Livro baseado em tese defendida no IME-USP é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024

O Livro está entre os cinco finalistas do prêmio na categoria de Ciência da Computação; resultado será divulgado em 6 de agosto

O livro “Como se faz DevOps: Organizando pessoas, dos silos aos times de plataforma”, baseado na tese de doutorado de Leonardo Leite e defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do IME-USP, sob a orientação do professor Paulo Meirelles, é um dos cinco finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 na categoria Ciência da Computação. Lançado em 11 de abril deste ano, o livro também conta com a autoria dos professores Paulo Meirelles e Fabio Kon, ambos do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP. O resultado final do prêmio será anunciado no dia 6 de agosto.

O livro se baseia em uma pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP), tendo recebido os prêmios de melhor tese de engenharia de software, defendida em 2022 pelo concurso do CBSoft (Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática) e a segunda melhor tese de informática, defendida em 2022 pelo concurso do CLEI (Centro Latinoamericano de Estudos em Informática).

“Como se faz DevOps: Organizando pessoas, dos silos aos times de plataforma”

Vimos o DevOps surgir como um movimento para melhorar a vida dos profissionais da indústria de software, promovendo a colaboração entre pessoas de desenvolvimento e de infraestrutura. Mas, afinal, do ponto de vista da organização dos profissionais, existe uma receita para se fazer DevOps? Como (re)organizar as atividades operacionais (como implantação, monitoração, tratamento de incidentes etc.) entre os profissionais de desenvolvimento e de infraestrutura? Considerando que diferentes alternativas de organização afetam de forma distinta o equilíbrio entre especialização e interação entre esses times, essa é uma questão que merece ser entendida mais a fundo.

Neste livro, Leonardo Leite, Paulo Meirelles e Fabio Kon discutem as diferentes formas de se fazer DevOps. Você entenderá as condições, razões para adotar ou evitar cada alternativa, bem como as causas e consequências de cada uma delas. Dentre essas alternativas, o livro detalha a organização em torno de times de plataforma, uma nova tendência surgida a partir do DevOps.

Ao unir pesquisa científica, relatos de experiências reais e dicas práticas, este conteúdo pode embasar discussões e decisões sobre a jornada DevOps na sua empresa, sendo um ótimo recurso para você aprofundar a sua compreensão sobre o esforço coletivo de produção de software.

O Prêmio Jabuti Acadêmico

O Prêmio Jabuti, uma das mais renomadas e tradicionais premiações literárias do Brasil, é concedido anualmente pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Desde sua criação, o prêmio celebra a excelência em diversos campos da literatura nacional, abrangendo ficção, não-ficção, ilustrações e, mais recentemente, categorias acadêmicas e de inovação.

Com o respaldo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Prêmio Jabuti Acadêmico foi instituído para reconhecer e valorizar a produção acadêmica e científica que impulsiona o conhecimento e a inovação. Este segmento do prêmio preenche uma importante lacuna ao destacar obras acadêmicas que, muitas vezes, passam despercebidas. Ao premiar esses esforços, o prêmio não só amplia a visibilidade dessas obras, mas também reforça a reputação internacional da produção acadêmica brasileira, incentivando a colaboração global.

O Prêmio Jabuti Acadêmico é estruturado em dois eixos principais: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais, totalizando 29 categorias acadêmicas específicas. O eixo Ciência e Cultura inclui 27 categorias, que vão desde Ciências Biológicas e Medicina até Filosofia, Direito e Engenharia. As obras são avaliadas com base em três critérios principais: relevância e qualidade, inovação e potencial de impacto.

A lista completa dos finalistas pode ser encontrada no site oficial do Prêmio Jabuti.

O Programa de Pós-Graduação do IME-USP

O Instituto de Matemática e Estatística da USP oferece uma variedade de programas de pós-graduação, incluindo um mestrado profissional em Ensino de Matemática, um programa interunidades em Bioinformática (abrangendo mestrado e doutorado), e quatro programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) nas áreas de Ciência da Computação, Probabilidade e Estatística, Matemática, e Matemática Aplicada.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação oferece  cursos nos níveis de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. Com cerca de 30 orientadores, a maioria bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, o programa abrange todas as principais áreas da Ciência da Computação. A excelência das dissertações e teses desenvolvidas é comprovada pelos excelentes resultados em concursos de teses e dissertações. Os egressos do programa têm se destacado tanto na indústria quanto na academia, ocupando posições relevantes nas melhores universidades do país.

Por: Daiane Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional