Participe do mini curso: Tópicos em Mecânica Celeste

As inscrições estão abertas para alunos de pós-graduação e aqueles que estão prestes a concluir a graduação em Matemática, Física ou Astronomia

Estão abertas as inscrições para o mini curso de Tópicos em Mecânica Celeste (MAP5004), que visa abordar tópicos avançados não cobertos no curso de Pós-Graduação em Mecânica Clássica. O curso tratará do movimento secular dos planetas e da atração gravitacional por elipsóides, entre outros temas.

As aulas acontecerão no IME às segundas, quartas e sextas, na sala A-249, no horário das 18:00 às 19:40, do dia 4 até o dia 18 de novembro, totalizando cerca de duas semanas. Não há pré-requisito para realizar a inscrição, o professor responsável, Alain Albouy – pesquisador da área de Astronomia e Sistemas Dinâmicos do IMCCE de Paris (Institut de Mécanique Céleste et de Calcul Des Éphémérides) –, destaca na descrição da disciplina que o público alvo  inclui alunos de pós-graduação e alunos de graduação prestes a concluir o curso em Matemática, Física ou Astronomia.

A Mecânica Celeste é um campo clássico da matemática aplicada, essencial para a validação da teoria Newtoniana através do estudo do movimento planetário. O curso explorará o sistema promediado linearizado, uma aproximação integrável clássica para um sistema de n planetas, e discutirá a ressonância de Herman, uma propriedade exótica descoberta na década de 90. Além disso, abordará a atração de elipsóides homogêneos, iniciada por Maclaurin no século 18, com foco nos desenvolvimentos recentes.

Inscreva-se por este formulário e consulte mais detalhes sobre o curso no Sistema Janus.

Por Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional