SINAPE 2024: Teses defendidas no IME-USP são eleitas as melhores do ano

Egressos do IME-USP conquistam o primeiro e o segundo lugar no 25º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística.

Rodrigo Matheus Rocha de Medeiros e Francisco Felipe de Queiroz, egressos do Programa de Pós-Graduação em Probabilidade e Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da USP, conquistam o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, no Concurso de Melhor Tese de Doutorado do 25° SINAPE – Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, que ocorreu entre os dias 4 e 9 de agosto, na cidade de Fortaleza, no Ceará.

Rodrigo Matheus Rocha de Medeiros
À esquerda, Francisco Felipe de Queiroz

A tese de Rodrigo Matheus Rocha de Medeiros, intitulada Multivariate Box-Cox Symmetric Models Generated by a Normal Scale Mixture Copula (em português: “Modelos Box-Cox simétricos multivariados gerados por uma cópula de uma mistura por escala de distribuições normais”), foi defendida em 2024. Já a tese de Francisco Felipe de Queiroz, atualmente docente do Departamento de Estatística do IME-USP, intitulada Análise de Dados com Suporte Limitado: Modelos Power Logit e Contribuições à Inferência Robusta, foi defendida em 2022. Ambas as teses foram orientadas pela professora Silvia Lopes de Paula Ferrari.

Sobre o SINAPE

O Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, organizado pela Associação Brasileira de Estatística (ABE), é o principal encontro científico da comunidade estatística do Brasil. Este evento oferece um fórum único para a divulgação dos avanços globais em estatística, abrangendo tanto inovações teóricas e metodológicas quanto sua aplicação em diversas áreas do conhecimento. O simpósio conta com a presença significativa de pesquisadores, alunos e profissionais do mercado, tanto nacionais quanto internacionais.

Pós-Graduação do IME-USP

O Instituto de Matemática e Estatística da USP oferece diversos programas de pós-graduação, incluindo um mestrado profissional voltado para o Ensino de Matemática, um programa interunidades em Bioinformática (abrangendo tanto mestrado quanto doutorado) e quatro programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) nas áreas de Ciência da Computação, Probabilidade e Estatística, Matemática e Matemática Aplicada.

Fundado em 1970, o Programa de Pós-Graduação em Probabilidade e Estatística da USP, oferece cursos nos níveis de  mestrado e doutorado,que contam com uma  ampla formação em teoria de probabilidade e estatística, com cerca de 12 disciplinas por semestre e no Programa de Verão do IME-USP, além de conferências e seminários. O Programa, apoiado pela CAPES e pelo CNPq, concede bolsas regulares e permite a submissão de projetos à FAPESP para financiamento adicional, além de apoiar a participação de alunos em eventos científicos nacionais e internacionais.

Por Camila Bernardes | Serviço de Apoio Institucional