IME-USP

Reitoria lamenta falecimento do diretor do Instituto de Matemática e Estatística, Sergio Muniz Oliva Filho

“Como gestor da Universidade, sempre se destacou como uma voz alegre, otimista e conciliadora em todas as funções que exerceu ao longo de sua carreira”, afirmou o reitor da USP

Sérgio Muniz Oliva Filho – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Reitoria manifesta profundo sentimento de tristeza em função do falecimento do diretor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Sergio Muniz Oliva Filho, ocorrido hoje, dia 12 de março, em São Paulo.

Oliva assumiu a diretoria do IME em julho de 2022. Em sua cerimônia de posse, ao lado do professor Ronaldo Hashimoto, Oliva destacou sua trajetória de mais de 40 anos no instituto. “Ingressei como aluno e, desde então, estou vinculado ao instituto. Toda essa ligação com o IME e a USP traz a responsabilidade de fazermos o melhor”, disse.

Com bacharelado e mestrado em Matemática Aplicada, ambos pela USP, e doutorado em Matemática pela Georgia Institute of Technology, Oliva era professor livre-docente da Universidade. Na USP, além de diretor do IME, era também diretor adjunto da Área de Relações Acadêmicas Internacionais da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, lamentou a morte de Oliva: “Um grande e querido amigo, que demonstrou resiliência, força e muita vontade de viver durante todo o período em que esteve doente. Como gestor da Universidade, sempre se destacou como uma voz alegre, otimista e conciliadora em todas as funções que exerceu ao longo de sua carreira. Uma perda irreparável para todos nós que tivemos a oportunidade de estar ao lado dele. Quero transmitir minhas condolências a toda a comunidade acadêmica do IME, aos amigos e à família”.

Oliva deixa esposa e duas filhas.

Texto: Redação Jornal da USP

Compartilhe