A partir desta sexta-feira, 28 de março de 2025, os Seminários de Educação Estatística do Departamento de Estatística do IME-USP ocorrerão mensalmente na última sexta-feira do mês, oferecendo a oportunidade de refletir sobre o ensino de Estatística em todos os níveis. As apresentações acontecerão de forma online, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube, às 16h.
Confira a programação dos Seminários de Educação Estatística para o primeiro semestre de 2025:
28 de março, às 16h
25 de abril, às 16h
30 de maio, 16h
27 de junho, às 16h
Letramento estatístico nas redes sociais: a iniciativa Rio em Dados – Gustavo da Silva Ferreira (ENCE/IBGE)
Testes de Hipóteses, pela Perspectiva dos Conceitos Portais – Ivan Akio Itocazo (ESPM)
Educação estatística e a formação de pesquisadores para promoção da justiça social – Marta Élid Amorim (UFS)
Título a ser anunciado – Francisca Ubilla (PUC, Chile)
O primeiro seminário, intitulado “Letramento Estatístico nas Redes Sociais: a Iniciativa Rio em Dados”, apresentará o grupo Rio em Dados, que foi fundado em 2020, com o objetivo de esclarecer termos estatísticos e ajudar a sociedade a compreender melhor as informações científicas durante a pandemia de COVID-19. Com a participação de alunos e professores de estatística da ENCE e UFRJ, o grupo ampliou seu foco, oferecendo ensino de estatística e programação, e se transformou em um projeto de extensão na ENCE, promovendo o letramento estatístico e o pensamento crítico.
A apresentação será conduzida por Gustavo da Silva Ferreira, que é graduado em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre e Doutor em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor e pesquisador da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), além de membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas e Coordenador de Graduação do Curso de Estatística da ENCE. Seus interesses incluem Estatística Espacial, Planejamento Amostral Ótimo, Epidemiologia e Modelos para Redes Sociais.
Por Camila Bernardes | Serviço de Apoio Institucional