IME-USP

Tese de doutorado defendida no IME-USP é vencedora do Prêmio Gutierrez 2024

A cerimônia de premiação acontece em 23 de setembro no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP na cidade de São Carlos

Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, a tese é de autoria de Reinaldo Resende de Oliveira, que foi orientado por Stefano Nardulli, da Universidade Federal do ABC (UFABC), e coorientado por Camillo De Lellis, da Princeton University. Intitulada “Alguns resultados de regularidade em teoria geométrica da medida“, a tese explora uma área da matemática que estuda formas e superfícies, mesmo aquelas que não são perfeitamente lisas ou regulares. A Teoria Geométrica da Medida combina ideias de geometria (que lida com formas e tamanhos) e teoria da medida (que lida com o tamanho e a quantidade de coisas).

Reinaldo Resende de Oliveira – Arquivo pessoal

“É extremamente gratificante ver meus constantes esforços sendo reconhecidos por grandes profissionais da área”, comentou Reinaldo, egresso de escolas públicas da região do Capão Redondo, bairro periférico da cidade de São Paulo, ao Jornal da USP. Reinaldo também destaca a importância do apoio de seus pais e de sua esposa para essa conquista e relata para a equipe de comunicação do IME: “Obviamente, tendo feito graduação, mestrado e doutorado no IME, nada disso teria acontecido sem o apoio do instituto e os ensinamentos de cada um dos professores ao longo dos anos. Agradeço muito a todos”. 

No dia 23 de setembro, será realizada a cerimônia oficial de premiação, às 14h no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP (ICMC), em São Carlos, interior do Estado de São Paulo.

Sobre o Prêmio Gutierrez

Organizado pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) e pelo ICMC, o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon é atribuído anualmente à melhor tese de doutorado em matemática defendida em programas de pós-graduação reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Os trabalhos participantes devem ter sido defendidos no Brasil no ano letivo anterior ao ano da premiação.

O reconhecimento consiste em certificado e prêmio em dinheiro no valor de 3 mil reais para o autor do trabalho premiado, além de certificados para o orientador e o coorientador. A seleção é feita por uma banca de especialistas, indicada pela Comissão Coordenadora do Prêmio, formada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC, um orientador do programa e um membro indicado pela SBM.

O Programa de Pós-Graduação do IME-USP

O Instituto de Matemática e Estatística da USP oferece uma variedade de programas de pós-graduação, incluindo um mestrado profissional em Ensino de Matemática, um programa interunidades em Bioinformática (abrangendo mestrado e doutorado), e quatro programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) nas áreas de Ciência da Computação, Probabilidade e Estatística, Matemática, e Matemática Aplicada.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação oferece  cursos nos níveis de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. Com cerca de 30 orientadores, a maioria bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, o programa abrange todas as principais áreas da Ciência da Computação. A excelência das dissertações e teses desenvolvidas é comprovada pelos excelentes resultados em concursos de teses e dissertações. Os egressos do programa têm se destacado tanto na indústria quanto na academia, ocupando posições relevantes nas melhores universidades do país.

Adaptado pelo Serviço de Apoio Institucional com informações da Assessoria de Comunicação do ICMC e do Jornal da USP

Compartilhe