Professor Jairo Zacarias Gonçalves é homenageado na 27ª Escola de Álgebra

A homenagem póstuma dedicada no terceiro dia do evento contou com a participação de amigos e colegas de trabalho, além da presença de familiares.

O encontro bianual, iniciado em 1972, é a maior conferência de Álgebra no Brasil, e neste ano foi realizada a 27ª edição entre 15 e 19 de julho. Com o objetivo de promover a colaboração entre estudantes e pesquisadores, a Escola de Álgebra cobre uma ampla gama de tópicos em álgebra por meio de palestras e workshops, além de, nesta edição, ter homenageado os professores Adilson Gonçalves (UnB) e Jairo Zacarias Gonçalves (IME-USP). Apesar do sobrenome em comum, ambos não pertenciam à mesma família, mas promoveram muitas contribuições para a Matemática.

As homenagens ficaram na programação do terceiro dia do encontro, 17 de julho. O professor Vitor Ferreira mediou homenagens ao professor Jairo Zacarias Gonçalves (1949-2024), que contou com a participação dos professores Arnaldo Mandel (IME-USP), um de seus amigos próximos e colega de pesquisa, e Javier Sánchez Serdà.

Professor Jairo Zacarias Gonçalves – Foto de Divulgação Group Rings, Groups and Rings

Jairo foi um renomado matemático brasileiro, que ao longo da sua carreira deu contribuições significativas para a álgebra. Professor Titular no Departamento de Matemática do IME-USP, orientou estudantes de graduação e de pós-graduação e supervisionou estagiários de pós-doutorado. Seu trabalho de pesquisa concentrou-se na área de anéis não comutativos, com destaque para as subáreas de anéis de grupo e anéis com divisão. O professor faleceu aos 75 anos em junho de 2024.

Durante a homenagem à vida e obra de Jairo Gonçalves, realizada na 27ª Escola de Álgebra, foi exibido um vídeo repleto de fotos do professor Jairo, amigos e familiares, acompanhado da execução da música Maple Leaf Rag, de Scott Joplin, tocada no piano por seu orientando, hoje Doutor em Matemática, Pedro Russo.

A edição de 2019 do evento Group Rings, Groups and Rings também contou em sua programação com uma sessão especial em que diversos colaboradores, colegas e amigos prestaram homenagem ao professor Jairo.

A homenagem completa pode ser assistida pelo canal do IME no Youtube.

Por Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional