Nesta p�gina s�o apresentados mais detalhes sobre o LEM.
Um dos objetivos do Laborat�rio de Ensino de Matem�tica (LEM) � desenvolver e difundir atividades e sistemas para o ensino de Matem�tica nos quais os alunos aprendam Matem�tica fazendo-a e usando os sistemas computacionais como ferramenta catalisadora deste processo.
O LEM tem como p�blico alvo principal os professores de Matem�tica dos ensinos fundamental e m�dio, mas tamb�m outros interessados no ensino e na aprendizagem de Matem�tica. Em rela��o aos professores de Matem�tica os objetivos do LEM podem ser resumidos em tr�s pontos: desenvolver/difundir uma metodologia de ensino de Matem�tica que permita uma participa��o ativa dos aluno no processo de aprendizagem; utilizar os computadores como ferramenta efetiva neste processo; e propiciar aos professores de Matem�tica uma reciclagem em diversos t�picos de Matem�tica, assim com o aprendizado/aprimoramento no uso de ferramentas computacionais.
A id�ia central do m�todo empregado � que as atividades incentivem os
alunos a descobrirem, eles pr�prios, rela��es e propriedades
matem�ticas (desconhecidas por eles at� ent�o).
Para isso, podemos destacar como pontos de apoio principais:
a resolu��o de problemas e o uso do computador como "facilitador".
Em outras palavras: o aluno ser� incentivado a trilhar os passos que um
matem�tico segue em sua busca por novos resultados, tendo a
oportunidade de descobrir na pr�tica como "funciona" a Matem�tica e de sentir
o prazer das descobertas intelectuais.
O papel do computador neste processo � ser um catalisador, permitindo maior agilidade nas atividades de pesquisa dos alunos. Para isso � necess�rio selecionar sistemas computacionais que sejam mais adequados �s atividades propostas e que efetivamente auxiliem os alunos em suas pesquisas.
A difus�o da metodologia se d� por meio de cursos, estruturados a partir de problemas-desafios, destinados aos professores de Matem�tica. At� 2003 estes cursos eram oferecidos em 3 per�odos do ano, em janeiro/fevereiro dentro do programa de Ver�o do IME, em mar�o/junho e em agosto/novembro. Entretanto desde 2004 os cursos passaram a ser oferecidos de modo regular apenas dentro do programa de Ver�o.
Os cursos oferecidos aos professores s�o todos apostilados, na medida do poss�vel auto-contidos (procurando definir todos os conceitos envolvidos) e em uma linguagem acess�vel ao professor, de modo a n�o apenas servir de guia �s aulas desses, bem como sanar eventuais d�vidas. A principal ferramenta de apoio utilizada nos cursos ser� o computador, que servir� como uma bancada de testes para o aluno procurar (fase de conjecturas) e testar rela��es (fase de demonstra��es ou apresenta��o de contra-exemplos). Em alguns casos, como visualiza��o de gr�ficos de fun��es, esta bancada pode ser muito mais eficiente que a utiliza��o l�pis, papel, calculadora e eventualmente r�gua.
Para apoiar estas atividades e possibilitar sua difus�o, o LEM tem sido desenvolvidos v�rios sistemas computacionais, sendo que a maioria pode ser utilizada em ambientes Web. Todos os sistemas aqui desenvolvidos podem ser obtidos gratuitamente a partir do s�tio do iM�tica.
Ressaltamos por�m que, comprometendo principalmente a velocidade e o dinamismo destas atividades, o m�todo (deixar o aluno descobrir a Matem�tica) poder� ser aproveitada em aulas sem o uso de computador.