EDITAL DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DOUTORADO 2025
A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (doravante denominada PPGCC) do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) torna público que estão abertas as inscrições para o processo de seleção para ingresso em 2025 nas modalidades DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO e estabelece as seguintes normas.
I. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Todas as informações referentes ao processo seletivo de candidatos para o PPGCC do IME-USP serão divulgadas na página:
Dúvidas devem ser encaminhadas à secretaria do programa, através do endereço eletrônico:
- vagasccpcc@ime.usp.br
Pedimos a gentileza de iniciar o título da mensagem com o texto:
- [DOUTORADO 2025]
II. DA INSCRIÇÃO
1. As inscrições deverão ser realizadas até às 23:59 do dia informado no calendário em anexo, unicamente por meio do preenchimento de formulário de inscrição eletrônico (disponível em https://www.ime.usp.br/pos-computacao/processo-seletivo/). O formulário eletrônico consiste no preenchimento de uma ficha cadastral contendo dados pessoais, acadêmicos e profissionais, informações de contato de dois recomendadores e da submissão em formato PDF dos documentos dos seguintes itens:
a. Cópia do histórico escolar oficial de graduação completo (incluindo reprovações, média ponderada/coeficiente de rendimento e classificação relativa a turma de ingresso ou média ponderada/coeficiente de rendimento do curso ou turma de ingresso);
b. Cópia do histórico escolar oficial de pós-graduação (incluindo todas as reprovações), no caso de Doutorado regular;
c. Resultado do exame nacional POSCOMP, se disponível, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação.
d. Carta de apresentação, de até 3 páginas em tamanho A4 com fonte tamanho 11, contendo uma apresentação sucinta da pessoa candidata e descrevendo os motivos da solicitação de seu ingresso no programa, suas experiências em pesquisa e atividades acadêmicas relevantes (tema de dissertação de mestrado, publicação de artigos, iniciação científica, estágio em laboratório de pesquisa, trabalho de conclusão de curso, oferecimento de disciplinas etc), suas perspectivas em relação ao programa e seus interesses de pesquisa e possíveis temas de investigação, em consonância com as afinidades, experiências e interesses de pesquisa de orientadores do programa.
2. Para inscrição no doutorado regular, podem participar do processo seletivo pessoas que concluíram ou estejam próximas de concluir o Mestrado em Ciência da Computação ou área afim, em instituição devidamente reconhecida pelo MEC ou por órgão competente em caso de instituição internacional.
Para inscrição no doutorado direto, podem participar aquelas pessoas que já concluíram curso universitário em Ciência da Computação ou área afim, com excelente desempenho acadêmico e experiência em pesquisa científica, em instituição devidamente reconhecida pelo MEC ou por órgão competente em caso de instituição internacional.
3. A inscrição no processo seletivo implica a aceitação das regras estabelecidas neste edital.
III. DA SELEÇÃO
1. O processo seletivo será conduzido por uma comissão de seleção especialmente designada pela Comissão Coordenadora do PPGCC.
2. São oferecidas até 20 vagas, não havendo obrigatoriedade de preenchimento de todas as vagas.
3. A seleção de novos ingressantes ocorre em fluxo contínuo, em períodos regulares a critério da comissão de seleção.
4. Apenas serão avaliadas as candidaturas cuja documentação esteja de acordo com o informado no item II deste edital.
5. O processo seletivo consiste dos seguintes itens:
a. Análise do histórico escolar;
b. Análise do currículo (serão analisadas as atividades acadêmicas relacionadas à pesquisa tais como iniciação científica, participação em eventos científicos e olimpíadas de ciências, publicações científicas, premiações de mérito acadêmico etc);
c. Análise de desempenho no exame nacional POSCOMP. Será determinada uma ponderação para cada uma das notas das diferentes fases que compõem o exame assim como também será determinada uma normalização com relação à maior nota obtida naquele exame.
d. A critério da comissão de seleção, poderá ser realizada entrevista presencial ou por videochamada, para esclarecimento de dúvidas sobre a candidatura e de potencial alinhamento com as linhas de pesquisa do programa, em data comumente acordada entre a pessoa candidata e a comissão.
6. Será atribuída a cada pessoa cuja inscrição tenha sido homologada uma nota entre 0 (zero) e 10 (dez) obtida pela média ponderada entre a nota atribuída à análise de histórico escolar (peso 3), a nota atribuída à análise de currículo (peso 5) e a nota atribuída ao desempenho no exame POSCOMP (peso 2).
7. Serão consideradas aprovadas no processo seletivo aquelas pessoas que obtiverem nota igual ou superior a 7 (sete) e apresentarem manifestação de aceite de orientação por orientador ou orientadora plenamente credenciado no programa.
8. As análises da documentação são realizadas em lote, em média, a cada 2 meses após a inscrição e a decisão é notificada ao candidato ou candidata pelo email indicado no formulário de inscrição. Adicionalmente, o resultado final do processo seletivo será divulgado na página do programa após o fechamento do edital.
9. Casos omissos serão decididos pela Comissão Coordenadora do PPGCC. ANEXO I. CALENDÁRIO
Inscrição | até 1/12/2025 |
Divulgação dos resultados | fluxo contínuo até 30/01/2026 |
Matrícula | de acordo com o calendário USP |
ANEXO II. DA CARTA DE APRESENTAÇÃO
A carta de apresentação (também chamada de carta de motivação ou carta de interesse) é uma parte importante da sua candidatura ao fornecer subsídios para que a comissão de seleção se familiarize com sua área de interesse e possível tema de pesquisa. Ademais, é uma oportunidade para a comissão entender suas experiências prévias educacionais e extra-curriculares que demonstrem sua aptidão para um programa de pós-graduação com foco em pesquisa acadêmica, suas pretensões para o programa, incluindo suas intenções como futuro egresso (carreira acadêmica, pesquisador na indústria, empreendedor etc), sua dedicação (parcial ou integral) e por que o programa em questão serve a seus interesses, comparado com outros programas similares.
Para aplicantes com título de mestrado, espera-se uma discussão sobre a experiência acadêmica contendo um relato da pesquisa realizada durante o mestrado, eventuais publicações resultantes, impacto acadêmico, social ou econômico, disciplinas realizadas e motivação para seguir no doutorado.
Para aplicantes ao doutorado direto, espera-se uma justificativa substanciada para ingresso em programa de doutorado sem título de mestrado, evidenciada por realizações concretas como, por exemplo, publicação de artigos, iniciação científica com participação em pesquisa relevante, estágio de pesquisa, desempenho acadêmico excepcional, entre outros.
A carta deve preferencialmente seguir o formato de um breve ensaio acadêmico, visando a objetividade, veracidade e relevância das informações declaradas. Recomenda-se mencionar qualquer experiência relevante ao programa, como desempenho acadêmico excepcional em disciplinas, participação em eventos científicos, colaboração em pesquisa científica, estágio de iniciação científica e/ou de pesquisa, conhecimento de linguagens de programação específicas e contribuições em projetos de software livre. Também é desejável que os interesses de pesquisa descritos estejam alinhados com temas e interesses de orientadores do programa. De maneira geral, sua carta de apresentação deve auxiliar os examinadores a encontrarem os pontos fortes na análise de seu currículo acadêmico, evidenciando sua potencialidade de sucesso no programa, e a encontrar um docente adequado para orientar sua pesquisa.