Tecnologias de Informática no Ensino de Matemática ou Estatística
Investigação a respeito das ferramentas informáticas, de uso livre, disponíveis e de sua utilização como facilitadoras do ensino e da aprendizagem de Matemática.
História da Matemática no Ensino Básico
A História da Matemática em sala de aula: a construção e a evolução dos conceitos. Os problemas motivadores e as soluções ao longo do tempo.
Transposição didática da Matemática para a sala de aula escolar
A transposição didática é o conjunto de transformações realizadas pelo professor sobre o saber acadêmico, a fim de transformá-lo em saber a ensinar, que é apreensível pelos alunos.
Epistemologia da Matemática e Educação Básica
Trabalho com os fundamentos da Matemática, visando à identificação de obstáculos epistemológicos na construção dos conceitos e a proposição de estratégias para a superação das dificuldades decorrentes desses obstáculos.
Estatística no ensino fundamental e médio
A pesquisa nesta área irá promover investigação sobre a importância dos fundamentos da presença de tópicos de Estatística na Educação Básica, em especial na rede pública. Estudam-se propostas de organização curricular, alternativas de abordagem analisando também as relações com outras ciências e a necessidade de inclusão de novos tópicos. Conceitos específicos da área como, por exemplo, aleatoriedade e inferência, que têm suas especificidades na formação do pensamento matemático também serão objetos de pesquisa. A investigação também se estende ao tratamento desta área nos livros didáticos aprovados pelo MEC.