IME-USP

Uma Parceria de Conhecimento Aberto: Wiki Movimento Brasil e Bibliotecas

Um modelo para conhecimento aberto

Stela Madruga, bibliotecária-chefe no Instituto de Matemática e Estatística na Universidade de São Paulo (USP) no Brasil, começou sua jornada com os Projetos Wikimedia em 2019: “A biblioteca onde eu trabalho sediou uma oficina de “Bibliotecários Wikipedistas”. Este trabalho foi iniciado a partir do incentivo do Prof. Antonio Galves e sua equipe de difusão do CEPID Neuromat. A oficina objetivou ensinar os bibliotecários da USP a utilização de ferramentas básicas para editar a Wikipédia e apresentar possibilidades para promover os acervos”. Esse evento foi o catalisador para Madruga engajar mais profundamente na edição da Wikipédia e Wikidata em Português. Em 2020, o envolvimento dela com as atividades da Wikimedia conectou-a com João Peschanski, CEO do Wiki Movimento Brasil (WMB).

Bibliotecários wikipedistas do IME-USP

WMB é uma organização sem fins lucrativos, atualmente composta de 17 funcionários e 8 contratantes, dedicada à expansão, melhoria e diversificação do conteúdo e comunidade dos Projetos Wikimedia , especialmente no Brasil. Fundada primariamente por subvenções da Fundação Wikimedia, organizações similares existem nos Estados Unidos, incluindo Art+Feminism, Wiki Education, e AfroCROWD. O que torna o WMB único, é o foco mais recente em bibliotecas, que é graças às parcerias bem-sucedidas e em andamento com museus. Em 2023, o WMB iniciou o primeiro estágio de uma iniciativa de três anos para relacionar-se com bibliotecas no Brasil e expandir o alcance do conhecimento aberto.

Conhecimento aberto se refere a informações que são gratuitamente acessíveis, reutilizáveis e distribuídas por qualquer pessoa, sem restrições legais, sociais ou técnicas. Esse conceito se alinha com a missão dos projetos Wikimedia, que almejam fazer “a soma de todo o conhecimento humano” disponível gratuitamente para todos. WMB tem identificado as bibliotecas como parceiros cruciais na melhora do repositório global da Wikimedia com o conhecimento local brasileiro – um grande projeto para um país com mais de 5.000 cidades. Juntos, WMB e bibliotecas no Brasil estão trabalhando para providenciar um acesso justo à informação e promover a cultura do aprendizado compartilhado e colaboração.

Wikimedia no Brasil

Wikimedia, o termo guarda-chuva para uma variedade de projetos colaborativos incluindo Wikipédia em Português, Wikipedia em Inglês, Wikipedia Commons, e Wikidata, é uma fonte significativa de informações no Brasil. Mês passado, junho de 2024, os projetos Wikimedia marcaram mais de 319 milhões de visualizações somente no Brasil. 

Focando no português, a língua nativa do Brasil, podemos ver que os brasileiros são a maioria de tanto usuários quanto criadores da Wikipédia em Português. Em junho de 2024, houve 313 milhões de visualizações da Wikipédia em Português. A maioria, 57 por cento dessas visualizações, totalizando 179 milhões, originaram do Brasil. Isso demonstra a importância da Wikipédia no Brasil. Em contraste, 8 por cento das visualizações (24 milhões) vem de Portugal, e 1 por cento (aproximadamente 4 milhões) dos Estados Unidos. A Wikipédia é um repositório de contribuição colaborativa, e os editores voluntários estão distribuídos ao redor do mundo. Em junho de 2024, mais de 3.000 editores ativos estavam engajados na Wikipédia em Português; mais de 2.000 estavam localizados no Brasil, e 200 estavam em Portugal.

Bibliotecas no Brasil

O Comitê Estratégico de Bibliotecas do WMB foi formado em 2023. Coordenado por funcionários do WMB, tem seis membros: dois bibliotecários acadêmicos no Brasil, dois bibliotecários acadêmicos nos Estados Unidos (qual a autora deste texto se inclui), um program officer (responsável por/oficial de programas) na Fundação Wikimedia, e o Secretário de Cultura no Estado do Espírito Santo no Brasil. Nós tivemos três reuniões no último ano, apresentadas em português com tradução simultânea em inglês.

No comando do comitê bibliotecário, o WMB descreve brevemente o panorama do Brasil. Em 2020, haviam 5.293 bibliotecas públicas no Brasil – uma queda das 6.057 em 2015. Enquanto 98 por cento das bibliotecas públicas têm coleções, somente 6 por cento providenciam acervo digital. Bibliotecas podem e fazem uso dos projetos Wikimedia, tal como WikiSource e Wikimedia Commons, para compartilhar as coletâneas digitais – uma alternativa de baixo ou sem custo quando comparado aos repositórios institucionais.

WMB e Bibliotecas

Nos últimos anos, o WMB trabalhou diligentemente para engajar com as bibliotecas. As atividades incluem:

  • Estabelecimento de uma parceria com três bibliotecas na Universidade de São Paulo, uma delas sendo dirigida por Stela Madruga, o termo de parceria pode ser consultado aqui.
  • Estabelecimento de uma parceria com uma biblioteca de escola pública na comunidade do Jardim América, um bairro no Rio de Janeiro.
  • Criação de um website para a disseminação e engajamento com bibliotecas brasileiras. 
  • Promovendo e sediando 16 eventos presenciais em Abril nas bibliotecas públicas pelo Brasil para a campanha global #EveryBookItsReader da Wikimedia.
  • Fazendo materiais dos Arquivos Nacionais brasileiros disponíveis abertamente – visualizados milhões de vezes por mês, de acordo com o painel do projeto.

Wikipédia e o Trabalho Diário de uma Biblioteca em São Paulo

Outra bibliotecária na Universidade de São Paulo, Lilian Viana, descreve diversas vezes que funcionários na sua biblioteca, conectam coleções das bibliotecas e a Wikipédia:

“Na biblioteca onde eu trabalho, nós escrevemos e melhoramos os artigos na Wikipédia. Primeiro, nós usamos nossas coleções (não exclusivamente) para adicionar informações de qualidade à Wikipédia. Embora isso não traga pessoas para a nossa biblioteca, isso leva nossas coleções para as pessoas, o que eu acho importante. Segundo, nós melhoramos artigos sobre professores e pesquisadores na nossa universidade, adicionando links para seus trabalhos nos nossos repositórios institucionais e adicionando fotos de licença aberta para o Wikimedia Commons, que então pode ser adicionado aos seus artigos da Wikipédia. Uma terceira forma que conectamos nossas coleções à Wikipédia, é adicionando materiais das nossas coleções arquivadas. Por exemplo, nós mantemos manuscritos não-publicados da compositora brasileira Lycia de Biase Bidart, e adicionamos uma nota para seu artigo Wikipédia para direcionar os leitores ao nosso catálogo, ‘Para ver a relação completa das obras doadas, acesse o catálogo Partituras da Universidade de São Paulo. Os manuscritos estão sendo digitalizados, e parte da coleção já está disponível em PDF no catálogo‘“.

Stela Madruga na Conferência EduWiki 2023, em Belgrado.

Aprendendo com a Conexão WMB e Bibliotecas

A colaboração envolvendo o WMB e as bibliotecas brasileiras não só enriquece o repositório global da Wikipédia com o conhecimento local, mas também serve como modelo para futuras iniciativas fora do Brasil. João Peschanski, CEO da WMB, é um apoiador de longa data da colaboração entre os projetos Wikipédia e bibliotecas. Em 2021, ele foi coautor de um capítulo para o volume editado de Wikipedia and Academic Libraries: A Global Project. Seu capítulo, “Estruturando Referências Bibliográficas: Levando a Revista Anais do Museu Paulista para o Wikidata“, providencia outro exemplo de como bibliotecas podem se engajar efetivamente com projetos Wikipédia para benefício mútuo.

Stela Madruga, a bibliotecária mencionada anteriormente, enfatizou a importância dessas colaborações, “Participar em projetos Wikipédia promove um senso de comunidade e colaboração, algo que eu considero fundamental para bibliotecas – afinal, uma biblioteca é a comunidade, construindo redes de relacionamentos e parcerias valiosas“.

Por Camila Bernardes | Serviço de Apoio Institucional
Traduzido e adaptado de An Open Knowledge Partnership: Wiki Movimento Brasil and Libraries por Laurie Bridges

Sobre a Autora: Laurie Bridges é uma bibliotecária de instrução e iniciativas digitais na Universidade do Estado de Oregon. Ela é a membro fundadora da campanha #EveryBookItsReader da Wikimedia, co-editora do livro de livre acesso Wikipedia and Academic Libraries: A Global Project de 2021, e usa a Wikipedia na instrução de competência em informação.

Compartilhe