Palestra sobre o Uso de conhecimentos matemáticos/estatísticos na indústria financeira

Modelagem de risco de crédito: palestra gratuita no IME-USP aborda importância da matemática e estatística no setor financeiro

No dia 12 de agosto de 2024, às 12h, o Auditório Jacy Monteiro do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) recebe o palestrante Leonardo Henriques Rodrigues Lima da Management Solutions, uma empresa internacional de consultoria, focada no assessoramento de negócio, finanças, riscos, organização, tecnologia e processos.

Com o tema “Principais aspectos da modelagem no âmbito de risco de crédito”, a palestra tem como objetivo abordar a importância dos conhecimentos matemáticos e estatísticos na modelagem de risco de crédito, destacando como essas disciplinas são essenciais para avaliar a probabilidade de inadimplência e estimar perdas esperadas.

São discutidas técnicas como regressão logística e Machine Learning, que são utilizadas para desenvolver modelos preditivos robustos e precisos. Também, a palestra explora como esses modelos são cruciais para a tomada de decisões, conformidade regulatória e gerenciamento eficaz do risco financeiro, contribuindo para a estabilidade do sistema financeiro. Ao final, são apresentados exemplos práticos e casos de uso para ilustrar a aplicação dessas técnicas no setor financeiro.

Para participar, basta preencher o formulário de inscrição.

Por Camila Bernardes | Serviço de Apoio Institucional