IME-USP

Professores Eméritos

Na Universidade de São Paulo, o título de “Professor Emérito” é uma honraria concedida a professores ilustres após sua aposentadoria, permitindo que continuem a contribuir com o magistério e a pesquisa. Esse reconhecimento é fundamentado no Estatuto da USP, conforme a Resolução 3461, de 7 de outubro de 1988.

Artigo 93 – “A Universidade e as Unidades poderão conceder o título de Professor Emérito a seus professores aposentados que se hajam distinguido por atividades didáticas e de pesquisa ou contribuído, de modo notável, para o progresso da Universidade.”

Os professores eméritos representam um patrimônio inestimável para a USP, trazendo consigo uma vasta experiência e um legado de excelência acadêmica. Seu contínuo envolvimento na vida universitária enriquece a comunidade acadêmica, inspirando novas gerações de estudantes e pesquisadores.

Professores Eméritos do IME-USP

Os professores eméritos do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) são figuras de destaque que dedicaram suas carreiras ao avanço do conhecimento nas áreas de matemática, estatística e computação. Após a aposentadoria, continuaram a contribuir de maneira significativa com suas pesquisas inovadoras, ensino de qualidade e orientação de novos talentos, mantendo viva a tradição de excelência do IME-USP. Seus legados acadêmicos e suas contribuições notáveis não só impulsionaram o progresso do Instituto, mas também inspiraram gerações de estudantes e acadêmicos.

Foto: USP IMAGENS

Waldyr Muniz Oliva (1994)

O título de Professor Emérito foi concedido ao Prof. Dr. Waldyr Muniz Oliva  através da iniciativa do Departamento de Matemática Aplicada, que solicitou a inclusão da proposta de concessão do título na 338º Sessão do Conselho do MAP, realizada em 22/06/1994 . Após a reunião, foi encaminhada uma carta da Congregação do IME ao diretor, solicitando a inclusão dessa proposta na pauta da próxima reunião, contanto com uma justificativa e assinada por todos os membros. Após o pedido e as manifestações de apoio dos departamentos, a 338° Sessão Extraordinária da Congregação foi realizada e a proposta, aprovada. 

No dia 1 de julho de 1994, durante o evento “Dynamical Phase Transitions”, em homenagem ao professor, contando com a presença de inúmeros professores e pesquisadores, houve a entrega de seu diploma de Professor Emérito.

Aprovado na 338ª Sessão (Extraordinária) da Congregação de 22.6.1994 – Professor Emérito a partir de 1º de julho de 1994.

Saiba mais.

Foto: Arquivo do IME

Imre Simon (2009, post mortem)

O título de Professor Emérito foi concedido ao Prof. Dr. Imre Simon através da iniciativa do Prof. Dr. Arnaldo Mandel, do Departamento de Ciência da Computação, que solicitou a inclusão da proposta de concessão do título na 270º Sessão do Conselho do MAC, e realizada em 06/08/2009, sendo essa aprovada por unanimidade. Em seguida, foi encaminhada uma carta aos membros da Congregação do IME com essa mesma proposta junto de uma justificativa, assinada pelo então chefe do departamento, Routo Terada, e os demais membros do conselho. Após o pedido e as manifestações de apoio de diversos professores do Instituto, a 517° Sessão Extraordinária da Congregação foi realizada e a proposta, aprovada. 

No dia 8 de outubro de 2009 aconteceu a Sessão Solene de outorga do Título de Professor Emérito ao Prof. Imre Simon, contando com a presença de familiares e ilustres professores, como o Prof. Waldyr Oliva, também emérito.

Aprovado na 517ª Sessão (Extraordinária) da Congregação de 10.9.2009 – Professor Emérito a partir de 8 de dezembro de 2009 (Post mortem).

Saiba mais.

Compartilhe