O programa é um curso de pós-graduação stricto sensu do IME que se enquadra na modalidade de Mestrado Profissional, regulamentado pela portaria normativa número 07, de 22.06.09, do Ministério da Educação, que confere à CAPES as atribuições de regular a oferta para propostas de tais cursos e avaliá-las. Recebeu nota 4 na avaliação prévia dessa instituição de fomento e teve início em agosto de 2012.
A finalidade do programa é a formação continuada em nível de pós-graduação de professores de Matemática do Ensino Básico. De nítido caráter público, o Mestrado Profissional em Ensino de Matemática é gratuito, em conformidade com o Regimento da Pós-Graduação da USP.
Objetivos
Melhorar a qualificação dos professores, contribuindo para a formação de profissionais mais adequados às exigências atuais da Educação Básica. Nesse aspecto, pretendemos promover a articulação entre conteúdos específicos e a reflexão sobre a prática em sala de aula, bem como discutir a utilização de recursos, informatizados ou não, voltada ao desenvolvimento de metodologia compatível com os novos paradigmas educacionais.
Aprofundar a formação inicial do professor de Matemática de Ensino Fundamental e Médio relativamente a conteúdos, procedimentos e modos próprios de produção do conhecimento matemático de forma a favorecer sua autonomia no exercício da ação docente na Educação Básica. Destacamos, para tanto, a discussão de tópicos básicos de Estatística, Lógica, Teoria dos Números, Geometria, Álgebra e Análise.
Buscar uma melhor compreensão sobre os objetivos, as dificuldades e os desafios que cercam os processos de ensino-aprendizagem em Matemática. Isso inclui a discussão e a reflexão sobre as novas tendências da Educação Matemática e dos documentos oficiais para a fase de ensino visada.
Incentivar o professor a tornar-se investigador da própria prática, por meio da discussão de subsídios teóricos que possam embasar uma avaliação contínua de seu trabalho de forma a poder melhor adequá-lo constantemente. Tanto o trabalho com projetos como o processo de pesquisa, visando à elaboração de dissertação ao final do curso, são particularmente importantes para a consecução desse objetivo.
Desenvolver espírito crítico e familiaridade com bibliografia especializada de forma a que o professor torne-se, em sua escola, um agente de melhoria da qualificação de seus próprios colegas. Tanto a discussão dos conteúdos disciplinares como os processos de reflexão e de pesquisa para a elaboração da dissertação de mestrado são importantes no desenvolvimento de tais competências.
Para outras informações, escreva para secccpmpem@ime.usp.br