IME-USP

Projeto do professor Júlio Valle é contemplado com o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

Projeto que aborda a formação inicial e continuada de professores da EJA desenvolvido por professor do IME-USP é premiado

No dia 9 de setembro de 2024, foram anunciados os vencedores da décima quarta edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, uma iniciativa da Fundação Carlos Chagas. O projeto do professor Júlio César Augusto do Valle, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), foi reconhecido como uma das três experiências formativas premiadas nesta edição.

O prêmio inclui um valor monetário de trinta mil reais, além de um diploma e um troféu, que é uma réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter. O projeto também será destacado na série Textos FCC, que divulga estudos e pesquisas do Departamento de Pesquisas Educacionais, incluindo trabalhos premiados e pesquisas de pós-doutorado.

O projeto premiado, intitulado “Experiências pedagógicas com a EJA pelo Brasil: uma atividade extensionista articulando formação inicial e formação continuada de professores”, foi desenvolvido pelo docente Júlio Valle em colaboração com estudantes de Licenciatura em Matemática e Pedagogia da USP. Com o apoio do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática (CAEM IME-USP), o projeto de extensão é realizado anualmente desde 2021 e atualmente está em sua quarta edição. Desde o início do curso, participam professores que ensinam matemática em uma média de 18 a 19 estados brasileiros, trazendo diferentes perspectivas e abordagens contextualizadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Júlio César Augusto do Valle é graduado em Licenciatura em Matemática pelo IME-USP, além de mestre e doutor em Educação pela mesma universidade. Ele também possui especialização em Políticas Públicas para a Igualdade Social na América Latina pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Atualmente, suas pesquisas se concentram no currículo de matemática e na formação de professores.

Sobre o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 

O prêmio é uma iniciativa da Fundação Carlos Chagas que valoriza e divulga experiências educativas, propostas e realizadas por docentes dos cursos de Licenciatura na formação de professores para a educação básica.

A cada edição, a seleção dos vencedores do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é realizada por uma Comissão Julgadora, composta por especialistas na área da formação docente do projeto inscrito. É considerada a metodologia de ensino retratada na utilização de estratégias que tenham sido criadas, agregadas ou adaptadas pelo autor do trabalho visando ao aprendizado da docência.

Também, são levadas em consideração os critérios de diversidade regional e das áreas temáticas das iniciativas e instituições de vínculo dos proponentes, assim como as iniciativas que promovam a equidade e a inclusão na sala de aula e na escola, e que abordam as desigualdades étnico-raciais e de gênero/diversidade sexual.

Licenciatura em Matemática

O Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da USP tem por objetivo a formação de professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio. O programa oferece uma sólida formação em Matemática, Estatística, Computação e conceitos fundamentais de Física, além de refletir sobre metodologias de ensino e pedagogia. A estrutura flexível do curso permite aos alunos aprofundar-se em áreas específicas de conhecimento matemático ou de ensino.

Responsável pelo curso, o Departamento de Matemática do IME oferece 50 vagas no período diurno e 100 no período noturno, com uma duração ideal de 4 anos para o período diurno e 5 anos para o noturno. Egressos do curso frequentemente ocupam posições de destaque no ensino público e privado e têm obtido sucesso em programas de pós-graduação nas áreas de Matemática e Educação.

Por Camila Bernardes | Serviço de Apoio Institucional 

Compartilhe