Mestrado |
Fantasmas de quantidades falecidas: o uso dos infinitésimos como ferramenta de quebra de paradigmas da matemática escolar Autoria: Felipe Cordeiro Francisco Orientação: Oscar Joao Abdounur |
07/06/2024 |
Mestrado |
Rompendo fronteiras: um estudo comparado na organização curricular de Matemática na Base Nacional Comum Curricular e os Núcleos de Aprendizagem Prioritários durante a última etapa da Educação Básica de Brasil e Argentina Autoria: Ricardo Angelo Monteiro Canale Orientação: Viviana Giampaoli |
03/06/2024 |
Mestrado |
O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor Autoria: Isabel Villas Bôas Bonacella Orientação: David Pires Dias |
16/05/2024 |
Mestrado |
O diálogo e o território em aulas de matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica Autoria: Renata Diniz Ramos Orientação: Júlio César Augusto do Valle |
26/04/2024 |
Mestrado |
Matemática e território sob uma perspectiva crítica: uma análise das propostas elaboradas por professores Autoria: Andressa Rubim Orientação: Júlio César Augusto do Valle |
08/04/2024 |
Mestrado |
Relações de gênero nas avaliações externas da rede municipal de educação de São Paulo: os enunciados de matemática e a atuação docente em foco. Autoria: Antonio Cesar Pinheiro Orientação: Júlio César Augusto do Valle |
25/03/2024 |
Mestrado |
Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula Autoria: Marcela Visnadi Orientação: Júlio César Augusto do Valle |
20/03/2024 |
Mestrado |
Desenvolvimento do pensamento geométrico em uma perspectiva crítica: investigando a soma dos ângulos internos de triângulos e quadriláteros planos em cenários para investigação Autoria: Flavio Matos Garbin Orientação: Vera Helena Giusti de Souza |
07/03/2024 |
Mestrado |
Frações no Ensino Fundamental: ideias geradoras e visualização como base à compreensão dos conceitos e procedimentos Autoria: Wagner Kubota Orientação: Iole de Freitas Druck |
01/03/2024 |
Mestrado |
Educação Financeira através da Resolução de Problemas
Escambo, orçamento familiar e orçamento público Autoria: Débora Cardoso do Amaral Orientação: Júlio César Augusto do Valle |
06/02/2024 |
Mestrado |
Pensamento e linguagem algébricos nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar sobre a produção de significados matemáticos e didáticos Autoria: Vinicius Henrique Sbaiz Orientação: Iole de Freitas Druck |
19/12/2023 |
Mestrado |
Jogos no ensino de matemática da educação básica: uma discussão sobre suas potencialidades Autoria: André Akinaga Benites Orientação: Barbara Corominas Valério |
14/12/2023 |
Mestrado |
Operações com frações racionais: uma abordagem matemática utilizando teoria musical Autoria: Luan Moreira Batista Oliveira Orientação: David Pires Dias |
13/12/2023 |
Mestrado |
Educação Estatística na Escola Básica: introduzindo software CODAP na análise descritiva e árvore de decisão Autoria: Rafael Vieira Bonangelo Orientação: Lisbeth Kaiserlian Cordani |
01/12/2023 |
Mestrado |
Uso de dobraduras no ensino e aprendizagem de conceitos básicos de geometria nos anos finais do Ensino Fundamental Autoria: Priscila Sampaio Szauter Pereira Orientação: Iole de Freitas Druck |
16/11/2023 |
Mestrado |
Concepções de área e de perímetro de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental Autoria: Fernando Siqueira Vieira Lima Orientação: Vera Helena Giusti de Souza |
08/11/2023 |
Mestrado |
Sequências e séries geométricas no ensino médio
uma abordagem com o Triângulo de Sierpinski Autoria: Rodrigo Martins Lopes Orientação: Vera Helena Giusti de Souza |
15/09/2023 |
Mestrado |
Educação financeira e inflação: uma proposta de cenário para
investigação para o ensino de jovens, adultos e idosos Autoria: Felipe Garcia dos Santos Orientação: David Pires Dias |
16/06/2023 |
Mestrado |
A teoria da atividade e as construções geométricas na educação de jovens e adultos sob o impacto da pandemia Autoria: Iuri Naoto Nobre Ota Orientação: Antonio Carlos Brolezzi |
13/06/2023 |
Mestrado |
A proporcionalidade por meio da Cultura Maker no Ensino de Matemática Autoria: Douglas Takasu Bomfim de Oliveira Orientação: Antonio Carlos Brolezzi |
22/05/2023 |
Mestrado |
Análise de atividades desenvolvidas com 6 º ano do Ensino Fundamental sob a perspectiva da Educação Matemática Realística. Autoria: Camilla de Sylos Moreno Medeiros Orientação: Iole de Freitas Druck |
12/05/2023 |
Mestrado |
Educação financeira na escola: por uma perspectiva educacional ampliada Autoria: Klaudia Craveiro da Cunha Moretta Orientação: Antonio Carlos Brolezzi |
04/05/2023 |
Mestrado |
Entre o formal e o intuitivo: atitudes dos estudantes em atividades de investigação matemática sobre pontos notáveis de triângulos. Autoria: Arlis dos Santos Amorim Orientação: Antonio Carlos Brolezzi |
01/12/2022 |
Mestrado |
Concepções sobre flexibilidade numérica: um estudo sobre o significado, a pertinência e algumas propostas Autoria: Jean Carlo Paes Rocatelli Orientação: Barbara Corominas Valério |
29/11/2022 |
Mestrado |
Algumas atividades dinâmicas aplicadas ao segundo e terceiro ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual Autoria: Lucas Decaro dos Santos da Silva Orientação: Silvia Nagib Elian |
22/11/2022 |
Mestrado |
O ensino-aprendizagem de modelos de regressão linear no Ensino Médio: uma proposta visando o desenvolvimento do raciocínio correlacional Autoria: Thiago Dutra de Araújo Orientação: Viviana Giampaoli |
24/06/2022 |
Mestrado |
Geometrias não-Euclidianas na formação de professores Autoria: Lucas Ricardo de Souza Orientação: Cristina Cerri |
09/12/2021 |
Mestrado |
Uma proposta de introdução ao conceito de equivalência para o ensino de equações de primeiro grau com uma incógnita com foco em estudantes com um histórico de dificuldades de aprendizagem Autoria: Carolina Cavalheiro Crittelli Sousa Orientação: Claudia Cueva Candido |
29/06/2020 |
Mestrado |
Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à Álgebra Autoria: Youssef Ahmed Abbas Orientação: Antonio Carlos Brolezzi |
28/05/2020 |
Mestrado |
O pantógrafo no ensino de conceitos geométricos à luz da educação matemática realística Autoria: Dayene Ferreira dos Santos Orientação: Vera Helena Giusti de Souza |
10/03/2020 |
Mestrado |
Pavimentações do plano com caleidoscópios no desenvolvimento do pensamento geométrico: uma experiência com professores Autoria: Vitor Hugo Matias dos Santos Orientação: Ana Paula Jahn |
04/03/2020 |
Mestrado |
Educação financeira: uma proposta de cenário para investigação no ensino fundamental Autoria: Pedro Pereira da Silva Orientação: David Pires Dias |
14/02/2020 |
Mestrado |
Criação de vídeo digital no ensino-aprendizagem de Probabilidade Autoria: Thiago Picos de Morais Orientação: Marcos Nascimento Magalhaes |
16/12/2019 |
Mestrado |
Geometria Esférica: Uma proposta de introdução no Ensino Médio a partir da geometria na esfera Autoria: Thales Graça Athanasio Orientação: Barbara Corominas Valério |
13/12/2019 |
Mestrado |
Modelagem matemática como processo para o desenvolvimento do pensamento analítico e reflexivo Autoria: José Ocimar Barros de Souza Orientação: Barbara Corominas Valério |
11/12/2019 |
Mestrado |
Os desafios do ensino-aprendizagem de variáveis aleatórias no ensino fundamental Autoria: Diana Simões Ferreira Orientação: Viviana Giampaoli |
03/12/2019 |
Mestrado |
A Educação Financeira nos cursos de formação inicial de professores de matemática das Universidades Públicas do Estado de São Paulo Autoria: Jéssica Rocha Batista Orientação: David Pires Dias |
12/11/2019 |
Mestrado |
Análise de questões do Novo ENEM relativas à Proporcionalidade empregando a metodologia Análise de Conteúdo Autoria: Ramon Dantas da Costa Orientação: Cristina Cerri |
04/07/2019 |
Mestrado |
Máximos e mínimos na Educação Básica: abordagens elementares sem derivadas Autoria: Wilian Oliveira Rocha Orientação: Elvia Mureb Sallum |
28/05/2019 |
Mestrado |
Livros didáticos de Matemática do Brasil e Canadá: um enfoque em construção geométrica nos anosfinais do ensino fundamental Autoria: Leonardo Cascio de Souza Orientação: Circe Mary Silva da Silva Dynnikov |
15/05/2019 |
Mestrado |
Estimativa e aproximação em sala de aula: o caso do conceito de área no ensino fundamental Autoria: Renato Martins Orientação: Cristina Cerri |
21/03/2019 |
Mestrado |
Transformação de frações em números: uma experiência no Ensino Fundamental Autoria: Izabela Cesario Correa Ananias Orientação: Ana Paula Jahn |
27/02/2019 |
Mestrado |
O ensino de matemática e as linguagens: logaritmos como expoentes Autoria: Daniel Takahashi Demetrio de Aquino Orientação: Ricardo Bianconi |
18/02/2019 |
Mestrado |
O uso da modelagem matemática no ensino de funções: uma abordagem dinâmica e variacional Autoria: Ronaldo Ramunno Orientação: Ricardo Bianconi |
09/01/2019 |
Mestrado |
Situações de conflito: uma aplicação da teoria dos jogos em sala de aula Autoria: Roseli Rocha Teixeira Orientação: Cristina Cerri |
07/12/2018 |
Mestrado |
O currículo de matemática no estado de São Paulo (2008): uma construção histórica Autoria: Rodrigo Batista de Oliveira Orientação: Antonio Carlos Brolezzi |
28/11/2018 |
Mestrado |
Construções dos elementos na educação básica Autoria: Ricardo Separovic Seerban Orientação: Antonio Carlos Brolezzi |
23/11/2018 |
Mestrado |
A história da matemática como motivação para aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo Autoria: Elaine Regina Marquezin Marinho Orientação: Francisco Cesar Polcino Milies |
05/07/2018 |
Mestrado |
Ensino e aprendizagem de Geometria Analítica no Ensino Médio: uma experiência com coordenadas e cálculo de distâncias no plano e no espaço Autoria: Cynthia Militão Domingos Orientação: Ana Paula Jahn |
09/02/2018 |
Mestrado |
Aplicação e análise de uma sequência didática sobre frações no ensino fundamental II Autoria: Roney Lima do Nascimento Orientação: Antonio Carlos Brolezzi |
08/02/2018 |
Mestrado |
Argumentação e prova matemática na educação básica Autoria: André Rodrigues Rosale Orientação: Martha Salerni Monteiro |
15/12/2017 |
Mestrado |
Concepções dos Alunos de Licenciatura em Matemática sobre o uso de Atividades de Investigação em suas Aulas Autoria: Paola Burgatt Meneghesso Orientação: Barbara Corominas Valério |
13/12/2017 |
Mestrado |
Ensino de Estatística por meio de jogos Autoria: Ana Olívia Ramos Pires Justo Orientação: Marcos Nascimento Magalhaes |
13/12/2017 |
Mestrado |
Sobre dificuldades no ensino/aprendizagem dos números irracionais no 8º ano do Ensino Fundamental Autoria: Ronaldo Bezerra Nobre Orientação: Iole de Freitas Druck |
11/12/2017 |
Mestrado |
Resolução de problemas no fim da escolarização básica. Estudo de alguns casos Autoria: Nilo Gonçalves Barbedo Orientação: Oscar Joao Abdounur |
07/12/2017 |
Mestrado |
Argumentação e Demonstração em Alunos do Ensino Médio: uma proposta de investigação matemática sobre crescimento e decrescimento de funções afins Autoria: Rodrigo Ruiz Campos Orientação: Antonio Carlos Brolezzi |
21/11/2017 |
Mestrado |
Proporcionalidade e matemática financeira: uma abordagem tendo como princípio motivação e contextualização Autoria: Tadeu Alexandre de Araújo Orientação: Antonio Luiz Pereira |
06/07/2017 |
Mestrado |
"Transposição da Teoria da Resposta ao Item: uma abordagem pedagógica" Autoria: Eder Alencar Silva Orientação: Lisbeth Kaiserlian Cordani |
23/06/2017 |
Mestrado |
História da Matemática e Cinema: o caso da criptografia Autoria: Fabiana de Souza Bomfim Orientação: Antonio Carlos Brolezzi |
31/05/2017 |
Mestrado |
Argumentações matemáticas sob uma perspectiva crítica: análise de práticas didáticas no ensino fundamental Autoria: Valter Magalhães Costa Orientação: Iole de Freitas Druck |
24/05/2017 |
Mestrado |
"Ensino de Isometrias na Educação Básica: Uma aplicação didática em sala de aula" Autoria: Debora Costa Cona Orientação: Claudia Cueva Candido |
18/05/2017 |
Mestrado |
Estudo de uma conceituação geométrica para os logaritmos Autoria: Fernando Pavan Guido Orientação: Iole de Freitas Druck |
26/04/2017 |
Mestrado |
Logaritmos e função logarítmica na matemática escolar brasileira Autoria: Diogo Oliveira Soares Orientação: Circe Mary Silva da Silva Dynnikov |
29/03/2017 |
Mestrado |
Atividades lúdicas e atividades algébricas: uma introdução ao uso de letras nas aulas de matemática. Autoria: Renan Sanchez Viestel Orientação: Martha Salerni Monteiro |
14/12/2016 |
Mestrado |
Uma experiência de Inferência Estatística Informal na Escola Básica Autoria: Vinicius Alves Rodrigues Orientação: Marcos Nascimento Magalhaes |
14/12/2016 |
Mestrado |
Ensino de logaritmos por meio de investigações matemáticas feitas em sala de aula Autoria: Daniel Cergoli Orientação: Martha Salerni Monteiro |
12/12/2016 |
Mestrado |
Educação Financeira e o livro didático de Matemática: uma análise das coleções aprovadas no PNLD 2015 para o Ensino Médio Autoria: Artur Alberti Gaban Orientação: David Pires Dias |
07/12/2016 |
Mestrado |
Transformações geométricas na formação inicial e continuada de professores de Matemática: atividades investigativas envolvendo reflexões por retas e Geogebra Autoria: Herbert Wesley Azevedo Orientação: Rosa Maria dos Santos Barreiro Chaves |
23/11/2016 |
Mestrado |
Um estudo de caso, com ingressantes de 2015 do curso de licenciatura em matemática do IME-USP, sobre a Transição do Ensino Médio para o Superior Autoria: Thiago Augusto Corrêa Peleias Orientação: David Pires Dias |
23/11/2016 |
Mestrado |
Formação Contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetos. Autoria: Joyce Paula da Silva Orientação: Claudia Cueva Candido |
18/11/2016 |
Mestrado |
Transformações geométricas planas: um estudo experimental e dinâmico Autoria: Marco Antonio da Silva Ribeiro Orientação: Ana Paula Jahn |
28/06/2016 |
Mestrado |
Uma análise crítica de um recurso educacional aberto digital concebido para o ensino-aprendizagem da Estatística no Ensino Médio Autoria: Caio Cesar Santos Diniz Orientação: Viviana Giampaoli |
27/06/2016 |
Mestrado |
A estatística na escola básica – uma prática de inferência informal Autoria: Apolo Rubens de Camargo Orientação: Lisbeth Kaiserlian Cordani |
02/06/2016 |
Mestrado |
Análise das contribuições dos Objetos Educacionais Digitais para a construção do conhecimento em Matemática na Educação Básica Autoria: Mateus Coqueiro Daniel de Souza Orientação: Maria Cristina Bonomi |
25/05/2016 |
Mestrado |
Ensino de estatística através de projetos Autoria: Mariana Ribeiro Busatta Barberino Orientação: Marcos Nascimento Magalhaes |
13/05/2016 |
Mestrado |
Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidade Autoria: Liliane Soares de Siqueira Feola Orientação: Francisco Cesar Polcino Milies |
02/05/2016 |
Mestrado |
Argumentação e prova na matemática escolar Autoria: Aline dos Reis Matheus Orientação: Claudia Cueva Candido |
19/04/2016 |
Mestrado |
Entendendo alguns erros do ensino fundamental II que os alunos mantêm ao final do ensino médio Autoria: Ana Luiza Festa Ozores Orientação: Barbara Corominas Valério |
15/04/2016 |
Mestrado |
Julgando sob incerteza: heurísticas e vieses e o ensino de probabilidade e estatística Autoria: Claudio Roberto de Oliveira Orientação: Lisbeth Kaiserlian Cordani |
15/04/2016 |
Mestrado |
Sequências e séries: Uma proposta duvaliana para a educação básica Autoria: Caio Moura Quina Orientação: Oscar Joao Abdounur |
09/12/2015 |
Mestrado |
Resolução de problemas e representações semióticas: uma experiência no ensino médio inspirada no rali matemático Autoria: Marília Prado Orientação: Ana Paula Jahn |
01/07/2015 |
Mestrado |
Ensinando Matemática por meio de situações potencialmente adidáticas: estudo de casos envolvendo análise combinatória Autoria: Wanessa Aparecida Trevizan de Lima Orientação: Antonio Carlos Brolezzi |
23/02/2015 |