IME-USP

USP Lecture 2025

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo (PRPI-USP) realiza, nos dias 26 e 27 de março de 2025, uma nova edição do programa USP Lecture. Com o objetivo de promover um debate aprofundado sobre temas como genocídios, a ordem global e a ciência aberta, o evento contará com a participação de renomados especialistas internacionais. As palestras serão abertas ao público e transmitidas ao vivo pelo canal no YouTube da PRPI.

Criado em 2015, o programa USP Lecture visa democratizar o acesso a discussões científicas contemporâneas, atingindo tanto especialistas quanto o público geral. A iniciativa também celebra e homenageia pesquisadores e docentes que receberam distinções nacionais e internacionais, oferecendo uma plataforma para que compartilhem suas experiências acadêmicas, científicas e pessoais, inspirando futuras gerações de estudiosos e cidadãos.

Palestra – Global order in the 21st Century: a new genocide in Armenia?

A primeira palestra, intitulada “Global order in the 21st Century: a new genocide in Armenia?”, acontece no dia 26 de março, das 16 horas às 18 horas, e será dirigida por Gassia Apkarian, juíza do Tribunal Superior da Califórnia e conselheira sênior do Center for Truth and Justice. Ela abordará a situação com o grupo étnico armênio vivendo em Nagorno-Karabak, região localizada no Cáucaso, na Ásia Ocidental, e a relação dessa crise com o Genocídio Armênio de 1915. Apkarian também discutirá o trabalho do Center for Truth and Justice, que visa promover a prevenção e a punição dos crimes cometidos contra essa comunidade.

Com apresentação do professor Paulo Nussenzveig, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP, e participação do jurista argentino Luis Ocampo, primeiro titular da Cátedra Erney Plessmann de Camargo, instituída pela PRPI, e ex-procurador chefe do Tribunal Penal Internacional; ambos participam de um projeto da USP para aplicar métodos da Física Teórica e da inteligência artificial (IA) para modelar uma “ordem global” complexa.

Sem tradução simultânea, o evento acontece na Sala do Conselho Universitário, localizada na Rua da Reitoria, 374 – Cidade Universitária – São Paulo, SP.

Palestra – Software Heritage: a revolutionary infrastructure for Open Science and Open Source

No dia 27 de março, das 10 horas às 12 horas, ocorre a segunda palestra do programa USP Lecture 2025, intitulada “Software Heritage: A Revolutionary Infrastructure for Open Science and Open Source“. O evento contará com a participação do professor Roberto Di Cosmo, criador e coordenador do Software Heritage Project.

Roberto Di Cosmo é professor titular de Ciência da Computação na Universidade Paris Diderot, presidente do conselho de curadores e conselho consultivo científico do Instituto de Software IMDEA e presidente do Comitê Nacional para Ciência Aberta na França. Sua pesquisa abrange computação teórica, programação funcional, programação paralela e distribuída, semântica de linguagens de programação, sistemas de tipos, reescrita e lógica linear e, mais recentemente, os novos problemas científicos colocados pela adoção geral do software livre, com foco particular na análise estática de grandes coleções de software.

Em 2007, Di Cosmo fundou o grupo temático de Software Livre da Systematic, que ajudou a financiar mais de 50 projetos colaborativos de pesquisa e desenvolvimento de código aberto, com um orçamento consolidado superior a 200 milhões de euros. Em 2008, criou e coordenou o projeto europeu Mancoosi, com o objetivo de melhorar a qualidade dos sistemas de software de código aberto baseados em pacotes. Entre 2010 e 2018, foi diretor do Irill, uma estrutura dedicada à qualidade do Software Livre e Código Aberto. Em 2015, fundou o Software Heritage, uma iniciativa ambiciosa que visa construir um arquivo universal de todo o código-fonte disponível publicamente, em parceria com a UNESCO.

Sem tradução simultânea, o evento acontece no Auditório Jacy Monteiro, no Bloco B do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP).

Com informações da PRPi e do Jornal da USP | Por Camila Bernardes | Serviço de Apoio Institucional

Compartilhe