at the time of registration are eligible. Equivalence of Degrees obtained abroad is a legal matter related to number of credits taken, and it is very seldom the case that a typical international degree is not granted equivalence. Holding a Bachelor Degree in Computer Science or related fields (Engineering, Mathematics, Physics) is desirable but not required. In;ternational students are advised to submit scores of some standardized test (GRE, SAT) in their application; when possible, there is a preference towards a national CS University-Level Exam called POSCOMP.

(see e.g. https://www.sbc.org.br/index.php? option=com_content&view=article&layout=edit&id=458).

Note that international students are required to have a valid visa or residence permit at the time of registration. Unfortunately, our ability to provide assistance to seeking visas is very limited. Please consult the Brazilian Consulate or Embassy at your home country for more information about the visa process.

3) What is the difference between a Regular Doctorate and a Direct Doctorate?
The regular doctorate program is the traditional PhD-level program at University of São Paulo, targeting students with some initial research experience (as attested by the MSc. Degree) and that wish to deepen their knowledge in Computer Science research. It consists of an initial course taking part, that takes about 2 years, followed by a research intensive part, where the student is expected to carry out world-level research under the supervision of a Faculty. The Direct Doctorate targets exceptional students who have already a proven record of considerable research experience, such as students that have carried out extensive research as undergraduate students (e.g., have co-authored relevant scientific publications) and/or that have outstanding recommendation letters indicating their academic achievements (backed up by notable recommenders).

4) What are the costs and fees of the program?
All Graduate courses at University of São Paulo are free of charge for any individual (Brazilian or not); that includes tuition, registration and library fees.

5) How and when can I apply for the program?
Applications for the MSc. Program open once a year for start usually between October and November. A call with the exact schedule and detailed information is published on the institutional website as soon as applications are open; the entire process is online. If accepted, students can register and start either in the first or second semester of the following year, as indicated in the application form and accepted by the selection committee.  Applications for the Doctorate program can be made at any time during the year and are processed in batches whenever there are sufficient number of applications or a maximum time period has been reached (usually about 2 months). 

6) Are there scholarships or fellowships available?
You can request institutional scholarship funding when applying for the program (at either MSc or PhD level). These scholarships are somehow competitive, and are distributed based on academic merit (as attested by the academic records, result in standardized tests, etc). There is also the possibility to apply for individual scholarships granted by external funding agencies or for industry-funded scholarships; these options typically require having already an advisor by and a research project at the time of the application.

7) How does the selection process work?
The Graduate Program Office staff verifies if all the formal requirements (documents, filling of online form, etc) are duly submitted or if they are ineligible. A small committee of faculty members from the department then evaluates and ranks the eligible candidates, with a special focus on academic performance, statement of purpose and recommendations. The committee then actively searches for research advisors among the faculty for the highest ranked candidacies. Those applicants that are accepted to be advised by a faculty are approved at the program.

8) Is it necessary to present a research project or to have a tutor in order to apply?
Having a research project is not mandatory and often faculty expects that students carry out research in a theme proposed by the advisor (this is not a general rule). Having already a faculty that is willing to advise you (if accepted) is also not mandatory, but can help you in the selection process. In any case, we highly recommend that you get familiar with the research interests of the faculty, possibly reaching out for additional information.

9) Can I have an advisor who is not among the department’s faculty members?
Generally, no. Exceptions can be made for well justified cases.

10) How much is cost of life compared to typical student’s stipend?
Cost of life in São Paulo is high for national income standards. You better google about it to have a better view. The University provides accommodation for low-income students, but they are few and very competitive. The University restaurants are subsidized and very cheap. Brazil counts with a free and universal health care system, to which all residents have access; (better) private health care is expensive. An institutional scholarship is sufficient to support your stay here, provided you have a humble lifestyle (possibly having to share a room and with very limited traveling). Some information about life on campus are found here:
https://www5.usp.br/english/campus-life/

11) Do I need to learn Portuguese?
Most likely, yes. The vast majority of the Graduate courses at our CS Program are taught exclusively in Portuguese. It is possible to ask the lecturer to occasionally teach the course in English, at him/her discretion. Most people, including local University staff, do not have a decent fluency in English, and even official immigration bureau employee might not speak English. You can probably get along very well if your native language is of Latin origin (e.g., Spanish). Faculty and most Graduate students speak fluent English and can help with some difficulties.

12) I have a question that is not answered here.
Feel free to address us with any further inquires about the program. See the Contact page for information on how to do so.